Início » Aplicativos e Software » Microsoft testa novo menu Iniciar no Windows 10 sem blocos dinâmicos

Microsoft testa novo menu Iniciar no Windows 10 sem blocos dinâmicos

Versão interna do Windows 10 tem novo menu Iniciar sem blocos dinâmicos (Live Tiles); essa deve ser a interface do Windows Lite

Felipe Ventura Por

A Microsoft publicou por acidente uma versão interna do Windows 10 para usuários no programa Insider: ela apareceu em computadores de 32 e 64 bits com um menu Iniciar repaginado e sem blocos dinâmicos (Live Tiles). Acredita-se que essa será a interface usada no futuro sistema operacional Windows Lite.

Zac Bowden, do Windows Central, testou a build 18947 do Windows 10 liberada acidentalmente pela Microsoft. O menu Iniciar ganhou um layout simplificado: a foto do usuário fica na parte superior, junto a uma barra de busca, e os programas são apresentados sem ordem aparente em uma lista.

Há uma seção de aplicativos sugeridos, e todos os programas instalados aparecem logo abaixo: a lista é uma mistura entre os novos ícones do Office, o flat design do Windows 8, e os ícones 3D do Windows Vista. Ao clicar com o botão direito, é possível fixar um app na barra de tarefas, acessar suas configurações, ou desinstalar.

Windows 10 e novo menu Iniciar

A barra de busca exibe resultados de apps e também da web, realizando uma pesquisa no Bing. O usuário tem a opção de alternar entre este novo menu Iniciar (chamado de “Start Insiders”) e a experiência atual (“Classic Menu”) através de botões na barra lateral.

Novo menu Iniciar deve aparecer no Windows Lite

Rumores dizem que a Microsoft está preparando o Windows Lite, que seria um concorrente direto ao Chrome OS. Ele deixaria de lado os componentes legados do sistema, e seria capaz de rodar apps universais (UWPs), webapps progressivos (PWAs) e programas Win32 tradicionais da Microsoft Store.

Além disso, o Windows Lite traria uma nova interface, e segundo conceitos divulgados pelo The Verge e Windows Central, ele teria um menu Iniciar bem parecido com o que “vazou” hoje:

Mockup de como seria a interface do Windows Lite

Mockup de como seria a interface do Windows Lite (imagem por Windows Central)

Dona Sarkar, chefe do programa Windows Insider, diz que a Microsoft “está investigando” o que ocorreu. Usuários do Reddit receberam a atualização em seus PCs. No Twitter, há relatos de computadores de 32 bits e 64 bits com o update instalado.

Na build 18947, há a opção de alternar entre o modo novo e clássico do menu Iniciar:

Windows 10 e novo menu Iniciar

A barra de busca traz aplicativos e sugestões da web em seus resultados:

Windows 10 e novo menu Iniciar

O modo tablet do novo menu Iniciar ainda precisa de ajustes:

Windows 10 e novo menu Iniciar

Com informações: Windows Central.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinicius

Essa é claramente a tela de todos os aplicativos.
Veja na barra lateral esquerda do menu, existe o botão para visualizar os bloco/live tiles, só está selecionada a outra tela.
É inclusive possivel fazer isso no Windows, indo em Configurações > Personalizar > Iniciar > e desmarcando "Mostrar lista de aplicativos", simples.
O resultado não vai ficar exatamente igual, simplesmente porque ainda não foi atualizado, mas a tela inicial continua lá.

Celso

Particularmente também prefiro o menu Iniciar atual.
Mas o menu Iniciar do Windows 10 Technical Preview e Windows RT 8.1.3 estava bem mais interessante, e é uma pena que não dá pra instalar no Windows 8.1.2.

Guilherme Goncalves

Acho que como estava la no menu iniciar estava perfeito, a MS matou no Windows 7 agora faz o mesmo com o 10

Guilherme Goncalves

A MS não pode acabar com as live tiles tão rápido assim, vamos ter que instalar aplicativos/programas de terceiros?

Celso

O menu iniciar do Windows RT 8.1.3 (que veio pela primeira vez no Windows 10 Technical Preview) é o que mais chegou perto de ser coeso, combinando o melhor do Windows 7 e do Windows 8:
https://i1.wp.com/pureinfot...
https://images.techhive.com...

Celso

A Microsoft já largou mão dos widgets por falta de demanda.
Usar live tiles como design de widgets não iria torná-los mais atrativos só por causa disso, uma vez que as live tiles fora do menu Iniciar são apenas meros widgets, mesmo (talvez um pouco mais interativos que os widgets originalmente pensados para o Windows Vista, mas nada muito mais que isso).

A. Domingues

Acidente então...

Denis

não existe isso de acidente, foi bem pensado pra saber a reação dos usuários, simples assim...e sim, eu gostei!

Marcus Campos

Acho que essa escolha pela barra inferior etc tem muito a ver com o fato de a grande maioria dos usuários estarem acostumados com o layout do Windows, daí a adaptação dessas pessoas ao "novo" sistema demora menos, principalmente para as pessoas que não tem tanta facilidade em lidar com tecnologia.

Catena's Beauty Atelier

Parece o KDE Plasma

Marsupial radical

meee...

Tiago Mariano

Daqui a pouco o windows 10 vira uma distro Linux com KDE Plasma customizado.

Tiago Mariano

Daqui a pouco eles usam o Breeze Icons 😂

Tiago Mariano

Pensei a mesma coisa. Kde3 ->winxp, Kde4-> Win vista, KDE Plasma -> Win10

Genumano

Ainda não consigo entender, com tanta liberdade, as distros Linux ficarem copiando o Windows com barra inferior, menu iniciar e barra de aplicativos ao lado do relógio. Eu, se tivesse a capacidade de fazer um sistema operacional, seria algo diferente.
Acho estranho quando abro o Mint e vejo uma imitação de Windows na minha frente. O melhorzinho é o Elementary OS, pois é bem diferente, mas parece o MacOS.

Exibir mais comentários