Início » Aplicativos e Software » Tamanho de foto e resolução no Instagram [Stories e Feed]

Tamanho de foto e resolução no Instagram [Stories e Feed]

Se as suas fotos tem exatos 1.080 pixels de largura, a resolução no Instagram será a mesma da hora do clique

Melissa Cruz Cossetti Por
24 semanas atrás

Quando você compartilha uma foto no Instagram, independentemente de estar usando o Instagram para iOS (iPhone) ou Android, automaticamente, o aplicativo faz esforços para que o upload aconteça com a melhor resolução possível e com largura de até 1.080 pixels na área em que conhecemos como Feed do Instagram.

Além disso, desde que a rede social liberou o Instagram Ads em posts dos Stories, tornou-se pública a resolução recomendada para fotos e vídeos publicados nesta parte da plataforma, que é 1.080 por 1.920 pixels. Tudo em formato vertical.

luke-van-zyl-instagram-unsplash

Sobre a resolução de fotos no Instagram no Feed

De acordo com o Instagram, quando você compartilha uma foto cuja largura está entre 320 a 1080 pixels de largura, a plataforma mantém a foto com a resolução original (a resolução do clique ou do download no celular), desde que a sua taxa de proporção esteja entre 1,91:1 e 4:5 (altura entre 566 e 1350 pixels e largura de 1080 pixels).

Caso não haja suporte para a taxa de proporção da foto, o que pode acontecer com imagens editadas, fotos que você baixou da internet ou recebeu por mensageiros, o Instagram opta por cortar a imagem para ajustá-la em uma proporção com suporte.

Instagram (Foto: Thought Catalog/Unsplash)

E se eu compartilhar uma foto em baixa resolução?

Se você compartilhar uma foto com resolução menor, o Instagram é capaz de fazer uma melhoria no arquivo, aumentando a resolução para uma largura de 320 pixels. O que garante que fotos em baixa resolução fiquem razoáveis para ver na telinha do celular.

E se eu compartilhar uma foto em altíssima resolução?

Se você compartilhar uma foto com resolução maior que a recomendada, a rede social ajusta para a largura máxima de 1080 pixels, com altura proporcional variante.

Sobre a resolução de fotos no Instagram no Story

Os posts de usuários, assim como os anúncios no Instagram Story, carregam como principal diferencial o seu formato vertical e  o tamanho. Enquanto anúncios no Facebook ou no feed do Instagram ocupam o mesmo espaço que um post normal, posts no Stories cobrem a tela inteira. Uma foto será exibida por 5 segundos.

Sobre o formato, a imagem precisa estar em uma proporção 9:16 para acompanhar as telas de smartphones cada vez maiores, o recomendado é usar a resolução 1080 x 1920 pixels. Fotos do Story também precisam ser salvas em JPG ou PNG e ter até 40 MB.

Note que na hora de criar imagens, as fotos em outras proporções podem apresentar perdas para se ajustar ao tamanho dos posts efêmeros que duram 24 horas.

Agora que você já sabe o tamanho das imagens, evite compartilhar nos Stories e no Feed fotos com qualidade muito baixa ou terá que conviver com ajustes automáticos.

*Com informações: Instagram