Início » Telecomunicações » Claro anuncia fim da marca NET e absorve TV por assinatura e internet fixa

Claro anuncia fim da marca NET e absorve TV por assinatura e internet fixa

Claro e NET já faziam parte da mesma empresa desde 2011 com TV, telefone fixo e banda larga

Paulo Higa Por

A Claro anunciou nesta quinta-feira (11) que a marca NET deixará de existir de forma independente. Os serviços de TV por assinatura, banda larga e telefonia fixa, até então oferecidos pela NET no segmento residencial, passarão a ser vendidos sob a marca da Claro, da mexicana América Móvil.

Claro e NET

As empresas já haviam anunciado uma integração de serviços em 2011, mas mantinham operações com marcas distintas para os segmentos móvel, fixo e corporativo. Embora a integração de nomes esteja sendo revelada publicamente agora, Claro e NET faziam parte da mesma companhia no Brasil, a Claro S/A, desde 2015.

A unificação para o nome Claro era esperada: todas as operadoras da América Móvil se chamam Claro, exceto no México, que adota a marca Telcel. E, embora a marca NET ainda fosse conhecida por atender o mercado de TV por assinatura e banda larga, o nome Claro já está presente em mais de 4 mil cidades brasileiras onde a empresa atua com telefonia móvel.

Do trio de marcas no país, apenas a Embratel segue como independente: ela será “dedicada às soluções que incluem aplicações em nuvem, segurança digital, IoT e serviços de TI”, segundo a Claro. Já os produtos e serviços para pequenas e médias empresas, anteriormente oferecidos pela NET Empresas, ficarão sob o guarda-chuva Claro Empresas.

As mudanças já foram refletidas no site da Claro, que passou a comercializar todos os serviços de banda larga fixa, TV a cabo e telefone fixo sob uma mesma marca. O programa de benefícios Claro Clube também será unificado para todos os clientes. Quanto aos canais de atendimento e planos de serviços, nada muda.

Colaborou: Lucas Braga.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

vampent mineruo
em alguns lugares é muito difícil entregar internet, tem certas cidades/bairros em que a inadimplência chega a 70% aí complica, ninguém ta afim de jogar dinheiro fora, olha o exemplo da Oi, uma empresa gigantesca, mas devido as suas obrigações por força de lei estatal, se encontra nesse prejuízo, e agora enfrenta a maior recuperação judicial da história da américa latina, não tem saída, sem contar os impostos, pra vc ter noção uma ONT de fibra homologada com todos os impostos pagos chega a custar cerca de 350 reais!Pra ativar 1 cliente, é 4 meses de prejuízo e depois vai ter retorno, após 8 meses é que ele vai gerar lucro, mesmo assim tem o custo do link, rota, manutenção...
Ogami
Acho que o mesmo preciso fazer...
Cassio Neves
Pois é, aqui eu pago basicamente isso por 15 megas. E não são tão estáveis quanto deveriam (Ping 40 que as vezes vira 700)Então aqui eu acho bem carinho tlg?
vampent mineruo
onde moro tenho 100 megas por 119 reais, na moral, pra um pais EMERGENTE eu nao to achando caro nao
vampent mineruo
ta cara, mas provedor de internet é bem diferente de carro, na industria de carros é fato que existe oligopolio, ja no provedor de internet o custo é mais alto, ganha-se bem pois é renda recorrente
Leumas Ninguem
IPTV aqui bomba kkkkk
Michel
Desde quando uma ligação de um telefone comum saindo do presídio é culpa da vivo?
Cassio Neves
E aonde eu disse que é feito com magia? Você citou o modem, eu comentei sobre ele.Sobre os outros custos, em nenhum momento eu afirmo que eles são poucos, apenas enfatizo que pode-se praticar preços melhores se a ganância nao fosse tão excessivaÉ parecido com a industria automobilistica. Produzir um carro envolve N custos, desde o pessoal até um parafuso que quebrou e teve que ser reposto.Entretanto, é esse custo o responsável pelo preço abusivo do carro nacional, ou simplesmente a ganancia excessiva da montadora? O Golf é um belo exemplo disso, que quando veio importado custava 70k com motor 1.4 TSI, e até ano passado n saia por menos de 100k com 1.0 TSI, em fabricação nacional, sendo que o custo de produção aqui é menor que a importação.Será porque?
vampent mineruo
Nesse ponto que vc tocou é o fato que falta concorrência, graças aos montantes de regulações e taxas impostas aos provedores e a tudo aquilo que faz parte da cadeia.
vampent mineruo
Tem custo do link, da rota, manutenção, troca de swich que queima direto, mão de obra, o pessoal do plantão e ainda o salario do dono (lucro)É, acho que tem bastante custo, mas vc prefere achar q e so ligar um cabo no outro e o resto é feito com magia
Cassio Neves
Com uma mensalidade ela já pagou o modem e a partir daí é só lucroOnde fraudes no sistema abalariam um sistema tão positivo assim para a empresa? Não dá pra justificar preço elevado com ''skygato ou gatoNET'' .
Cassio Neves
De maneira alguma, entretanto questiono o apresentado pelo cobrado. Lucro é objetivo, mas não significa que ele tenha de ser elevado sem o devido retorno ao consumidor.
vampent mineruo
Só o modem usado pra te atender é 300 reais, não tem mágica nao cara
vampent mineruo
n tem malandragem não, essa é a medida padrão da taxa de vazão.
vampent mineruo
Exato! Tenho 400 megas de link dedicado puro para PROVEDORES da Vivo, funciona que é uma beleza, tenho roteador e concentrador de qualidade na empresa então os clientes sempre dão nota 10 para o serviço, lag zero.
vampent mineruo
Provedores locais tem feito implantação massiva de IPv6 uma vez que é mais difícil pra eles, eu mesmo moro num lugar onde a vivo/net ousa pisar (oi tem, mas naquele esquema do DSL né) e tenho 100 mega no FTTH, o pior, chega os 100 mega tranquilo.
Hemerson Silva
3.0 já tem aqui há anos, e estão em teste com o 3.1, mas com upload ainda aquém. O teste é 800/40.
Hemerson Silva
Não cara, no mundo inteiro é Mbps, não existe malandragem alguma.
Hemerson Silva
CGNAT não é temporário, já que IPV4 é escasso. Depende muito do IPV6 tomar a frente, coisa que não tem acontecido.
Hemerson Silva
Cara, os lucros do setor são altos, mas também não são nada de outro mundo. Empresa foi feita pra lucrar, vc considera tais práticas erradas só em caso da empresa estiver com prejuízos?
Love
Então a partir dessa data, eles poderiam cumprir? Não entendi kkPelo que eu sei, teria que ter uma liberação pela Anatel esse lance de limitar a internet doméstica, como tentaram uns 2 anos atrás.
Amom M.
Eles não podem cumprir, é cláusula nula (até o dia 17/07/2010, ao menos).
Cassio Neves
E eu nao estou contestando o errado, amigo.Só estou tirando da cabeça de vocês que a justificativa pro preço alto são as fraudes no sistema. Isso é conversa mole pra boi dormir, a justificativa é a ganancia absurda dos lideres de mercado do segmento.
johndoe1981
Acho que é isso mesmo, visto que a banda em DOCSIS é compartilhada.
vampent mineruo
aí tem que ver se na sua regiao nao ta cm bloqueio de banda pra evitar a famosa "saturação"
R0gério
Aqui a Net é uma empresa de confiança. Pode confiar que todo dia a Internet dela cai. Se de agora e em diante isso vai ficar ainda mais Claro, só o tempo dirá...
Franco Luiz
Amigo o errado é errado .O que falta no Brasil sao os brasileiros entenderem isso
Cassio Neves
Eu até queria concordar com você, e concordo na parte de que é corrupção usar de meios ''alternativos''.Entretanto, sabemos muito bem que, mesmo que o numero de ''gatos'' no brasil zere, o preço da assinatura continuará alto e desproporcional ao salario do brasileiro, afinal, é o caráter extremamente aproveitador da maioria dos empresários brasileiros que faz o preço ser alto, e não necessariamente os custos de operação.Ou acha mesmo que se o custo diminuir, a claro vai abaixar o preço dos serviços, ao invés de absorver esse 'lucro'?
ribeiro
Quem vai ser louco pegar um Link da NET??
ribeiro
Graças a privatização que ele tem um CHIP de telefonia, essa galera tem memória curta.Aqui na minha rua tem quase 10 provedores de fibra, um competindo com o outro.
Pereira
Parece que preciso começar a usar tags de sarcasmo e ironia, não são só os bolsominions que andam tendo dificuldade em interpretação.
Ogami
Comunista?!? Correto é socialista. Não existiu nenhum país comunista, já que comunismo parte da ausência de estado.Legal colocar que o que é positivo da China é capitalista e pior ainda é classificar todos os países em apenas dois grupos, como se apenas isso fosse sinônimo de fracasso ou sucesso de uma nação.
Léo Oliveira
Depois quer reclamar de corrupção....Graças aos que fazem gato que a rede está uma merda, fazendo com que a operadora gaste milhões com manutenção e desloque funcionários para o desligamento das ligações ilegais, fazendo com que os custos operacionais e, consequentemente, o valor da assinatura subam exponencialmente todos os anos
Thiago Dorta
NET Gato aqui bombando, pagar 200 pila pra ver canal do Boi? JAMAIS!!!
Fabio Santos
Agora eles terão como inventar quando você quiser somente a TV de empurrar a claro TV como única opção, fomos aderir apenas a TV da Net queriam empurrar a claro TV como única opção só fizeram o pacote da net via cabo por reclamação via consumidor.gov.br, antes que venha um chorão encher diZendo ser tudo igual espera chover e verá que a claro tv some o sinal.
Pereira
Pras coisas boas a China é capitalista, pras coisas ruins, é comunista. E assim fica cômodo pras salsinhas criticarem.
johndoe1981
Rapaz, não sei te dizer, mas acho que a limitação se dá lá no datacenter, acho que é CTMS que chamam.
Victor Hugo
Mas essa limitação é por software no roteador, é na caixa da rua ou no 0800? Se por exemplo eu chamasse o técnico e desse uma caixinha pra ele deixar o up em 100Mb, seria possível ele mudar aqui mesmo?
johndoe1981
É porque em DOCSIS a banda é compartilhada entre vários usuários, aí tem que limitar a taxa de upload pra não congestionar a rede. A verdade é que o DOCSIS 3.0 já deu o que tinha que dar, mas nem sinal da NET Claro investir no 3.1 ou mesmo substituir por fibra.
Victor Hugo
Então na prática a NET no seu plano 240down/20up, eles não colocam o up igualado ao download simplesmente porque eles não querem? O.o
johndoe1981
200 Mbps segundo a Wikipedia:https://en.wikipedia.org/wi...
johndoe1981
Cara, 120 Mb/s ou 15 MB/s já é a taxa líquida de download. Veja que eu consigo atingir essa velocidade em torrent. Quando eu tinha 25 Mb/s na Vivo, eu conseguia atingir os 3,125 MB/s, até um pouco mais, pois eu recebia efetivamente uns 27 Mb/s.
johndoe1981
Em streaming até que não posso reclamar, mesmo 1080p60 no Youtube e Twitch não trava, mas isso não significa exatamente que estou recebendo 120 Mbps, pois acredito que uns 30 a 40 Mbps já é suficiente para o vídeo não ficar dando buffering. Em clientes de torrent tem uma opção para preferir ou mesmo forçar encriptação do tráfego, que eu suponho mascarar o tráfego do provedor.Eu tenho certeza que se se eu baixasse na Steam usando um bom VPN pago com banda suficiente,eu iria conseguir atingir os 15 MB/s. Não vejo outra explicação a não ser traffic shaping, isto é, o provedor capando deliberadamente a conexão.
CtbaBr©
Na Vivo eu também tinha esse problema, só conseguia a velocidade esperada em Torrents, em Streaming era um sofrimento, uma travadinha e caia a qualidade...Nos "medidores de velocidade", sempre dava mais que o contratado... traffic shaping com certeza!
mc
120Mb/s=
Victor Hugo
Mas qual a velocidade máxima de upload que é suportada na versão 3.0?
johndoe1981
120 mbps é DOCSIS 3.0 também, 16 canais downstream e 4 de upstream. Infelizmente tá complicado o 3.0 por causa da taxa de upload ridícula.
Victor Hugo
Pode esquecer, vão demorar muito ainda! Sou de São Paulo capital e só agora implantaram DOCSIS 3.0. Quem tem Net Vírtua com plano de 240 mega eles entregam roteadores Humax, com suporte à essa versão, todos os planos abaixo são na versão 2.0 ainda.
Victor Hugo
Tenho esse plano aqui. Não faz diferença nenhuma com o upload pífio de 20Mb. Pra upar pra nuvem lembra conexão discada. Vergonhoso demais!
johndoe1981
Será porque a economia é mais capitalista do que comunista? Não se iluda, a China só é o que é hoje devido à abertura de alguns setores da economia, porque se fosse comunista mesmo, a internet seria um atraso como é nos países citados.E de que adianta ser rápida e barata, mas ser ultracensurada pelo governo?
Felipe Liʍa
basicamente hoje tudo e da CLARO (claro, net, embratel)
Felipe Liʍa
por isso q a claro esta de olho nos canais ON DEMAND
Ogami
Esqueceu da China, né? Pq será?
johndoe1981
Mas muitos usuários da NET relatam que conseguem atingir a velocidade contratada na Steam, a qualquer hora do dia. Veja o comentário do Léo Oliveira, que diz conseguir 35 MB/s na Steam, eu não acho que ele ia mentir.A Steam tem vários servidores espalhados pelo Brasil e pelo mundo, não é uma empresa fundo de quintal não. Agora por que eu não consigo atingir nem 15 MB/s na Steam em horário nenhum eu não sei.
johndoe1981
Pois é, eu não sei porque só torrent eu consigo atingir 15 MB/s.
vampent mineruo
Operadora muito grande normalmente tem muito mais dificuldade em manter a estabilidade
vampent mineruo
Não tem esse negócio de traffic shapping nao, eu acreditava nisso tambem ate trabalhar dentro do provedor.É o servidor dos serviços mesmo que não ajudam kkkk
vampent mineruo
Cara velocidade de download depende do servidor, se tiver congestionado na hora em que vc for baixar, nao tem provedor que te mande os 240 megaO povo esquece que o serviço de internet é so uma ponte e que depende do servidor da transmissão de dados te devolver os pacotes...
johndoe1981
Deu sorte msm, porque eu não chego nem perto de atingir 15 MB/s na Steam. Não consigo entender porque no torrent eu consigo atingir essa velocidade, e em outros serviços não.
Léo Oliveira
Sim! Na Steam já deu 35MBNa TV o app da Netflix já mostrou taxa de transmissão de 28 (o máximo que lembro de ter visto), entretanto nos últimos meses a média passou para 19/20 (o que já é suficiente pra ver meus 4K e ainda sobrar pro resto da rede). E mais: tudo no WiFi do próprio modem.Realmente é muito estável e olha que não é FTTH não. Deve ser sorte, pq oq vejo de gente reclamando...E ainda, no Minha NET a franquia é de 500GB (piada), porém meu consumo beira os 3TB/mês
pin70
realmente, acho que era problema na região, parece ter normalizado agora.}Edit: Ainda estou com a velocidade reduzida em torrents e downloads na steam, 240mb baixando a 11.5MB/s, antes baixava a 26MB/s na Steam
johndoe1981
Não percebi redução até agora.
johndoe1981
Onde é fibra sim. Onde é par metálico (xDSL), em geral, não.
johndoe1981
Deixa eu te falar um coisa, mas não espalha por aí: quem legitima o cartel e impede a concorrência é a Anatel. E se o problema é o capitalismo, então em Cuba, Venezuela e na Coreia do Norte a internet é mais rápida e barata que nos países capitalistas, correto? Spoiler: não é. Comentem.
JotaPê
TVs pagas estão com os dias contados. São ruins e caros.
Kevin - Suki Desu
Tim life é boa?
johndoe1981
Se o IPv6 já estivesse amplamente disseminado na internet, não teria problema. Mas como não está, o CGNAT vira um empecilho sério pro uso mais avançado, como torrent, jogatina online, servidor de arquivos, acesso remoto etc.
johndoe1981
Mas chega essa velocidade na prática, em downloads? Tipo downloads pelo navegador e na Steam etc.? Sendo 240 Mb/s, é pra baixar a no mínimo 30 MB/s.
Adrian Dérick
As empresas de telecomunicações são a prova que, mesmo sem intervenção estatal, as empresas prestam um péssimo serviço, é uma espécie que cartel feito por eles, este é o capitalismo. Ah, esqueci, vão dizer que isso é culpa da ANATEL, blz. Comentem.
johndoe1981
120 Mb/s tem que alcançar 15 MB/s, essa velocidade que o cliente recebe já é a líquida, considerando codificação, overhead etc. Em torrent (qBittorrent) com muitos seeds eu atinjo os 15 MB/s constantes, mas só em torrent também.A minha suspeita é de traffic shaping por parte do provedor, pois se não me engano, torrent dá pra ativar encriptação do tráfego, não vejo outro motivo.
johndoe1981
O que lasca é que a Claro parece não estar a fim de investir em DOCSIS 3.1, que aumentaria bastante a taxa de upload.
johndoe1981
Duvido muito. FTTH na NET pelo que sei só em cabeamento novo. Onde a rede é HFC, máximo que a claro deve fazer é trocar o DOCSIS 3.0 pelo 3.1 e olhe lá. Ainda assim, é menos pior que o VDSL2 jurássico das outras operadoras.
Léo Oliveira
Aqui a minha NET é de 240MB e vira e mexe bate 270Mais de 1 ano e nunca tive um problema sequer. Até o modem que enviaram era de boa qualidade
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
ele quis dizer 100 mpbs.a net ainda usa a maladragem de vender megabits como megabytes.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
mas 120 mpbs é 12MB (em tese)...oxe.sem contar a encriptação dos pacotes e a rota
johndoe1981
Aqui chega 120 Mbps na NET no cabo, mas só em testes de velocidade ou em torrent (15 MB/s). Qualquer outro download, mesmo que usando gerenciador de download, não passa de 12 MB/s. Steam mal consigo 11 MB/s, mesmo com o servidor de Recife.2.4GHz só chega uns 60 Mbps, mas em 5.0GHz chega os 120 Mbps no meu celular.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
a raiva que tenho é a preguiça deles em não mexer no IPV6 logo. querem insisir com esse CGNAT só pra não gastar dinheiro.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
sim, uma porcaria em uns lugares mas um paraíso em outros.
johndoe1981
E as rotas porcas da Via Embratel nada de melhorarem, né? E o CGNAT nojento, que era pra ser uma solução temporária mas que virou permanente pra NET, nada de eliminarem né?Eu mesmo só migrei pra NET porque no cortiço onde moro não chega fibra e porque felizmente não caí no famigerado CGNAT. Aqui só tem conexão HFC da NET e Multiplay, que é uma porcaria de provedor local, ou xDSL da Vivo e da Oi, e a Oi não sendo FTTH dispensa comentários sobre a qualidade. Como eu queria que tivesse fibra no meu endereço :(
João Paulo
Sempre foi hahahaha independente de vc falar "gato net" ou "skybrita" (aqui na minha cidade), o sinal sempre foi da Claro inclusive o canal do cliente disponível nos receptores piratas é o da Claro hahahaha
Marcos Tulio
Acho que também uma uma estrategia de tirar um nome que ja estava "queimado" demais no mercado por causa da NET. Igual a Microsoft fez com Internet Explorer.
Rodrigo Vieira
Verdade kkk
Cazalbé
Também acho a marca Net mais imponente
BrunoMontanha
Claro CS (card sharing) :V
Mickão
Então, é bom que exista padrão de qualidade independentemente do tamanho da operadora. Os desafios são maiores pra grandes empresas, porém se isso for desculpa pra não ter um bom serviço...A GVT tinha uma cartela de clientes menor mas que eram muito bem atendidos com um serviço de qualidade. Aqui na minha cidade era disparada a melhor opção e, depois que a Vivo comprou, a qualidade caiu perceptivelmente.
jacob
Não. Provedor nenhum vai pegar um plano NET Virtua, espetar o cable modem deles no rack e sair distribuindo por fibra (a não ser que seja um provedor clandestino, aí é uma situação totalmente diferente). Eles podem no entanto pegar um link dedicado da Embratel (também pertencente à Claro, como mostra o artigo), que muito provavelmente vai chegar ao provedor por fibra também e então distribuir esse acesso, mas não é a mesma coisa que o "sinal da NET", apesar da NET usar essa mesma estrutura.
Theo Queiroz
Agora a internet vai ser tipo Claro?!?
Cristiano Silveiro
ANet junto com Oi são as piores operadoras: Oi por ter o sinal péssimo e Net por ser uma empresa safada, vc cancela um serviço, passa dois meses e te cobram novamente na maior cara de pau.Anatel nelas!
Jhon
Aqui é Net tbm e chega ~125MB no wifi
Love
Mas já? KkkSe eles cumprirem o que está no papel, vou tomar redução de velocidade no 5° dia de todo mês, ferrou...
RickRatinho
Também acho, mas a Claro é uma marca mundial e a Net é apenas nacional.
Victor Hugo
Kkkkkkkkkkk você por aqui de novo?
Jefferson Madeira
Skavurska!
Victor Hugo
Depois que quase tomei um golpe dessa VIVO com ligação do presídio, qualquer operadora serve pra mim que não seja essa 🙄
­­­­­­­­­­­­­­­
Só resta agora o Tim Live.
­­­­­­­­­­­­­­­
Podiam ter feito o contrário né.
pin70
Alguém mais percebeu redução na velocidade? parece que começaram a limitar quando estoura a franquia agora que a claro absorveu de vez.
Jefferson Rodrigues
Dez.
Porto Velho
https://uploads.disquscdn.c...
danielnbl
Eu não sei pq isso não rolou antes. Sinceramente
Exibir mais comentários