Início » Legislação » Netflix e Uber poderão pagar mais imposto com reforma tributária

Netflix e Uber poderão pagar mais imposto com reforma tributária

A PEC 45/2019 defende imposto mais alto para empresas que prestam serviços pela internet

Victor Hugo Silva Por

A Câmara dos Deputados analisa uma proposta de reforma tributária que pode aumentar os impostos sobre Netflix e Uber. O objetivo dos parlamentares é aumentar alíquotas voltadas para as companhias estrangeiras que prestam serviços pela internet, as chamadas OTTs (over the top).

Netflix / Freestocks / Unsplash

"São empresas que auferem uma boa receita de serviço e que não deixam nada aqui para o Brasil, apenas captam esse dinheiro do esforço de cada um de nós e levam embora para outros países", disse, em julho, o presidente da Comissão Especial da Reforma Tributária, deputado Hildo Rocha (MDB-MA).

A mudança está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019. Ela acaba com três tributos federais: IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social).

O texto também propõe o fim do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), estadual, e do ISS (Imposto Sobre Serviços), municipal. Em contrapartida, seria criado o IBS (Imposto sobre Operações com Bens e Serviços), que definiria alíquotas maiores sobre OTTs estrangeiras.

A discussão sobre reforma tributária deve passar por alterações na Câmara, já que o governo também pode apresentar sua proposta. Ela alteraria somente os tributos federais e deixaria para uma segunda etapa as mudanças em tributos estaduais e municipais.

Com informações: TeleSíntese.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

pedro 🌀
é um projeto do MDB. já ouviu falar em separação de poderes?
João
Se fosse assim simples era maravilhoso, era só trocar de governo e tudo estaria perfeito, mas os deputados são muito fragmentados e não entendem nada dos assuntos.
Flavio Toledo
Exatamente esse problema no final das contas algum momento preço vai aumentar e quem continua pagando somos nos. Nao sei exatamente o que acontece tenho impressao tem gente se apega algumas coisas e no final das contas para cidado comum usufruir vai precisar pagar exatamente por isso espero todas linhas metro de Sao Paulo seja concessionadas.
Flavio Toledo
Eu acho devia mudar titulo da materia porque todas vez coloca novos impostos empresa simplesmente reajusta preço. Ate hoje nunca vi um projeto para reduzir custos e salarios desse pliantras recebem alem daquilo precisa para viver.
Vagner Da Silva
No nosso sistema político tudo cai na conta da governo, vide o anti-petismo.
Lui Spin
Sim, estão pensando sim, e eu sou contra. Nem tudo que o Paulo Guedes fala, é bom. A volta de um imposto como a CPMF representa atraso na modernização dos meios de pagamento, além do imposto ser cobrado várias vezes por toda a cadeia produtiva.Espero que ele desista dessa ideia.
JK
Kkkk, justo. Trato ela e outras empresas vendo apenas "o" serviço e termino os tratando no masculino. Erro meu.
Epic Mac Fadden - ODZ -
Graças à deux. Imagine a merdx que isso daria.
marcos_5000
X governx não quer discussão de identidade de gênerx.
Epic Mac Fadden - ODZ -
Meninx
marcos_5000
Só uma correção... A Netflix*. Ela é "menina".
Caleb Enyawbruce
Galera descendo o reio no governo, mas o projeto não foi formulado pelo Congresso? 🤔
JK
"“São empresas que auferem uma boa receita de serviço e que não deixam nada aqui para o Brasil"Eles acham que o conteúdo nacional, dublagem e legendas são feitas por quem? As produções exigem um leque imenso de pessoas, o Netflix emprega bastante cedendo dinheiro para estúdios e projetos. Politico só vê o dinheiro que vai pra Brasilia mesmo, vive em um mundo paralelo.
João
O parlamento que aprova. Não importa o governo que tá lá, parlamento é que manda.
Marcvs Antonivs
O governo aprova? Então é projeto do governo.
Marcvs Antonivs
Oi?... Estão pensando em trazer a CPMF de volta e agora essa e vc ainda acredita nos leros do guedes? Ahhhhh, por favor né.
Marcvs Antonivs
E viva o Bozo e quem o colocou no poder! Certamente foi pra isso mesmo que o colocaram lá.
João
O projeto é do MDB.
Love
E é exatamente isso que as operadoras de TV querem, lembro do presidente(acho) da Globo Play, falando que a Netflix oferecia produto desleal, pois era impossível ter um produto tão bom e barato xD
Love
E au
murilo
daqui a pouco a mensalidade do Netflix vai bater nos R$ 100,00 se continuar assim
Felipe Costa Gualberto
Já que a empresa estrangeira tá de fora do esquema do imposto, bota as nacionais também. O raciocínio tem que ser esse.
Vagner Da Silva
Na economia... quer dizer, ele é liberal com dinheiro público pra economizar o próprio dinheiro.
zephyr1an
1. bozo é um psicopata de 13 anos que está na fase anal, por isso fala de cocô dia sim e o outro tabém2. esse negócio com a Netflix com certeza tem o dedinho da Globo...a Uber entrou de gaiato na história
Rod
Bozo é liberal aonde?
Adrian Dérick
Nós, brasileiros, pagamos muitos impostos com baixíssimo retorno, e quando tem, é um serviço de péssima qualidade. Espero que o governo, que se diz liberal, faça alguma coisa para vetar isso, pois esse aumento de imposto quem vai pagar são os brasileiros. Sério, por que vocês não diminuem seus salários e benefícios? Trabalhar 5 meses só para pagar imposto é triste, ainda mais sabendo que todos já pagaram mais de 1,5 trilhão de reais em impostos.
Porto Velho
A FCA investindo no Brasil mais do que investe no mundo inteiro pra aparecer um cara desses dizendo que as multinacionais so pegam o dinheiro aqui e levam pra fora.
Lui Spin
Neh, ao invés dele torcer pra melhorar para todos, torce para piorar para todos.
Lui Spin
Vão ignorar com sucesso. Pode esperar.
Lui Spin
Exatamente. Tem que ser muito burro pra fazer uma afirmação dessas.
Lui Spin
Lamentável ter que ler algo assim.
Lui Spin
A intenção do governo não é diminuir impostos?Quem ganha com essa cobrança a mais em empresas estrangeiras? O povo que não é, pois só perde.Essas empresas geram serviços de qualidade, emprego e renda no Brasil. Se tem sede aqui, nada mais justo do que pagar imposto igual qualquer outra empresa brasileira.
Porto Velho
Nao pagam nada? Nunca ouviu falar de impostos sobre lucro líquido, presumido ou real, SIMPLES, MEI??É tudo imposto que qualquer um que tenha CNPJ paga, produzindo ou nao.
Porto Velho
É ideia de quem nunca produziu nada. Ele acha que nao precisa investir ou empregar ninguém. Só colocar o aspirador de po, sugar dinheiro e levar embora.A FCA, uma empresa italo-americana, tá tacando dinheiro a rodo no Brasil. Mas na cabeça dele, todo o dinheiro na compra do Cherokee que eles andam pra baixo e pra cima vai direto pros EUA.
Porto Velho
São empresas que auferem uma boa receita de serviço e que não deixam nada aqui para o Brasil, apenas captam esse dinheiro do esforço de cada um de nós e levam embora para outros paísesTakipariu!
Vagner Da Silva
E continuaremos com o padrão de taxar o consumo e desestimular a economia, esse é o governo liberal de que tanto falavam... Liberal com os parentes.
johndoe1981
Bando de parasitas, acabar com os infinitos privilégios esses safados dos parlamentares não querem, só aumentar imposto.
johndoe1981
Capaz de defenderem ou atribuírem ao presidente. Chegamos a um ponto que você fica menos desinformado se deixar de ler notícias.
Jonathan
"...auferem uma boa receita de serviço e que não deixam nada aqui para o Brasil, apenas captam esse dinheiro do esforço de cada um de nós..."O cara descreveu qualquer político do Brasil
Keaton
Pera, e o caixa dois fica onde?
Kazz
"Eu me ferro, então quero que os outros se ferrem também"Que mentalidade...Além disso, sabe que eles vão repassar esse valor do imposto para os consumidores né? É você que vai pagar a conta, amigo.
Kazz
Na prática, sabemos quem vai pagar a diferença.
SR 71 Pássaro Preto
Aumento de impostos significa mais dinheiro para o governo e menos dinheiro para nós.
Rodrigo Sena
Se não fica 200% da renda no Brasil, então não tá certo! (100% DE LUCRO 100% DE PROPINA)
Zé das Covi
longe de mim defender imposto, mas antes os caras não pagavam nada, e agora pagam 2%, todo mundo se ferra no imposto, não vejo motivo pra uma empresa estrangeira ficar de fora não, ae tem aquela história de incentivar o mercado com baixas taxas e tals, mas basta não meter 60% que ta boneco
Jairo ☠️
Exatamente isto , a hipocrisia dos nossos políticos não tem limites
Alisson Santos
O argumento do deputado não poderia ter sido pior, pois não são todas as OTTs que se encaixam na descrição dele. Netflix, por exemplo, gera empregos e estimula a produção cinematográfica no Brasil. Uber nem se fala, é a principal renda de milhares de pessoas, num país com 12 milhões de desempregados.
Luizão
que ''boa notícia'', vamos ver como a grande mídia vai se comportar, que desceu o kct na redução de impostos dos games..... se bem que agora é capaz de ignorarem isso.
Junior Sousa
Político não sabe fazer nada direito mesmo. 😒😒