Início » Aplicativos e Software » Você já pode baixar o Windows Terminal na Microsoft Store

Você já pode baixar o Windows Terminal na Microsoft Store

Ainda em versão preview, Windows Terminal unifica Prompt de Comando, PowerShell e Windows Subsystem for Linux

Emerson Alecrim Por

Na Build 2019, realizada em maio, a Microsoft prometeu lançar o Windows Terminal neste mês de junho. Promessa cumprida: apesar de ainda estar em versão preliminar, o software de linha de comandos já pode ser baixado na Microsoft Store. É de graça, claro.

Windows Terminal

O Windows Terminal tem a proposta de disponibilizar três terminais para linha de comando em uma ferramenta só: CMD (Prompt de Comando), PowerShell e Windows Subsystem for Linux (WSL). Este último torna o Windows 10 compatível com aplicações baseadas em Linux, como o próprio nome indica.

Além da abordagem multiterminal, o Windows Terminal traz uma série de funcionalidades que melhoram a experiência de uso, como suporte a teclas de atalho, a múltiplas abas e a temas personalizados — é possível estilizar fontes e mudar a imagem de fundo, por exemplo.

A Microsoft também destaca o amplo suporte ao Unicode (note que até emojis aparecem no vídeo promocional) e a renderização de texto auxiliada por GPU, seja ela dedicada ou integrada.

Mas é preciso ter em mente que a disponibilização do Windows Terminal na Microsoft Store é apenas uma facilidade — até então, o software estava disponível oficialmente apenas via GitHub.

Por ainda estar em versão preliminar, o Windows Terminal pode apresentar bugs e inconsistências de desempenho. Além disso, as opções de personalização ainda não estão completas, por isso, é necessário editar um arquivo JSON para deixar o software com o visual da sua preferência.

Windows Terminal personalizado

É uma limitação temporária, até porque atualizações do Windows Terminal serão liberadas progressivamente até a chegada da versão final. A Microsoft só não forneceu um data para isso, mas podemos esperar o lançamento para o fim do ano.

Vale dizer que o preview do Windows Terminal requer o Windows 10 com build 18362.0 ou superior.

Com informações: VentureBeat.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Henrique Picanço

Essa versão é preview... Até o final do ano devem lançar uma versão final (sem bugs, espero)

hamster

Uso o terminal diariamente no Mac, que é muito poderoso e tem abas. Quando li o anunciou do Windows Terminal, fiquei doido: até aceleração por hardware teria! E múltiplos shells!

Hoje instalei e... Que merda.

Feio, confuso, bagunçado, lento... caraca Microsoft, 35 anos pra atualizar o terminal e você me faz isso?

Até as abas, que são uma coisa simples e universal, a Microsoft conseguiu cagar.

zephyr1an

todos aqueles sistemas que usam Linux na internet, e agora nas nuvens públicas (AWS, Azure, etc) agora vão poder migrar pro Windows, o Windows Terminal vai tornar isso possível

DDR31600Mhz

Fiquei um tempo sem usar o adblock, mas tive que volta porque tava excessivo.

ochateador

A Apple foi inteligente.
Primeiro obriga a plataforma mobile a publicar apenas em 64 bits. Espera uns anos e começa a remover os 32 bits da loja e do sistema.

Na área de desktop/server, só lança SO 64 bits a alguns anos e "incentiva" o povo a publicar apenas em 64 bits. Talvez em 2030 ela corte o código 32bits deles.

ochateador

DotA 2 desde o beta instala na pasta 32 bits.
Mas ao que parece, roda em 64 bits de forma nativa.

Dayman Novaes

Deviam mudar o nome de Tecnoblog pra Adblog

johndoe1981

É verdade, mas é porque hoje "Linux" e ditribuição Linux" viraram quase sinônimos.

Buldego

Sim! Sempre tive preguiça, mas agora que tô usando o OMZSH, nossa, que diferença!

LekyChan

mas o linux é só o kernel lol

uB.

Primeiro app q instalo quando formato o Mac é o Oh My Zsh. Antes de qualquer coisa precisamos configurar o patrão, nénon?

johndoe1981

Frisando que a piada é o "ano do Linux no desktop". Em servidores, sistemas embarcados e SOs móveis, mesmo que só o kernel, Linux reina. Até Chrome OS tem relativo sucesso.

Diego

O mundo precisa evoluir jovenzinho, veja a Apple, se impôs e era uma vez 32bits no iOS, só 64bits agora, e ninguém se importa mais com o passado, a tecnologia tem que andar pra frente, não para trás.

Qohen Leth

Eu gosto bastante do ConEmu...

LekyChan

adblock neles

Exibir mais comentários