Início » Celular » Qualcomm Snapdragon 855 Plus é um chip turbinado para games e IA

Qualcomm Snapdragon 855 Plus é um chip turbinado para games e IA

Versão mais potente do Snapdragon 855 tem CPU com frequência maior e GPU mais rápida

Paulo Higa Por

A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (15) o Snapdragon 855 Plus, uma versão turbinada do processador Snapdragon 855. O novo chip para smartphones premium traz as principais características do outro topo de linha, mas tem CPU e GPU mais poderosos para lidar melhor com tarefas como games, inteligência artificial e realidade virtual.

Snapdragon 855

A GPU do Snapdragon 855 Plus é a mesma Adreno 640 do Snapdragon 855, mas operando a uma frequência maior: 672 MHz, contra 585 MHz do modelo anterior. Trata-se de um aumento de 15%, o que deve melhorar o desempenho “especialmente ao jogar em uma arena 5G”, segundo a Qualcomm.

Há suporte ao Snapdragon Elite Gaming, um conjunto de recursos voltados para melhorar o desempenho em jogos — como a API Vulkan 1.1, que promete 20% mais eficiência energética em relação ao OpenGL, além de otimizações de latência, carregamento de jogos e taxa de atualização da tela. Além da dupla Snapdragon 855, apenas o Snapdragon 730G participa do programa.

Na CPU octa-core, continuamos com uma divisão de quatro núcleos de baixo consumo (Kryo 485 Silver, baseado no Cortex-A55) de 1,8 GHz, mais três núcleos de alto desempenho (Kryo 485 Gold, baseado no Cortex-A76) de 2,42 GHz e, finalmente, o tal do núcleo prime, que também é um Kryo 485 Gold, mas atinge frequências mais altas: 2,84 GHz no Snapdragon 855 e, agora, 2,96 GHz no Snapdragon 855 Plus.

A Qualcomm diz que o núcleo prime é importante para manter o desempenho em tarefas extremas, quando o processador esquenta mais e a velocidade do chip pode ser afetada devido ao estrangulamento térmico — por isso apenas um dos núcleos atinge a frequência mais alta.

De resto, o Snapdragon 855 Plus tem processo de fabricação em 7 nanômetros, suporte a memórias LPDDR4x de 2.133 MHz, decodificação de vídeo em 4K60 com HDR10+ e o processador de sinal de imagem (ISP) Spectra 380, que aguenta câmeras com resolução de até 192 megapixels.

O modem é o Snapdragon X24, que suporta conexões 4G LTE de categoria 20, com velocidades de 2.000 Mb/s de download e 316 Mb/s de upload, mas a Qualcomm diz que as fabricantes podem optar por incluir o modem Snapdragon X50, já preparado para 5G, em dispositivos com foco em realidade virtual.

Os primeiros dispositivos móveis com Snapdragon 855 Plus serão lançados ainda neste semestre. Será que ele vai estar no Galaxy Note 10?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

hugo

Obrigado por mandar esse link amigo, mais gostaria de saber os modelos de chipsets que ele equivale(tipo Core i5 ou i7 de sétima ou oitava geração), para ter uma idéia se a Qualcomm já possuí algum chipset capaz de substituir os Intel ou AMD de PCs.

André Almeida Martins

https://www.notebookcheck.n...

nesse site aqui tem algumas referências..
no 3d mark, por exemplo, ele ta na frente de uma GALERA, seja Intel ou AMD

Orlando Junior

Podem ser diferentes mas rodarão os mesmos programas. Qual é o tempo de renderização de um adobe em cada um? E o fps médio num fortnite? Enfim, o mais importante é o quão bem as aplicações responderão, no final espera-se resultado.

hugo

Queria saber à qual processador de PC esse Snapdragon 855 Plus se equipara.

hugo

Dúvido que o A12 do iPad Pro tenha a capacidade gráfica do Xbox One S como a Apple afirma, isso deve ser apenas propaganda falsa e enganosa da maçã para mostrar como ela é superior à concorrência(só que não).

hugo

O A12 do iPad Pro é uma versão turbinada do mesmo, o Snapdragon 855 Plus também é uma versão turbinada do mesmo, acho que ambos possuem um desempenho muito próximo.

hugo

Com certeza.

hugo

É um aumento sensível em relação ao modelo original, se o preço for próximo pode até valer à pena, caso o valor seja consideravelmente maior não compensa.

eoqlulcapa

axo q pro a12X não existe concorrente ainda

Saotome Ranma
"Sao dois sistemas diferentes, o IOS totalmente otimizado para um hardware específico e o Android roda em um grande número de smartphones."
Girlan Farias Santos

Ganha no teste de processamento bruto do Antutu, mas talvez na prática exista alguma diferença, até porque estamos falando de dois sistemas diferentes, o IOS totalmente otimizado para um hardware específico e o Android que roda em um grande número de smartphones. Mas pra você ter uma noção eu vou colocar os números:
One plus 7 pro(Android mais poderoso do momento) score total:371610
IPhone Xs max(smartphone com iOS mais poderoso do momento) score total:351647.

uB.

Tb n acho q seja nada muito relevante pra merecer esses nomes. Pelo q entendi, a versão Plus n tem nada de novo, nenhum núcleo exclusivo, apenas um clock melhor. (o q, óbvio, o torna melhor que a versão original).

Então, tudo que o Plus faz, o 855 faz sem problema algum. Diferente do A12, por exemplo, q núcleo exclusivo pra inteligência artificial. Se fosse algo nessa pegada, até dava pra engolir estes termos q eles querem vender no Plus.

Em suma: se o 855 Plus é turbinado pra IA, o 855 tb é de forma igual! Isto q quero dizer.

rbnamerico

Ganha em quais situações?

A propaganda e a mídia "especializada" tratam o a12 como algo de outro mundo e eu sempre fiquei curioso em relação a comparação entre eles

Girlan Farias Santos

Cara, eu acho que as melhorias não são nada pífias como você fala, tem que ter em vista que o SD 855 normal já é um excelente processador, com um aumento de 15% de desempenho e 20% de eficiência energética, já cria-se um verdadeiro monstro.

Girlan Farias Santos

O 855 normal já ganha do A12 do Xs Max, só perdia pro A12 do ipad pro, mas agora acho que vai superar.

Exibir mais comentários