Após ser investigado pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês), o YouTube decidiu realizar mudanças em seu algoritmo. A plataforma pretende sugerir para crianças vídeos baseados em “qualidade”.
- YouTube lança assinaturas mais caras e adesivos animados para canais
- Como bloquear um canal no YouTube
A medida já impacta diversos canais, diminuindo a audiência de uns e aumentando a de outros. Uma porta-voz do YouTube confirmou alterações no algoritmo, mas garantiu que elas não têm relação com variações de audiência.
“Fazemos centenas de mudanças todos os anos para tornar mais fácil para as pessoas encontrarem o que querem assistir”, afirmou a porta-voz da plataforma. “Recentemente, fizemos uma alteração que melhora a capacidade dos usuários de encontrar conteúdo familiar de qualidade”.
Segundo a Bloomberg, o dono de um canal de vídeos para crianças afirmou ter registrado queda de 98% nas visualizações em apenas três dias. “É hora de parar de criar conteúdo para crianças?”, questionou em publicação compartilhada em grupo privado no Facebook.
A decisão de priorizar o critério da qualidade em seu algoritmo é uma nova tentativa do YouTube de se tornar mais seguro para crianças. A plataforma já removeu vídeos que pareciam ser infantis, mas que exibiam conteúdo violento ou erótico, e desativou comentários em vídeos com crianças, após o espaço ser usado para compartilhar links relacionados a pedofilia.
O YouTube recomenda que crianças menores de 13 anos utilizem o YouTube Kids, que conta com mais filtros e oferece controles para os pais. O aplicativo, no entanto, ainda é pouco usado se comparado ao serviço principal.
A plataforma também possui diretrizes para quem pretende produzir vídeos para crianças. A orientação é evitar “conteúdo viciante que não tem substância ou valor de desenvolvimento para o espectador”. As sugestões, porém, não levam a qualquer punição, caso sejam seguidas.
Com informações: CNET.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
É uma alteração bem óbvia. Mas eu queria saber mais detalhes de como isso foi implementado e como é definido o que é de qualidade e o que não é.
ai os irmãos neto se quebraram
Coitado do Lucas Neto
Sim, fica ativado e não é o problema.
O problema são os vídeos de baixissima qualidade, como "Novelas", "desenhos" e outras porcarias que são feitas por youtubers mirins ou de má fé mesmo.
Sua filha tá assistindo um vídeo sobre a Patrulha Canina e a sugestão seguinte é uma "novela" de gosto duvidoso e conteúdo até sexual, como um cachorro subindo em cima do outro.
Dá pra ativar o modo restrito.
R.I.P YouTube 2008/2012.
Só faz sentido se bloquear vídeos dos irmãos Neto.
Tentei dias vezes usar o YouTube kids, e uma bosta... Minha filha de 3 anos já sabe navegar entre os vídeos do app normal, só precisavam colocar um filtro nele ao invés de criar outro app
Se nao aparecer felipe neto e afins ja é algo super positivo