Quem nunca perdeu preciosos segundos da vida tentando acertar o lado certo da porta USB que atire o primeiro mouse. A “culpa” é de Ajay Bhatt, um dos projetistas responsáveis pelo conector. Em entrevista à NPR, ele lamentou os aborrecimentos que as portas USB tradicionais causam, mas também explicou que há uma boa razão para isso.
Nos anos 1990, Bhatt liderou a equipe da Intel responsável pela criação do USB. Eles tiveram grande êxito nesse projeto, afinal, conseguiram fazer a tecnologia ser amplamente adotada pela indústria e, ao mesmo tempo, facilitar a vida do usuário com um padrão de conexão compatível com uma enormidade de dispositivos.
O único problema é que o conector tradicional (USB tipo A) frequentemente testa a paciência: você tenta encaixá-lo de um lado, mas não consegue; aí tenta do outro lado e, bom, às vezes falha de novo, mesmo que só existam um lado certo e um errado. Não é não é à toa que o USB sempre rendeu bons memes:
Can’t they make these work no matter which way you plug them in? pic.twitter.com/FCaiFWKMq8
— George Takei (@GeorgeTakei) 15 de agosto de 2014
Bhatt sabia da falta de reversibilidade desde o começo, mas diz que essa limitação foi inevitável: na época, fazer um conector reversível exigiria elevar a quantidade de circuitos e fios dos conectores, o que levaria a um aumento considerável de custos.
A equipe cogitou implementar um conector redondo, mas também havia chances de problemas aqui. Um exemplo vem dos antigos conectores PS/2 para teclado e mouse. Eles tinham formato circular, mas muita gente entortava os pinos por não encaixá-los na posição correta.
Como você deve saber, a resposta para a limitação do USB só surgiu em 2014, com a apresentação do USB-C, conector que, além de compacto, é reversível. Mas essa é uma solução para o longo prazo: o USB tipo A é tão difundido que está longe de ser abandonado pela indústria.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
No banco onde trabalho até 3 anos atrás ainda tinha dispositivos seriais ligados nas estações de caixa. Felizmente agora é tudo USB...
Vai menos metal até que no original e ocupa bem menos espaço, mas era inviável...
https://uploads.disquscdn.c...
Realmente, precisaria de muito mais circuitos e pinos pra fazer isso:
https://uploads.disquscdn.c...
SATÃ é lindo
USB-C precisa de muito mais pino, solda e fio para possibilitar a reversão. Se a ideia era ter um conector barato, o rapaz acertou em cheio
Por que discorda?
Sério? Essa choradeira toda é só porque vocês não conseguem encaixar o conector na posição correta? Putz... &;-D
Sim, sim. É que eu achei que precisava, necessariamente, do Thunderbolt pra poder conectar a um monitor externo.
Teoricamente o USB-C é compatível com Thunderbolt, mas depende da implementação por parte do fabricante.
A Acer, por exemplo, alardeou que seus laptops com USB-C eram compatíveis com essa tecnologia, mas no final das contas não era, tomou uma chuva de processos e até removeu os banners promocionais.
Não.
Mas ele funciona pra transferência de dados também? Tenho um desse tipo e ele só serve pra carregar
Tenho certeza que os caras estavam muito mais preocupados em resolver um problema bem maior do que ter "um cabo que encaixe de qualquer lado".
As portas USB são alinhadas com a orientação da placa principal dos dispositivos. Se conferir antes de encaixar com certeza vai errar bem menos.
Só os PS/2? Ninguém merecia aquelas portas seriais pra mouse, joysticks e, principalmente, aquelas enormes das impressoras.
Todas essas portas em geral só serviam para os dispositivos específicos para os quais eram projetados, outra grande tristeza da época.
Ah sim. Acho que tô confundindo com GPU externa.
E das portas seriais e paralelas também!
nesse caso o usb é 2.0, a única coisa do usb 3.1 é o conector =)
Tenho uma Charge 3 e o meu cabo é parecido, mas não chega a ser compatível com os dois lados. https://uploads.disquscdn.c...
Eu tenho esse cabo também, mas sempre achei a parte plástica do meio onde estão os conectores um pouco frágil, por isso nem uso o cabo.
IDE era colocar o trânsito de SP pra andar numa cidade pequena no interior de MG...
até poderia ter um lado com uma marcação tanto no dispositivo USB quanto nas entradas, mas como ninguém ficaria virando o Desktop para ver a marcação, então é na tentativa mesmo. Eu chego até olhar dentro do conector que lado está aquela parte dos contatos e assim acerto uma boa porcentagem das vezes. Mais que 50% pode ter certeza. kkkkkkkk
Tem como saber previamente quando elas fazem isso?
Não, o padrão USB-C (ou USB 3.1, 3.2, 4...) tem como vc usá-lo para gerar imagens em um monitor. O problema é que as fabricantes "capam" essa capacidade, pegando apenas a conexão USB-C e a ligando, mtas vezes, no USB 2.0. O mais tradicional que isso acontece são nos celulares de entrada ou intermediários.
Pra conectar a monitor externo não precisa de Thunderbolt 3? Ou não tem nada a ver?
Nunca vi isso como um problema. Era meio frustrante, mas achava que era engraçado por causa das piadas na internet. Nada demais.
Engraçado, na Enterprise nao tinha USB, mas já tinha Bluetooth. A ten Uhura até usa um fone com microfone
Eu tenho vários cabos que entram dos dois lados-e não é o Type-C, falta só a industria adotar mais amplamente
Melhor pen drive pra nunca esquecer o lado certo https://uploads.disquscdn.c...
É verdade, apesar de ainda não ser o ideal, o SATA foi outra salvação da indústria.
Aí os caras me criam um novo padrão (USB-C) e as empresas cagam tudo.
Meu laptop, por exemplo, tem uma porta USB-C, o que em tese me permitiria conectá-lo a um monitor externo, porém a fabricante não achou uma boa ideia e capou a porta.
e bios para reconhecer teclado USB???!!!
Bem lembrado... ou melhor, pra que lembrar disso?
Eu tenho um cabo USB <—> Lightning que segue o mesmo esquema. Excelente, pena que não vende mais onde comprei. Queria ter uns 3 dele.
Eu agradeço ao conector SATA por nos livrar do Satanás do IDE/ATA/PATA que tinha configuração master e slave. Ninguém merecia aquilo!
Sempre desejei que ambos os lados fossem Tipo C. Dessa forma tudo fica mais compacto, mas deveria ter um único padrão que aceitasse tudo (som velocidade, 100W, HDMI 2.1)
É inteligente pra [email protected]#$, mas na época era caro pro padrão de 5 centavos que eles queriam adotar xD
Tem cabo microusb que tbm faz isso acho bem legal
O que mais irrita é que são 3 lados: o errado, o errado, e o primeiro novamente pq eu tentei conectar mal no inicio.
São decadas de raiva que ainda acumulam....
Isso é muito inteligente na real.
Foi bom mas ao mesmo tempo deu um trabalhinho pro pessoal adotar.
Tenho uma caixinha de som JBL Flip3 com o USB tradicional e ele é reversível, nele os circuitos ficam no centro da porta e estão dispostos dos dois lados. https://uploads.disquscdn.c...
Lembro da transição de periféricos PS/2 para USB em meados de 2005/2006...
Só o fato do USB ter salvo o mundo dos horrendos PS/2 já merece um lugar reservado no coração de todos nós.