Início » Telecomunicações » "Ultra banda larga" cresce 75% em um ano e conexões lentas diminuem, diz Anatel

"Ultra banda larga" cresce 75% em um ano e conexões lentas diminuem, diz Anatel

Claro/NET é a operadora com maior número de clientes de internet fixa, seguida por Vivo e Oi; telefonia fixa continua em declínio

Lucas Braga Por

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou os números referentes ao serviço de banda larga e telefonia fixa de junho de 2019: as conexões acima de 34 Mb/s, consideradas como "ultra banda larga" pela agência, cresceram 75% em doze meses; enquanto isso, o número de acesso em velocidades de até 500 kb/s caiu pela metade. Além disso, foram encerradas mais de 3 milhões de linhas fixas no último ano.

O serviço de internet foi incluído em mais 1,28 milhão de domicílios no último ano. A Claro (incluindo a NET) é a operadora com o maior número de clientes, seguida por Vivo e Oi.

As empresas de pequeno porte possuem, somadas, mais acessos do que Vivo e Oi. No total são 5,5 mil prestadoras de pequeno porte, mas 506 delas não enviaram os números de junho para a Anatel.

Veja os dados:

Operadora Market share Número de clientes Variação anual
Claro 30,08% 9,53 milhões + 3,97%
Operadoras de pequeno porte 25,91% 8,24 milhões - 7,09%
Vivo 23,31% 7,39 milhões - 2,62%
Oi 18,16% 5,75 milhões - 1,5%

A tecnologia mais utilizada é xDSL, que utiliza par metálico telefônico, com 11,1 milhões de acessos, seguida pelo cabo, com 9,55 milhões de acessos. Acessos via fibra óptica somam 7,2 milhões de acessos, enquanto 3,7 milhões de domicílios são atendidos por outras tecnologias.

Conexões lentas perdem espaço para "ultra banda larga"

Uma boa notícia é que a velocidade contratada está cada vez maior. No último ano, os acessos superiores a 34 Mb/s cresceram em 75,3%, aumento de 4,52 milhões; foi o único recorte que apresentou crescimento. Os acessos com velocidades de até 0,51 Mb/s foram os mais reduzidos, com 372 mil desligamentos (queda de 48,5%).

É bem provável que esse resultado continue se repetindo nos próximos meses: as operadoras estão oferecendo planos com velocidades cada vez maiores, e o acesso a tecnologias de fibra óptica é cada vez mais popular.

Estas são as faixas de velocidade utilizadas nos domicílios em junho de 2019:

  • até 2 Mb/s: 14,2%
  • 2 a 12 Mb/s: 27,9%
  • 12 a 34 Mb/s: 24,6%
  • acima de 34 Mb/s: 33,2%

Telefone fixo segue perdendo mercado

Em junho de 2019, a Anatel registrou um total de 35,6 milhões de linhas de telefonia fixa, que continua em queda. No último ano, houve redução de mais de 3 milhões de linhas.

O resultado é de se esperar: o hábito do consumidor mudou e o telefone fixo deixou de ser um item necessário para muitas pessoas. O uso da telefonia celular e internet acaba substituindo as linhas fixas tradicionais.

Com informações: Anatel, [2]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Ricardo Dos Santos
Eu já conto com 60 mega de velocidade! Muito boa mesmo, que em breve venha 200 mega ou até mais pelo mesmo preço.
Hélio Aparecido Justino
A Anatel ainda fica presa aos Grandes Telecom Vivo, oi, Claro/net, com velocidades pífias de até 10Mb, ultra velocidades é após 100Mb #AnatelCaiNaReal !!!
Hélio Aparecido Justino
São João da Boa Vista - SP fomos libertados da Internet Medíocre e Precária da Vivo/Telefonica hoje temos Internet de 60Mb R$ 79,90, 100Mb R$ 99,90, R$ 250Mb R$ 149,90, e 300Mb R$ 199,90 e todas com 50% do contratado em Upload.
algorges
também tenho este receio. mais ainda, em virar uma gvt que no começo era boa, ai vendeu um monte e não ampliou a rede e ficou uma M. Até o momento está fluindo bem.
João
Quando eu pesquisei na época que tava procurando um provedor pra cá era no plano normal, pelo menos no estado de SP. Pequenos provedores também cobravam 99 na maioria das cidades, principalmente qdo tem Vivo ou Net nelas.
Comentário Mil Grau℗
Ela monopoliza com internet ADSL de má qualidade que vc não consegue mexer direito com duas pessoas na conexão. Os pequenos provedores aproveitaram essa brecha da Vivo que só fibra em grandes centros e estão à todo vapor fibrando as periferias, aglomerando clientes e conquistando mais terrenos. Claro que sempre tem um ou outro provedor pequeno ruim, mas geralmente a maioria são de qualidade.
Ronan Alves de Souza Filho
Eu tinha oi Velox 15mb, era até razoável. Mas a oi aqui em Goiás dominava o estado...Já hoje ninguém mais usa. Deixou o cavalo passar arriado e não aproveitou. Aqui tem até 200 Mb por 140 reais. Agora um outro provedor tbm que é a rádio e perdeu muito cliente fibrou a cidade toda kkkk, já vai começar a oferecer 250mb com ftth tbm é deixar rádio de lado. Assim que eu gosto!! Nada como uma concorrência.
Porto Velho
Pequenos provedores (menos de 5000 clientes) não precisam de licença especifica pra operar. Basta puxar um link (ou contratar da Telebras, Oi ou Embratel) e vender internet.
Jefferson Rodrigues
Pela fama que as operadoras têm, acredito que a sua alegria vai durar uns 3 anos. Falo isso tendo como exemplo a rede 4G, que já não oferece as altas velocidades que ofereceu no passado, quando existiam poucos usuários. Acho que isso vai acontecer o mesmo comigo. A rede de fibra da operadora local também é nova e não há tantas pessoas usando ela.
Porto Velho
Com as exigências da Anatel não compensava mesmo. Esses pequenos provedores se espalharam porque a agencia dispensou de licença especifica, tornando o custo muito menor. Ai passou a compensar financeiramente. Dispensa as grandes de papelada inútil pra ver se elas não vão até uma aldeia indígena no meio do Acre.
Porto Velho
Em 2017 pequenos provedores (menos de 5 mil clientes) foram dispensados de licença por parte da Anatel. Foi esse o "fenômeno" que aconteceu.E tem uma galerinha que ainda teima em dizer que o Estado tem que controlar porque o "livre-mercado" é prejudicial ao consumidor, que as empresas são malvadonas e vão torturar os clientes em calabouços caso o Estado não exija uma papelada inútil delas.E essa barreira de 5 mil clientes ainda é bem idiota. Um provedor pequeno aqui da cidade não vende mais planos porque atingiu o limite, mesmo tendo capacidade na rede pra atender mais residências. Tinha que acabar com isso. Se não há impedimento natural pra concorrência (como no celular com frequências limitadas), não faz muito sentido limitar artificialmente a entrada de concorrência.
Baidu feat MC Brinquedo
Oi fibra.Rede nova, não sei se minha alegria vai durar por muito tempo, mas por enquanto é só alegria.
Porto Velho
Pra internet fixa é relativamente simples. Pra telefonia fixa (quem liga?) e celular (por conta do espectro limitado) é que complica.
Porto Velho
Tá igual a finada Brasil Telecom. Vendia planos 3G de 250kbs, 600kbps e 1Mbps, mas se tivesse o modem branco, não conseguia usar a internet, não funcionava. Se tivesse o modem preto, a velocidade era o que a rede suportava. Como nao tinha limite, tinha um monte de gente pagando R$49,90 pra ter internet de 7 ou 8mbps (isso a 10 anos atrás era uma baita velocidade e o preço era ínfimo). Ate que a Oi chegou e acabou com a farra. Os planos continuaram ilimitados, mas a velocidade se limitou ao plano contratado. Pelo menos os modens brancos passaram a funcionar.
jacob
Só se a estrutura do provedor for muito ruim, um rádio bem configurado e com visada aceitável vai te acrescentar no máximo uns 3-5ms a mais no ping, não é exatamente o fim do mundo.
SmokingSnake
Tem que agradecer a quem teve a brilhante ideia de acabar com a necessidade de licença do governo ($$$$) para os pequenos provedores com menos de 5 mil usuários lá em 2017. Era para ser ainda melhor já que tinha gente querendo acabar com a licença para todas as empresas, menos de 5 mil usuários ainda é muito pouco...
Gilberto Cavalcanti
Isso é fato! Aqui no interior da Paraíba já temos provedores locais vendendo até 200mb via fibra ótica cobrando os mesmos preços que eram quando o máximo era 10mb nunca imaginei que iria viver pra ver isso por aqui.
Junior Madeira de Moura
Verdade Ronan, moro no Maranhão, aqui não tinha nem como ter Oi Velox, e hoje tem concorrente de FTTH aqui e toda hora alguém fazendo promoção, tá vindo um provedor novo com 120 mega por 99$.
Ronan Alves de Souza Filho
Agradeçam os pequenos provedores por isso, se não fosse eles o quadro seria o contrário. Hoje tenho ftth de 100 Mb por 99 reais mensais graças a um desses provedores.
SmokingSnake
Não tem nada de curioso, isso se chama menos regulamentação. A Anatel retirou a necessidade de licença para pequenos provedores e desde então o número de pequenos provedores explodiu.E tem gente que ainda é a favor de regulamentações... na época do governo vermelho protegiam a todo custo o monopólio da oi lerdox, campeã nacional do mula.
Leumas Ninguem
Aqui também é DesktopPorém só 100 MB por 99 reais
Leumas Ninguem
O duro de via rádio é a latência alta e a estabilidade (tempestades e chuvas fortes prejudicam demais)Jogo online esqueça, o ping fica muito alto
Leumas Ninguem
Aqui é 100/20 FTTHAcho ótimo
Edson Passos
99 reais com combo?
Vegeta humilde
EU fico indignado como a Vivo, q basicamente monopoliza as conexões nas periferias, não investe o mínimo em infra pra atender melhor os clientes que nem trocariam de operadora
Vegeta humilde
A do meu bairro está careira tbm, gostaria de testar, mas pelo preço e as poucas ocorrência que tenho com a Live Tim nem vale a pena tentar.E sendo um pouco autocrítico, não acho q precise de mais de 50Mbps em casa
Vegeta humilde
Outro dia vi um cartaz de um pequeno provedor no meu bairro.200 reais por 100Mbps se não me engano.As opção são vivo de 2Mbps (não lembro o preço) ou Live tim de 60Mbps por 100 guedes.No caso do meu bairro, acho q nõ vão sair ganhando mto
Lucca
Incrivelmente dá pra fazer mais do que parece... mas quando o youtube/twitch roda a 480p é milagre
Vegeta humilde
Tive sorte (ou venci por insistência, nunca saberei) da Live Tim chegar (ainda q timidamente) no meu bairro, sofria desses mesmo problema com a Vivo
Vegeta humilde
Imaginei o mesmoNem meus pais aguentariam 2Mbps no celular hj em dia
Higo
Tô me perguntando o que vc faz com 2 Mbps... usa mIRC?
jacob
Pessoal adora falar da "internet de primeiro mundo" dos EUA e do mito Google Fiber (mito no sentido original da palavra, de algo fantasioso e que praticamente não existe na vida real), que só existe em meia dúzia de cidades. Experimente sair das grandes metrópoles de lá pra ver se você acha alguma conexão decente. Vários youtubers que acompanho de lá têm conexões horríveis, alguns até com 5Mbps ADSL. E não é só lá, no UK e Canadá é a mesma coisa.No geral, temos uma internet no Brasil bem melhor do que achamos que temos, conseguimos baixar torrent sem receber cartinha do FBI, DMCA e etc, o que mais dá pra pedir?
Mtim Ribeiro
sai da "fibra" da vivo FTTC, a oi veio levando os clientes com o FTTH.Pagava 130,00 (isso pq pedi desconto paguei um mes de 160,00) em 50 Mb (FTTC VIVO), agora com a OI unica que disponibilizou FTTH na região (Aparecida de Goiânia/GO)...pago 99.90 em 200 Mb, para migrar a outra operadora só se tiver um preço melhor caso contrario vou ficando na OI bate 220 Mb nos testes da EAQ via cabo, wifi não (media 150 Mb) só nos celulares da Xioami que chegam a 209 Mb.A única coisa para melhorar é o modem da nokia com antena embutida, mas foi cedido pela operadora, para melhorar vou ter que comprar um bom.
algorges
o minimo garantido é 100mbps. mas sempre fica acima de 300.
VolksW4GNER
Na documentação do plano diz que a velocidade máxima nominal é 1 Gbps, e velocidade garantida apenas 100 Mbps, então não é ilimitado.
jacob
Pra uma operadora comum hoje em dia, não há diferença alguma entre oferecer 1Mbps ou 10Mbps, os custos operacionais são os mesmos. Inclusive é até melhor pra operadora oferecer mais velocidade, pois o download dos arquivos durará menos tempo, liberando conexões nos roteadores internos.
Lucca
Aqui a fibra chegou há anos mas não troco meus 2MB pelos $30 a mais do 50MB, mesmo com o custo-benefício
Jefferson Rodrigues
Quase ninguém. Mas sempre vai haver alguém.
Jefferson Rodrigues
Muito bom!! Qual a operadora?
Jefferson Rodrigues
Não entendi o que você quis dizer.
jacob
Em internet? Temos mais que os EUA, acredite ou não.
thejorsias
Pagando por R$219 em 1Gbits. Pra quem tinha 4mbit até um tempo atrás...
jacob
Hoje em dia há alguns provedores com opções bem interessantes de rádio, com planos de 30mbps com tecnologia 802.11ac, só não sei se tem na tua região.
Ralf Alencar
Mas isso não faz sentido pq se for comparar o plano de 1mb pra outro de 10mb a diferença é de uns R$30.
Ralf Alencar
Os provedores grandes nunca quiseram investir em tecnologia nas áreas periféricas pois pensavam que não haveria retorno, mas justamente se provou o contrario com os pequenos provedores.
algorges
kkkk, se o conversor da fibra da operadora fosse também 10gbps.....sim, eles fornecem o conversor para a fibra e um roteador wifi se desejar.ligando atrás do meu roteador wifi velhinho da 300 mega. mais que bom.
Thiago Moraes
Eu sei que não temos, mas está quase sendo pelo menos no interior como o pessoal tem relatado aí nos comentários. Aonde moro por exemplo aqui no RJ capital só tenho TimLive e Oi. Depois de anos sofrendo com a Oi veio a TimLive para me fazer feliz.
VolksW4GNER
Na hora eu comprava uma placa de rede 10 Gbps. O modem/roteador é fornecido por eles?
Ralf Alencar
Passei 8 anos com 4mb da vivo te entendo como é ,a primeira coisa que fiz com minha internet de 50 megas foi baixar minha biblioteca do steam e do Xbox.
Ralf Alencar
Faz alguns meses que chegou internet decente aqui na ZL de SP, fiquei 8 anos com 4mbs de internet da vivo pagando 120 por mês e hoje pago 99 em 50 megas isso pq ainda tem opções melhores mas esse plano está bom pra mim.
Thiago Moraes
Viva a concorrência, o livre mercado!
Jorge Luis
para valores fixos o débito é ótimo. só não coloco mais em nada que o preço varia, pois já me ferrei fazendo isso.
algorges
Aqui em Jaraguá do Sul - SC, tem a Naxi. Plano sem limite de velocidade, o limite é o seu equipamento. Ligo meu note direto na fibra, 800 mega. Coisa linda.
Wellington Gomes dos Santos
A periferia de São Paulo ainda está com arcaicos 2MB e ao custo absurdo de R$ 20,00 cada mega, ou seja, R$ 40,00 mensais e monopólio da Vivo. Com certeza, está entre os piores custo benefício do mundo.
Lucas Fernando
Os provedores locais fizeram o cenário da internet fixa evoluir. No meu bairro, se dependesse da Vivo ainda estaríamos com 25 Mb ADSL.Uso um provedor local chamado Desktop, tenho 500 Mb (50 upload), FTTH, sem franquia, por R$ 200. Ótimo custo x benefício.
Luiz Fernando
Passei quase uma década usando internet de 5 MB da Oi. Felizmente está situação mudou mês passado quando eles enfim disponibilizaram os 35 MB pra minha região! Ainda não me acostumei com os vídeos do YouTube rodado em 4K no automático e em poder rodar vídeo em 8K tbm, sem contar a velocidade de download do torrent
Raphael
Ao contrário dos EUA onde poucas empresas controlam o mercado, no Brasil graças aos pequenos provedores nós temos boa velocidade e bom preço. Sem contar que se fossem poucas empresas como nos EUA essa hora já teríamos limites de banda larga.
Baidu feat MC Brinquedo
80 no débito automático ou 100 sem. Claro que escolhi a primeira opção.
Canal Universo Bardog
A rádio eu descarto, aqui na minha cidade são muito ruins.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Vê se de repente tu não consegue uma rádio mais rápida.
Canal Universo Bardog
Pior que não. É ADSL da Sercomtel, só no meu bairro a velocidade é baixa assim!...Eles passaram até a fibra ótica aqui na minha rua, mas a empresa está sendo vendida...então duvido que façam algo em um curto prazo!!
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Mas também quem é que quer 1mb hoje em dia? O mínimo que recomendo é 10mb que dá para assistir um YouTube/Netflix em full HD de boa, abaixo disso até o usuário mais básico vai passar necessidade.
João
Pequenos provedores salvaram a internet no BR, literalmente. Só falta diminuir o preço, aqui 100Mbps ainda são caros, enquanto a Vivo fibra onde está disponível custa apenas 99 reais.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Putz, usa Internet a rádio?
Canal Universo Bardog
120GB é pouco de franquia...e eu uso mais durante o dia....de madrugada nem...Mas valeu por esta informação. Abraços
Jefferson Rodrigues
A minha de 10MB FTTH custa 60 reais. Tá cara!
Jefferson Rodrigues
Assina um plano da Claro de 120GB+120GB pra usar na madrugada. O valor e a velocidade são bons. Esse plano é pra quem não tem opção de contratar uma banda larga boa.
Jefferson Rodrigues
Paga quanto?
Douglas B
É curioso o fenômeno que ocorreu nos últimos anos. Até alguns anos atrás, as grandes provedores de banda larga se limitavam a municípios grandes das regiões metropolitanas, ficando os menores dependentes de internet a rádio que mal funcionava.Surgiram vários provedores pequenos atendendo os municípios periféricos, que competiam entre si. Com o tempo, esses provedores substituíram sua tecnologia de sinal via rádio ou digital para fibra ótica, e atualmente esses municípios tem fibra ótica com latência excelente e boa velocidade, enquanto as grandes cidades ainda estão em sua maioria utilizando DSLR. O mundo deu voltas rs.
Leumas Ninguem
Graças aos provedores locaisTenho 100 MB por 99 reais em fibra óptica FTTH, sendo que aqui não passa nenhum grande provedor via cabo (só tem via 4G ou satélite)
Baidu feat MC Brinquedo
Aqui era 15Mb e atendia duas casas, até que dava, mas tinha horas (fds) que me fazia passar raiva.Agora tem 200Mb FTTH e não quero outra vida.
Canal Universo Bardog
Não amigo, isto que deixa com mais raiva!!! Moro em Londrina-PR (2 maior cidade do parana e a 4ª do sul do pais) O problema é que moro em uma zona afastada do centro. Mas como disse, tem a Vivo próximo da minha casa, mas eles não ligam em expandir..ai ficam os moradores esperando uma infraestrutura que nunca vem...
brunocabral
A minha é uma cidadezinha chamada Rio das Ostras, não tem nem 10 anos que chegou a 100 mil habitantes. Até bem pouco tempo (2003/2007) era quase uma roça, com seus míseros 50 mil habitantes.
brunocabral
Aqui varia de 80 até 120 dependendo da operadora, planos mais baratos podem ser achados por 50 R$ mas geralmente de 30 ou 50 MB
brunocabral
Sai da vida de 15 pra um planinho de 35 Mega sem vergonha e agora estou num de 150 Megas, foi a melhor coisa que fiz.
Jefferson Rodrigues
Eu uso uma de 10 e tô super satisfeito.
Jefferson Rodrigues
Na minha cidade, tem muitas operadoras locais, mas só uma delas cobre a minha rua. O plano de 100MB custa 230. Tá caro demais!!
Comentário Mil Grau℗
Acho que a grande alta de internet banda larga é graças aos pequenos provedores que vem crescendo mto em bairros onde as grandes não atuam.
Jefferson Rodrigues
Você mora no interior de alguma cidade?
Hugo Henrique
aqui na minha cidade umas semanas atras deu um surto no provedor que eu contratei, inves de vir os 22 mega tradicional, tava vindo 100 mega de down e up. me acostumei tao rapido que quando eles reduziram de novo to penando pra voltar kkkkkmas é estranho aqui pq é FTTH e tu contrata 3 megas e vem 25~30, mas já era aqui pra ter plano de 100 megas, mas não tem pq aqui fazem "cartel" segundo meu professor, ficam segurando....
brunocabral
Eu contratei uma dessas mini-operadoras, 150 Mbps no plano mais barato.
brunocabral
Cara, Steam baixando uns 100 GB, 2x YouTube 1080p (ou Crunchyroll), Netflix 4k, Globo Play que mesmo em 720p puxa mais banda que o YouTube em 1440p, tem certeza que é o roteador?P.S: na parte da pergunta sobre o roteador, fui sarcástico, é óbvio que não é o roteador/modem (que tipo de idiota acha que 15 Mbps aguenta 4k + 2x 1080p + Steam?)
Canal Universo Bardog
Ainda bem , chará!!! Tomara que ainda este ano eu consiga escapar disso, sei que a Vivo está a 4 ruas acima da minha....mas desde 2016!!
Antonio Araújo
A Vivo ta nem ai em Natal RN (CAPITAL). Oferece velocidade menor desde que era GVT. Apesar de ter boa estrutura! É lamentável! Provedores pequenos estão fazendo a festa. Até a NET/claro ta oferecendo 240 Megas por 99,90 com uma vastaa cobertura!
小岩井
Até eles enfiarem o limite de banda e reduzirem a velocidade de todo mundo novamente
ochateador
Roteador ou modem ruim ou pior, mau configurado.
ochateador
Ultra-banda larga para mim tem que ter 100 Mbps de download e 50 Mbps de upload, no método FTTH.Qualquer coisa inferior a isso eu considero banda larga.
brunocabral
Ufa, me livrei desse pesadelo. Go! Go! 33% rumo a o avante e além! :)
brunocabral
Comigo não rola, 4 aqui, um pendurado no Netflix (irmã), outro no Youtube (Pai), outra no Globo Play (Mãe) e eu no combo Crunchyroll / Netflix / Youtube / Download Steam. Ai não tem 15 Mbps (velocidade antiga, não a atual, de 150 Mbps) que aguente.
Canal Universo Bardog
Infelizmente, faço parte dos 14,2% não aguento mais 2mb aff.
brunocabral
10 MB ou 10 Mbps? 10 MB = 10 MB/s, 10 Mbps = 800 KB/s.
André Noia
Comigo a mesma coisa. Comecei com 60, reduzi pra 35 e agora estou com 15. Me atende super bem e ainda economizo bastante no final do ano.
brunocabral
Graças ao deus-mercado minha cidade está em uma guerra de mini-operadoras de internet, uma oferece entre 100 Mbps e 200 Mbps e a outra entre 80 Mbps e 160 Mbps. É pra glorificar de pé irmão!
Klean
Olá Jefferson. A diferença na verdade está em Megabits e Megabytes. As operadores vendem os planos em Megabits. Ex.: 100Megabits/s. Sabendo que 1 byte = 8 bits, podemos dividir o valor em Megabits por 8. 100/8 = 12.5Megabytes/s de taxa de download. Geralmente se referimos à Megabits por Mb e Megabytes por MB.
Jefferson Rodrigues
Aqui em casa, é uma velocidade de 10MB e somos 4 pessoas. Ela consegue dar conta do recado.
Jefferson Rodrigues
As operadoras de bairro também são responsáveis por essa alta porcentagem, mas também tem manipulação por parte das grandes operadoras para forçar os clientes a aderirem as velocidades maiores. Um exemplo disso é a Oi, que oferece velocidades a partir de 1Mb, mas ela não informa isso no site. Só mostra as grandes velocidades. Então, quem quiser uma velocidade menor não vai conseguir.
Jefferson Rodrigues
Qual a forma correta de se referir a banda larga Mb/s ou Mb? O que as operadoras vendem é Mb. Mb/s convertido para Mb tem uma velocidade bem maior. Se uma velocidade atinge 35Mb/s, logo a velocidade dela é mais ou menos 90Mb. Tô errado?
Gustavo Calanzani
Concordo totalmente. Eu moro numa cidade com aproximadamente 30 mil habitantes e no último ano aqui saímos de a Oi ser a única operadora, com planos de velocidade máxima de 10Mbps, para 3 empresas diferentes que oferecem FTTH com velocidades de até 150Mbps. E detalhe, tudo isso por um preço mais baixo que a internet da Oi.
Alisson Santos
Grande parte da expansão da ultra banda larga se deve às operadoras "de bairro", que estão substituindo sua estrutura antiga por FTTH e oferecendo ótimos planos e entregando de fato o que oferecem. Se eu fosse depender das grandes operadoras, hoje estaria usando cobre de no máximo 15 Mb/s.
betacaroteno
Os acessos "ultra" sumiram pq as operadoras não oferecem mais, ao menos em grandes centros.Eu ainda mantenho um plano de 15mbps (moro sozinho e pra mim dá e sobra). Mas minha operadora hoje só oferece acima de 35mbps.