Na Build 2019, realizada em maio, a Microsoft prometeu lançar o Windows Terminal neste mês de junho. Promessa cumprida: apesar de ainda estar em versão preliminar, o software de linha de comandos já pode ser baixado na Microsoft Store. É de graça, claro.
- Bill Gates diz que derrota da Microsoft para o Android é seu maior erro
- Como saber se o seu PC com Windows é 32 ou 64 bits
O Windows Terminal tem a proposta de disponibilizar três terminais para linha de comando em uma ferramenta só: CMD (Prompt de Comando), PowerShell e Windows Subsystem for Linux (WSL). Este último torna o Windows 10 compatível com aplicações baseadas em Linux, como o próprio nome indica.
Além da abordagem multiterminal, o Windows Terminal traz uma série de funcionalidades que melhoram a experiência de uso, como suporte a teclas de atalho, a múltiplas abas e a temas personalizados — é possível estilizar fontes e mudar a imagem de fundo, por exemplo.
A Microsoft também destaca o amplo suporte ao Unicode (note que até emojis aparecem no vídeo promocional) e a renderização de texto auxiliada por GPU, seja ela dedicada ou integrada.
Mas é preciso ter em mente que a disponibilização do Windows Terminal na Microsoft Store é apenas uma facilidade — até então, o software estava disponível oficialmente apenas via GitHub.
Por ainda estar em versão preliminar, o Windows Terminal pode apresentar bugs e inconsistências de desempenho. Além disso, as opções de personalização ainda não estão completas, por isso, é necessário editar um arquivo JSON para deixar o software com o visual da sua preferência.
É uma limitação temporária, até porque atualizações do Windows Terminal serão liberadas progressivamente até a chegada da versão final. A Microsoft só não forneceu um data para isso, mas podemos esperar o lançamento para o fim do ano.
Vale dizer que o preview do Windows Terminal requer o Windows 10 com build 18362.0 ou superior.
Com informações: VentureBeat.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Essa versão é preview... Até o final do ano devem lançar uma versão final (sem bugs, espero)
Uso o terminal diariamente no Mac, que é muito poderoso e tem abas. Quando li o anunciou do Windows Terminal, fiquei doido: até aceleração por hardware teria! E múltiplos shells!
Hoje instalei e... Que merda.
Feio, confuso, bagunçado, lento... caraca Microsoft, 35 anos pra atualizar o terminal e você me faz isso?
Até as abas, que são uma coisa simples e universal, a Microsoft conseguiu cagar.
todos aqueles sistemas que usam Linux na internet, e agora nas nuvens públicas (AWS, Azure, etc) agora vão poder migrar pro Windows, o Windows Terminal vai tornar isso possível
Fiquei um tempo sem usar o adblock, mas tive que volta porque tava excessivo.
A Apple foi inteligente.
Primeiro obriga a plataforma mobile a publicar apenas em 64 bits. Espera uns anos e começa a remover os 32 bits da loja e do sistema.
Na área de desktop/server, só lança SO 64 bits a alguns anos e "incentiva" o povo a publicar apenas em 64 bits. Talvez em 2030 ela corte o código 32bits deles.
DotA 2 desde o beta instala na pasta 32 bits.
Mas ao que parece, roda em 64 bits de forma nativa.
Deviam mudar o nome de Tecnoblog pra Adblog
É verdade, mas é porque hoje "Linux" e ditribuição Linux" viraram quase sinônimos.
Sim! Sempre tive preguiça, mas agora que tô usando o OMZSH, nossa, que diferença!
mas o linux é só o kernel lol
Primeiro app q instalo quando formato o Mac é o Oh My Zsh. Antes de qualquer coisa precisamos configurar o patrão, nénon?
Frisando que a piada é o "ano do Linux no desktop". Em servidores, sistemas embarcados e SOs móveis, mesmo que só o kernel, Linux reina. Até Chrome OS tem relativo sucesso.
O mundo precisa evoluir jovenzinho, veja a Apple, se impôs e era uma vez 32bits no iOS, só 64bits agora, e ninguém se importa mais com o passado, a tecnologia tem que andar pra frente, não para trás.
Eu gosto bastante do ConEmu...
adblock neles
Já não basta os 800 quadrados de propaganda agora é na tela inteira.
São o bolsonaro da tecnologia.
Essa semana eu resolvi testar pela 1a vez o ZSH no Linux. Nossa, que coisa maravilhosa. Como vivi sem isso esse tempo todo?
Baixei aqui pra testar. Utilizo bastante no dia a dia o cmd e acabei de sair do Linux, então me parece um meio termo interessante.
Exatamente!
Além disso, o Linux tem seus usuários cativos, fora que, para desenvolvimento de sistemas, este costuma ser melhor que o Windows.
Aliás, o Steam tem que se adequar aos 64-bits. Grande parte dos usuários de PC usa o Windows 10 de 64 bits há anos e o Steam não desenvolveu ainda um app de 64-bit para ele. A maioria dos aplicativos e jogos atuais necessita de uma versão de 64 bits do Windows ou Linux para funcionar.
Só espero que essa integração dê certo. Muitos técnicos de informática vem se queixando da existência de dois terminais no Windows: o CMD e o Powershell. Essa integração deve ajudar e muito desenvolvedores.
a steam chutou o ubuntu, não o linux, e isso só porque o ubuntu falou que não ia dar suporte a 32bits mais. Mas ambas já voltaram atrás.
é cada passo da ms, uma justificativa a menos para usar o linux.
fora a propria steam chutar o linux, como anunciado esses dias.
é... o ano do linux tá cada vez mais distante.
Algo impensável há alguns anos...
O caminho é esse msm, MS.