Início » Telecomunicações » Pré-pago perde 18 milhões de linhas em um ano e pós-pago cresce, diz Anatel

Pré-pago perde 18 milhões de linhas em um ano e pós-pago cresce, diz Anatel

Relatório da Anatel mostra que serviço pós-pago cresce e pré-pago recua; linhas com 4G aumentam em quase 20% no último ano

Lucas Braga Por

A Anatel divulgou os números do Serviço Móvel Pessoal para junho de 2019: o número de linhas no pré-pago diminuiu em 18 milhões no último ano; enquanto isso, o pós-pago registrou aumento de mais de 11 milhões de linhas no mesmo período. No geral, as quatro grandes operadoras — Vivo, Claro, TIM e Oi — perderam linhas nos últimos 12 meses, enquanto Nextel e Datora cresceram.

Nos últimos 12 meses, o Brasil perdeu 6,69 milhões de linhas, equivalente a 2,84%. Só entre maio e junho houve uma redução de 250 mil chips. No total, a Anatel registra 228,39 milhões de linhas móveis em operação.

Das quatro maiores empresas, a Vivo foi a única operadora que registrou aumento no número de linhas móveis entre maio e junho de 2019, mas perdeu acessos na comparação anual. Veja os dados completos:

Operadora Linhas ativas (jun/2019) Market share Último mês Últimos 12 meses
Vivo 73,74 milhões 32,39% +53,34 mil - 1,52 milhões
Claro 56,43 milhões 24,71% - 49,37 mil - 2,58 milhões
TIM 54,97 milhões 24,08% - 336,64 mil - 1,58 milhões
Oi 37,51 milhões 16,43% - 50,31 mil - 3,47 milhões
Nextel 3,49 milhões 1,53% + 12,31 mil + 415,49 mil
Datora 450,12 mil 0,20% + 11,38 mil + 527,34 mil

Pós-pago cresce e pré-pago diminui

Para aumentar o faturamento, as operadoras vêm estimulando a conversão da base pré-paga em pós-paga, que tem planos mais caros e exige compromisso mensal. O trabalho teve resultado: o pré-pago perdeu 18,09 milhões de linhas nos últimos 12 meses, uma redução de 12,74%.

Enquanto isso, o pós-pago já representa 45,6% de todos os acessos móveis, com um aumento de 11,4 milhões de linhas nos últimos 12 meses. São 104,5 milhões de acessos no total.

É importante lembrar que planos controle são considerados como pós-pago pelas operadoras: embora sejam mais limitados que o pós-pago puro, eles também possuem compromisso mensal e valores maiores que do o pré-pago.

4G cresce quase 20% no último ano

Outro dado divulgado pela Anatel é o número de dispositivos com sua respectiva tecnologia. São 142,11 milhões de linhas que tiveram acesso a 4G, valor 19,97% maior do que no mesmo período no ano anterior.

Os dispositivos M2M, utilizados para dispositivos conectados como rastreadores veiculares e máquinas de cartão, também tiveram aumento expressivo: só nos últimos 12 meses foram adicionadas 5,29 milhões de unidades, totalizando 22,21 milhões.

Com informações: Anatel.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Toto_fofo
Ter celular é uma despesa que não vale apena, muito dinheiro jogado fora.
Alexandre Roberto
cobra do mesmo jeito e vc so descobre a surpresa depois q pagou
Anderson Silva
Eu posso gastar R$50 com celular e fazer 1 viagem internacional por ano, se eu quiser.
Trovalds
This!
Fabio Santos
Creio que isto se dá pelo fato do pós pago ter muito benefício em agregação a planos de internet fixa e planos de tv eu mesmo mudei pra vivo (porém mantenho meu timbeta kkk), pago no pacote 79,90 tenho ligação nacional livre, SMS, play kids livre e 18gb
Daniele
Depois de um ano ou menos o Whatsapp bloqueia.
Matheus Alexandre
Acho que eu me enquadro nisso também HAHAHAHAHA
DeadPull
Entendi. Faz todo o sentido mesmo. Nosso país é uma droga, né?
PinPortal ✔️
"Automático" não gosto dessa palavra. Já tive esse débito automático com a Sky. Pedi para cancelarem e ficaram debitando por três meses a mensalidade, mesmo já tendo cancelado o serviço de tv por assinatura. Boleto você paga se quiser. Se colocarem o seu nome no Serasa/Spc, você tem contigo todos os protocolos provando que solicitou o cancelamento e vão brigar na justiça. Agora débito automático é um facilitador durante o uso do serviço, porém se você quiser cancelar e a empresa for uma zona, boa sorte. Eles vão te cobrar e é você quem vai ter que correr atrás deles na justiça para restituição do dinheiro cobrado indevidamente.Primeiro caso: briga na justiça, porque colocaram o seu nome no Serasa e você teoricamente não pagou.Segundo caso: Te cobram indevidamente, tiram o seu dinheiro da conta e é você quem tem que correr atrás dele. Prefiro a primeira opção. Isso em serviços que não tem como ser pré-pago, como Net TV, etc.Brasil é uma zona, cara. Entende isso.
ochateador
Até começar a vir os serviços ocultos na conta e você pagar mais por menos.Boa sorte depois tentando reaver o dinheiro.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
E uma pena que esse prezao é só para alguns DDDs
DeadPull
Tem uma tecnologia bacana que é utilizada por aí e que pode resolver teu problema. Chama-se "débito automático".
Jefferson Rodrigues
Eu tenho 5. Kkkkk
Jefferson Rodrigues
Cadastra o teu número naquele site que bloqueia ligações de telemarketing.
Jefferson Rodrigues
Pré pago é vida!! Ele oferece mais benefícios que muitos pós ainda dá pra economizar recarregando com desconto.
PinPortal ✔️
Perai, cara kkkVocê tá falando besteira demais. Eu já viajei pra fora do país e tenho pré-pago. Já tive pós-pago, mas vinha cobrança indevida, muito estresse. Agora no pré eu não me estresso. Coloco o crédito pelo aplicativo do Banco e na hora fica pronto. Pré não é coisa de pobre não, é de gente que não quer ter vínculo com operadora. Isso porque o meu pós era via boleto bancário, se fosse cartão de crédito com pagamento automático, eu já estaria doido.Pré é a melhor saída.
Andre Kittler
Cara, pre-pago simplesmente é mais barato que o pós - no meu caso, Tim, é MUITO mais barato.Internacional? Com 10 libras pega chip com 10G de internet em Londres.Não é questão de dinheiro, é cérebro. Não tenho dinheiro para tocar fora em planos que, na maioria dos recursos, são desnecessários.PS: até queria VoLTE, mais meu Zonfone5 não suporta e, honestamente, não é essencial.
jacob
"Para aumentar o faturamento, as operadoras vêm estimulando a conversão da base pré-paga em pós-paga, que tem planos mais caros e exige compromisso mensal."Também pudera, toda hora mandando SMS, fazendo ligações inconvenientes (já são mais de 30 números bloqueados no meu celular), mostrando aquelas malditas mensagens pop-up de "OK/Cancelar", tudo isso pra converter pra um plano controle que você paga 4x mais pra obter 1,5x mais benefícios... É, o marketing tem funcionado bem, mas não comigo, continuo fiel ao meu Prezão da Claro por 15 reais mensais e 3GB, muito mais do que eu preciso, mês passado por exemplo gastei apenas 1,2GB. E ainda tem a vantagem de que se eu não quiser o serviço em um mês é só eu não recarregar, agora experimente deixar de pagar o seu pós/controle por um mês pra ver se sua vida não vira um inferno.
PinPortal ✔️
"É importante lembrar que planos controle são considerados como pós-pago pelas operadoras: embora sejam mais limitados que o pós-pago puro, eles também possuem compromisso mensal e valores maiores que do o pré-pago."Não importa ser é o plano caro ou plano controle, é tudo pós-pago. A conta vem no final do mês, após o uso. Isso é pós-pago.Pré-pago você compra crédito e tem direito a usar por X dias.Sim, por isso o número de linhas pré-pagas desativas é maior do que as de pós-pagas ativadas. Se não fosse esse efeito de um usuário ter 2, 3,4 chips de operadoras diferentes, então era sinal de que muita gente faleceu no Brasil e isso não é verdade, há um crescimento populacional no nosso país e não o contrário.
Cesar Cardoso
Vamos com calma aí:1) Destes 11 milhões de novos pós-pagos, quantos são controle? Chuto aí que, pelo menos, uns 9 milhões.2) O fim do "efeito clube" fez um monte de gente aposentar o segundo, terceiro, quarto chip. Isso impacta na base do pré-pago.3) Vamos reconhecer: as operadoras fizeram um excelente trabalho de "convencer" o cliente a migrar do pós para o controle. Além de complicar o pré com valores diferentes para tempos de recarga diferentes, quem tenta fazer o carregamento mensal do pré descobre que é mais vantajoso pegar um cartão de crédito e passar pro controle.(lembrando que o pré mensal é o concorrente natural do controle)
Highlander
O tipo não tem dinheiro para uma linha pós-paga, ele vai ter dinheiro para viagem internacional!?
Highlander
Tu só conheces mendigos! 😳
Matheus Alexandre
Todos que conheço só usam o chip para se cadastrar no whatsapp. depois jogam pra lá e deixam bloquear a linha por falta de recarga.
André G
Um pouco também é o fato de que muita gente tinha mais de um chip, muita gente acabava tendo um chip para cada operadora. Hoje em dia isso é muito raro, pois está barato ter ligações ilimitadas pra qualquer operadora e também o número de ligações diminuiu, tem gente que trata tudo via WhatsApp.
André G
O pós pago em muitos casos é apenas um pré pago maquiado. O Vivo Easy é um plano pré pago pois você precisa pagar tudo antes de usar, mas ele entra na lista de pós pago.
Trovalds
Acredito que um pouco dessa "perda" são linhas que foram canceladas automaticamente por falta de recarga e outras que os aparelhos foram bloqueados e o dono do chip não fez questão de um aparelho novo. Daí entra também a questão do povo que só usa mensasgeiros no Wi-Fi e mesmo sem a linha ativa os serviços funcionam igualmente (Whatsapp, por exemplo).
Anderson Silva
Não é pra menos, esses safados só oferecem os melhores serviços pra quem é Pós... vide Wi-Fi Calling, VoLTE, benefício para Roaming Internacional...