Início » Aplicativos e Software » Microsoft testa novo menu Iniciar no Windows 10 sem blocos dinâmicos

Microsoft testa novo menu Iniciar no Windows 10 sem blocos dinâmicos

Versão interna do Windows 10 tem novo menu Iniciar sem blocos dinâmicos (Live Tiles); essa deve ser a interface do Windows Lite

Felipe Ventura Por
20 semanas atrás

A Microsoft publicou por acidente uma versão interna do Windows 10 para usuários no programa Insider: ela apareceu em computadores de 32 e 64 bits com um menu Iniciar repaginado e sem blocos dinâmicos (Live Tiles). Acredita-se que essa será a interface usada no futuro sistema operacional Windows Lite.

Zac Bowden, do Windows Central, testou a build 18947 do Windows 10 liberada acidentalmente pela Microsoft. O menu Iniciar ganhou um layout simplificado: a foto do usuário fica na parte superior, junto a uma barra de busca, e os programas são apresentados sem ordem aparente em uma lista.

Há uma seção de aplicativos sugeridos, e todos os programas instalados aparecem logo abaixo: a lista é uma mistura entre os novos ícones do Office, o flat design do Windows 8, e os ícones 3D do Windows Vista. Ao clicar com o botão direito, é possível fixar um app na barra de tarefas, acessar suas configurações, ou desinstalar.

Windows 10 e novo menu Iniciar

A barra de busca exibe resultados de apps e também da web, realizando uma pesquisa no Bing. O usuário tem a opção de alternar entre este novo menu Iniciar (chamado de "Start Insiders") e a experiência atual ("Classic Menu") através de botões na barra lateral.

Novo menu Iniciar deve aparecer no Windows Lite

Rumores dizem que a Microsoft está preparando o Windows Lite, que seria um concorrente direto ao Chrome OS. Ele deixaria de lado os componentes legados do sistema, e seria capaz de rodar apps universais (UWPs), webapps progressivos (PWAs) e programas Win32 tradicionais da Microsoft Store.

Além disso, o Windows Lite traria uma nova interface, e segundo conceitos divulgados pelo The Verge e Windows Central, ele teria um menu Iniciar bem parecido com o que "vazou" hoje:

Mockup de como seria a interface do Windows Lite

Mockup de como seria a interface do Windows Lite (imagem por Windows Central)

Dona Sarkar, chefe do programa Windows Insider, diz que a Microsoft "está investigando" o que ocorreu. Usuários do Reddit receberam a atualização em seus PCs. No Twitter, há relatos de computadores de 32 bits e 64 bits com o update instalado.

Na build 18947, há a opção de alternar entre o modo novo e clássico do menu Iniciar:

Windows 10 e novo menu Iniciar

A barra de busca traz aplicativos e sugestões da web em seus resultados:

Windows 10 e novo menu Iniciar

O modo tablet do novo menu Iniciar ainda precisa de ajustes:

Windows 10 e novo menu Iniciar

Com informações: Windows Central.