Início » Aplicativos e Software » Google Chrome 75 é lançado com modo de leitura escondido

Google Chrome 75 é lançado com modo de leitura escondido

Por ser experimental, modo de leitura do Chrome 75 precisa ser ativado com uma configuração

Emerson Alecrim Por

Apesar de ser o navegador mais popular da atualidade, o Chrome para desktops não tem um modo de leitura nativo, ao contrário do rival Firefox, por exemplo. Mas essa deficiência está finalmente sendo solucionada: o recém-lançado Chrome 75 traz esse recurso. O único problema é que, por ser experimental, ele está escondido.

Google Chrome

É possível ativar o modo de leitura com relativa facilidade, porém. Em primeiro lugar, você precisa baixar o Chrome 75, obviamente — se você estiver no Windows, por exemplo, basta ir em Ajuda / Sobre o Google Chrome e aguardar a atualização automática, caso ela ainda não tenha sido realizada.

Em seguida, basta reiniciar o navegador e digitar o comando chrome://flags/#enable-reader-mode na barra de endereço. Em Enable Reader Mode, escolha a opção Enabled e reinicie o Chrome novamente.

Você não vai notar nada de diferente na primeira olhada. Isso porque, como o modo de leitura está em fase experimental, o Google ainda não criou um botão para ele.

Para acessá-lo, você precisa então ir ao menu do Chrome (os três pontinhos na barra superior) e ativar a opção Página de Conversão. Com isso, a página da aba atual vai assumir a aparência abaixo:

Chrome - modo de leitura

Não é um modo completo. A fonte me pareceu muito pequena, por exemplo. Além disso, não é possível configurar cor de fundo, tipo de fonte e outros parâmetros. Outro detalhe que chama atenção é que, se você quiser sair do modo de leitura, terá que clicar no botão Voltar do navegador.

Não deixa de ser um começo, de qualquer forma. Mas, para quem acha que o modo de leitura do Chrome ainda é muito limitado, uma alternativa interessante e bastante funcional é a extensão Mercury Reader. Outra é a Reader View.

Como não poderia deixar de ser, a nova versão também traz ajustes de desempenho e correções de segurança: são 42 delas, duas das quais são consideradas críticas.

Chrome 75 para Android traz gerenciador de senha melhorado

Por enquanto, o modo de leitura experimental está disponível apenas para as versões de desktop. Mas o Chrome 75 também tem novidades para usuários de Android: o gerenciador de senhas está mais intuitivo.

Ao acessar uma página com campo de senha, uma barra com ícone de uma chave será exibida logo acima do teclado. Tocando nela, é possível ter acesso rápido às combinações guardadas no navegador. Além disso, ao gerar uma senha nova, o Chrome mostrará um botão sugerindo uma combinação forte.

O Google Chrome 75 já está disponível para Windows, Linux e macOS. Já as versões móveis estão sendo liberadas gradativamente.

Com informações: Bleeping Computer, 9to5Google.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Baio-kun
Até o Edge baseado no Chromium já tinha. Chrome realmente ta atrasado.
Felipe
Antes tarde do que mais tarde
Queen
Então show, só alegria :D
Magnosama
Mercury Reader = totalmente excelentemelhor continuar com ele...
Adrian Dérick
Se neste recurso, eu conseguir ver os comentários do Disqus, a leitura neste site será muito agradável. Sério, ver mais de 30 anúncios antes dos comentários é uma experiência horrível.
Buldego
haah te entendo!Cara, a única coisa que tô sentindo falta mesmo é o tal do web app (mesmo assim, dá pra sobreviver tranquilo sem).De resto, o Opera tá dando um banho.
Queen
Eu estou testando o Firefox e até o momento está OK, eu sou daquelas pessoas que cresceu com o Chrome sabe?, está sendo dificil abandonar-lo, mas eu vou conseguir haha.
Buldego
Sempre gostei muito do Chrome, uso há muito tempo, mas semana passada resolvi experimentar o Opera e cara, que browser bom! Rápido, fluido, integração mobile/desktop perfeita.A única coisa que sinto falta (e se alguém puder ajudar) é poder criar os web apps como no chrome. Até agora não achei como fazer (se é que pode).
[̲̅k̲̅α̲̅м̲̅i̲̅z̲̅υ̲̅я̲̅υ̲̅]
Antes tarde do que nunca, porque é bem ridículo o fato de que ate hoje o Chrome não tenha modo leitura até hoje. Firefox, Vivaldi, Edge entre outros todos já possuem tal recurso a anos que é extremamente útil.