Início » Negócios » Magazine Luiza vence Centauro e compra Netshoes por US$ 115 milhões

Magazine Luiza vence Centauro e compra Netshoes por US$ 115 milhões

Centauro chegou a oferecer US$ 127 milhões pela Netshoes, mas Magazine Luiza levou a melhor

Emerson Alecrim Por

Perdendo em número de capítulos apenas para The Walking Dead, a novela Netshoes chegou a um desfecho: em assembleia realizada nesta sexta-feira (14), os acionistas aceitaram vender a loja online de artigos esportivos ao Magazine Luiza por US$ 115 milhões (US$ 3,70 por ação).

Netshoes

O total é quase o dobro do montante oferecido originalmente pelo Magazine Luiza (US$ 62 milhões — US$ 2 por ação). Porém, no mesmo dia em que a companhia anunciou a aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Grupo SBF, dono da Centauro, fez uma oferta de US$ 87 milhões (US$ 2,80 por ação).

Depois disso, as duas empresas passaram a brigar pela Netshoes com valores cada vez mais altos. O último "lance" foi dado na noite de quinta-feira (13): a Centauro ofereceu US$ 127 milhões (US$ 4,10 por ação) para ficar com a loja online.

Apesar do valor maior ofertado pelo Grupo SBF, o conselho de administração da Netshoes recomendou aos acionistas que aceitassem a última proposta do Magazine Luiza, no valor de US$ 115 milhões. Funcionou: mais de 90% dos acionistas concordaram com o negócio.

A recomendação teve o peso de pelo menos dois fatores. O primeiro é a pressa: como a venda para o Magazine Luiza já havia sido aprovada pelo Cade, o negócio deverá ser concluído em poucos dias. A Netshoes não pode se dar ao luxo de esperar mais porque está seriamente endividada.

O segundo fator é uma certa pressão do Magazine Luiza: a empresa sinalizou que não iria aceitar a realização de outra assembleia para tratar do assunto.

Magazine Luiza

Somente com uma nova assembleia é que seria possível analisar a oferta de US$ 127 milhões da Centauro, mas como a negociação com o Grupo SBF poderia ser mais demorada e, eventualmente, até barrada pelo Cade, os acionistas preferiram não arriscar.

Vale destacar que a Netshoes tem sede nas Ilhas Cayman, o que explica a negociação baseada em dólares.

A aquisição da Netshoes pelo Magazine Luiza será confirmada na próxima quarta-feira (19).

Com informações: Folha de S.Paulo, G1.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro Gonçalves
Vou olhar. Valeu.
gbitte
Ele nasceu com a função de crescer e ser vendida, nem adiantava sonhar.
gbitte
Só fico feliz se o frete baixar , o que é uma possibilidade. Frete da magazine Luiza é uma delícia onde tem loja.
gbitte
Ela recebeu foi uma bolada da Dilma via BNDES. O quê é pessimo porque ninguém investe contra o rei nem consegue investir contra o amigos da rainha saudadora de mandioca com dinheiro subsídiado, por nós a plebe.
gbitte
Explicando a Centauro é do mesmo setor do Netshoes e o Cade podia encrencar por ser de ruim pra concorrência. Já magazine Luiza por maior que seja é de outro setor. Ps. Centauro é maior do que as lojas da Centauro e site, por exemplo é dono de metade das lojas da Nike no Brasil. Ia da bronca, no mínimo ia custar tempo e advogados, talvez propina.
Daniel
Acredito que seja tarde demais, o mercado já precificou isso. Acompanhando agora só vai a manada comprando no topo aumentando o lucro de quem adquiriu ações lá atrás já prevendo um possível negócio entre as empresas.
Qohen Leth
Sim, ganhou muita grana pública da Dilma... amiga pessoal da Luiza Trajano.A Dilma até tentou colocar ela como ministrar. ;)
johndoe1981
Frete grátis pra cá não pode deixar passar rsrs. Dá uma olhada nos sites de promo tipo hardMOB e Promobit.
Leandro Gonçalves
Essa promo eu não peguei ,sou de Fortaleza tbm 😔
johndoe1981
Devia ter falado também que foi essa política irresponsável de crédito sem controle dos governos Lula e Dilma, com fins claramente populistas, um dos motivos de estarmos nessa crise danada. Gastos públicos aumentaram muito, seja com crédito fácil, seja com inchamento da máquina pública (leia-se cabides de emprego), levando ao endividamento do governo, conta esta que pagamos até hoje.Estou esperando até agora esse "desenvolvimento" dos governos petistas chegar, pois só o que vi chegar após o governo Dilma foram os 11 milhões de desempregados, o prejuízo biolionário na Petrobras, inflação galopante e a fuga dos investidores.Sobre a boa administração da Magalu, aí tenho que concordar com você.edit: pegando dinheiro do BNDES sem pagar é fácil crescer, embora não sou hipócrita de dizer que não comprarei mais lá.
Leumas Ninguem
Olha um petista
Leumas Ninguem
Quem comprou ações da magazine Luiza em 2015 está muito rico rsrsrsr
Thiago Bomfim
Magazine Luiza sempre foi uma empresa inovadora. Quando todos duvidavam do Brasil, a marca se desvencilhou do complexo de vira lata e investiu aproveitando as grandes ondas de desenvolvimento, crédito e consumo do governo Lula. Nesse momento se prepara para se tornar um dos maiores players nacionais, com o suporte de lojas físicas, atendimento de qualidade, simpatia do consumidor final, pós-vendas bem avaliado, confiança dos acionistas e grande responsabilidade de investir no mercado local, sem medo da concorrência. Eu particularmente fiquei feliz que a Centauro, apostadora da atrapalhada empreitada nacionalista de Bolsonaro, tenha perdido essa. Com a marca Netshoes e apoio da estrutura de lojas em vários locais, é possível que a Magazine Luiza seja o maior varejista de roupas e calçados na década vindoura, ultrapassando Riachuelo, C&A, Renner em escala e rentabilidade.
Don Ramón
Maravilha! A Netshoes segue como opção, porque da Centauro só quero distância.
Baio-kun
Não compro muitas coisas online, mas pelo que vi a diferença de preço existe, mas não é muito grande. E se considerar que é produto com nota e garantia talvez valha a pena.
johndoe1981
Atesto e dou fé. Já comprei sapato Democrata lá por 129 usando cupom, enquanto nas outras lojas não encontrei por menos de 189. Ano passado a loja estava com promoções matadoras de desodorantes Rexona e com frete grátis pra Fortaleza, o que é raridade. Comprei 36 latas de 150ml e tem desodorante até hoje rsrs.
Leandro Gonçalves
Que eles não ousem mexer na Zattin! Rs! . Considero hoje um dos melhores sites para comprar roupas. Tanto em oferta e qualidade quanto em preços. Tem para todos os bolsos!No meu guarda-roupa tem muitas roupas de lá...rs!
Leandro Gonçalves
Concordo com tudo...E poderá crescer mais ainda se praticar preços mais competitivos. Não sei quanto à outros itens,mas os produtos eletrônicos estão sempre acima da média quando dou uma conferida na Magalu,,,
Baio-kun
MagaLu sempre foi uma boa oportunidade, e aparentemente vai continuar sendo. Posso estar(e provavelmente estou) falando m*rda, mas MagaLu tem o potencial pra se tornar a Amazon no Brasil(e quiçá na América Latina). Um e-commerce forte com suporte de lojas físicas, o que a Amazon anda fazendo ultimamente com o Whole Foods e as lojas próprias deles.
Wellington Gabriel de Borba
Ainda bem, pois o Magalu não tem operações relevantes no segmento da Netshoes, a Centauro tem, seria concentração de mercado. É ruim pra gente que é consumidor.
Júnior Krebs
Zattini é da Netshoes.
Comentário Mil Grau℗
Eu sei que Dafiti e várias outras lojas de sapatos são do msm aglomerado. Não sei se essa Zattini tmb faz parte.
johndoe1981
Porque a Magalu não atua no segmento da Netshoes, ao menos não diretamente. Já a Centauro é competidora direta da Netshoes, o que levaria a uma redução na concorrência. O ideal era a Netshoes não ser vendida, mas dos males, o menor.Eu fico mais preocupado com a Zattini, que atua no segmento de vestuário geral e de produtos de higiene pessoal, pois costumo comprar bastante lá. Espero que a loja não seja encerrada, seria uma pena.
Comentário Mil Grau℗
Não sei o que dizer, pra mim isso não afeta em anda, só se eu tivesse 1% das ações da netshoes.
Comentário Mil Grau℗
Poderia me dizer pq o consumidor estaria aliviado com a compra perante a Magalu? (não estou sendo irônico)
johndoe1981
É verdade, risco é inerente a quem investe.
Qohen Leth
Mesmo que a compra pela Magazine evite que um player de mesmo mercado fagocite o concorrente, eu ainda preferiria que a Netshoes continuasse livre.Mas, dos males, o menor! :)
Daniel R. Pinheiro
Ao futuro, deixemos com Deus. Quanto a nós, é o risco que todo investidor sofre...
johndoe1981
O consumidor respira aliviado, mas acho que a Magalu pagou muito caro pela Netshoes, será que ela é tão valiosa assim? E a Zattini, será que vai continuar existindo?
johndoe1981
Ou não, se a aquisição não der o retorno esperado e acarretar em prejuízo no futuro.
Daniel R. Pinheiro
Boa oportunidade pra comprar MGLU3...