A AMD havia dito que iria usar a E3 2019 como palco para alguns dos seus lançamentos mais interessantes do ano. Pois bem, aqui vai um deles: o AMD Ryzen 9 3950X é um processador de 16 núcleos e 32 threads que promete fazer bonito em games e aplicações pesadas.
- Intel lança no Brasil SSD 660p com chips QLC e até 2 TB de capacidade
- AMD Radeon RX 5700 traz arquitetura Navi e vai brigar com a RTX 2070
Revelar o processador na E3 faz sentido. Se o AMD Ryzen 9 3900X com seus 12 núcleos veio para ser referência em desempenho para desktops, o Ryzen 9 3950X surge para ter o mesmo papel, só que focado em um segmento ainda mais exigente: o gamer.
A ficha técnica do chip fala por si só. O Ryzen 9 3950X traz 16 núcleos, 32 threads, clock de 3,5 GHz (máximo de 4,7 GHz), cache L2 + L3 de 72 MB e suporte a memórias DDR4 em dual channel.
Já o TDP é de 105 W. Para a categoria, não é nada ruim. o Intel Core i9-9960X, por exemplo, trabalha com TDP de 165 W (a despeito de Intel e AMD fazerem medições desse parâmetro de modo ligeiramente diferente) — também com 16 núcleos e 32 threads, esse talvez seja o rival mais próximo do novo chip.
Não podia ser diferente: o Ryzen 9 3950X tem como base a arquitetura Zen 2 e processo de fabricação de 7 nanômetros da TSMC. Vale dizer também que o processador funciona com soquete AM4, o que significa que ele é compatível com placas-mãe preexistentes. Apesar disso, a AMD indica o seu uso em placas-mãe com o novo chip AMD X570 para aproveitamento de todo o potencial do chip.
Esse potencial diz respeito, por exemplo, ao desempenho até 15% superior da arquitetura Zen 2 em relação à anterior e à compatibilidade nativa com o PCI Express 4.0 que, finalmente, está chegando de maneira consistente ao mercado.
Como de praxe, é prudente esperarmos pelos testes independentes para termos uma noção clara do que o chip pode oferecer, mas a AMD não esconde a sua empolgação com a novidade: “não acho que exista algum motivo para que as pessoas comprem um processador Intel depois disso”, disse Travis Kirsch, diretor de produtos da AMD.
Nos Estados Unidos, o Ryzen 9 3950X vai ser disponibilizado em setembro, dois meses depois do lançamento dos chips Ryzen de terceira geração anunciados na Computex 2019 — esse intervalo é consequência dos requisitos extras de validação, de acordo com a AMD.
O preço oficial também foi revelado: US$ 749.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Esse ryzen 9 não é para games mas sim para uso profissional, principalmente para renderização de imagens, em editores de vídeos e 3D.
nossa....sua piada foi muito tosca.....
Fanboy doente
A AMD sempre equipou os consoles desde seus tempos de ATI com o Game Cube. Se no cenário PC a nVidia reina, a AMD sempre garantiu seu espaço nos consoles, muito por conta de que Sony e Microsoft nunca estiveram dispostos se curvar perante certas exigências da nVidia, tendo hoje em dia unicamente a Nintendo usando seus produtos, e isso por conta do Tegra.
WTF...
100 mais barato?
Hhahahaaahha
vcs tem cada uma...
Cara... No dia a dia vc nota diferença na performance, não no preço ¬¬.... De que adianta pagar 100 reais mais barato e ter que conviver com menor performance por ao menos 2, 3 anos?
Ai qnd chega os testes, não bate nem o i5 9600k.....
Se já comprou nada vai adiantar. Se fosse melhor também não adiantaria mudar pelo depreciação. Você teria vai ter que dar a diferença entre a usada e a nova.
A AMD já equipa a atual geração de consoles.
Se vc já comprou uma placa, use-a até o fim.
Querer trocar só pq lançaram outra é puro consumismo.
O que lasca no Brasil são os preços e disponibilidade de placas-mães AMD :(
Cara mas ai é bobagem , vamos supor que vc compre uma 2070 dai meses depois a amd lança uma placa que é no maximo aproximada a que vc ja tem, qual a vantagem da pessoa em mudar ? O problema pra mim é que a amd demora muito tempo pra lançar e quando lança é algo semelhante a concorrencia
Nenhum fabricante de carro lança um modelo igual ao melhor concorrente cobrando menos.
O mesmo vale para o resto.
O fato da amd ter desempenho próximo é o que faz ela ter excelente custoxbeneficio.
Já tive versões equivalente de placa AMD e Nvidia e sinceramente, no dia-a-dia jogando não vi diferença a não ser no preço.
Fabricantes como Sony e Microsoft adotam a AMD pq sabem que a diferença de desempenho é insignificante para o resultado final. Então otimizam ao máximo os drivers e jogos, e assim, pagam menos no produto e obtém lucro maior.
Normal amd sempre promete algo .
Po eu ainda quero ve uma placa de video top da amd acima da concorrencia , isso de ficar lançando com desempenho proximo nao ajuda em nada , Se ela lançar algo melhor com menor preço a nvidia vai ter que corre atras e é otimo pra nos
Esse precinho, sédoido
A próxima geração de xbox e ps vai vir com hardware AMD.
Somando isso aos escândalos de segurança envolvendo a Intel, é a hora de deixar essa para trás junto com a nvidia com seus péssimos drivers.