Início » Aplicativos e Software » Microsoft sugere abas e cantos arredondados para apps do Windows 10

Microsoft sugere abas e cantos arredondados para apps do Windows 10

Windows 10 terá mais aplicativos com cantos arredondados, abas em janelas e linhas finas em elementos de interface

Felipe Ventura Por

A Microsoft oferece uma biblioteca de elementos de interface chamada WinUI: ela é pensada para quem desenvolve aplicativos universais (UWP), e foi atualizada para incluir itens com cantos arredondados, janelas com abas e linhas mais finas. É uma prévia do design que o próprio Windows 10 deve receber nos próximos meses.

Windows 10

O WinUI reúne os elementos de interface para apps universais: trata-se de um projeto open-source da Microsoft que chegou à versão estável 2.2 nesta semana. Uma de suas novidades é o “CornerRadius”: os desenvolvedores podem criar menus e caixas de texto com cantos arredondados.

Zac Bowden, do Windows Central, disse no Twitter que os cantos arredondados devem “aparecer em mais áreas do software da Microsoft nas próximas semanas, meses e anos”, incluindo no Windows, Office e Xbox.

O Microsoft Edge com Chromium já usa abas e campos de texto com cantos arredondados. Aos poucos, o Windows 10 e aplicativos como o Clima adotam esse elemento de interface.

Outra novidade do WinUI é o “TabView”: este controle permite criar abas dentro de um aplicativo para diferentes páginas ou documentos. E sim, as abas têm cantos arredondados.

O Windows Terminal já usa esse elemento de interface, reunindo o Prompt de Comando, PowerShell e WSL (Windows Subsystem for Linux) em uma só ferramenta.

A Microsoft cancelou um projeto chamado Sets que traria abas ao Windows Explorer (Explorador de Arquivos) e outros programas. Isso dependia do navegador Edge para funcionar, mas ele se tornará menos integrado ao sistema operacional à medida que adota o Chromium como base. Agora, com o TabView, os aplicativos terão a liberdade de adotar abas individualmente se isso fizer sentido.

Microsoft atualiza WinUI com “visual mais limpo e familiar”

No WinUI, a espessura padrão das linhas foi reduzida “para um visual mais limpo e familiar”, segundo a Microsoft:

Além disso, o visual das caixas de seleção e dos botões de opção foi atualizado…

… assim como o botão de interruptor, que está mais curto para ficar “visualmente equilibrado enquanto mantém a usabilidade”:

Esses elementos de interface dão uma ideia da direção que veremos no design do Windows 10. O sistema vem, aos poucos, se afastando do visual flat adotado pelo Windows 8. O WinUI 2.2 está disponível para desenvolvedores no GitHub.

A Microsoft planeja lançar a versão WinUI 3.0 em 2020: ela trará um mesmo padrão de interface aos programas Win32 tradicionais e a aplicativos na plataforma UWP.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso

Lembrando que ela "atualiza em migalhas" porque atualizar tudo de uma vez é impossível, já que são dezenas de milhões de linhas de código pra atualizar, sendo que a missão do Windows 10 é entregar grandes atualizações de 6 em 6 meses.

Bruno

Era bem pior no Windows 8/8.1 mas isso de apps diferentes com a mesma função é bizarro mesmo.

Buldego

Mas a Microsoft é única guerreira que é saudosista e mantém as tendências que já existiram e existem juntas, ao mesmo tempo e misturadas no Windows 10.

richardsonvix

Engraçado como padrões de UI e UX são extintos por tendências e redescobertos - quando não lançados como ultra mega inovadores (superlativos muito usados por uma tal empresa da maçã).

Menu de contexto, cantos arredondados, abas, tudo que já existiu e foi morto porque o mercado (críticos) falavam mal, e agora voltam.

Zeb Uceta

A UI do Windows 10 parece coisa feita com pressa, ou preguiça. E não dá pra melhorar muito, porque o conceito do sistema em si já é uma zona, com desktop e modern sendo praticamente duas coisas separadas, inclusive com dois painéis de controle.

paulo yan

Agora precisa implementar isso em todo o sistema né, Dona Microsoft, e não ficar atualizando em migalhas como vem fazendo.

Jairo ☠️

Tudo na MS é em breve©

Cassio Luis Riboli

Na minha opinião a Microsoft está no rumo certo afinal interface gráfica pesa bastante no desempenho mas a Microsoft sempre foi criticada pelo descaso na beleza do Windows tanto que ainda a Apple faz piada, Windows Vista e 7 foi um marco pois chegou perto da interface que todos queriam mas chegou o Windows 8 e mudou tudo, se comparar a interface do Mac desde do 10 e atual não mudou significativamente pois com a Apple pensam no usuário já a Microsoft pensa somente no corporativo pois se pensassem nos usuários o Windows 7 seria o sistema padrão como agora o 10 é

Mike Cross

Isso é o que dá segurar um bocado de design legado. Ainda há de alguém criar uma UI adaptativa, conforme a identidade do sistema for mudando.

Cassio Luis Riboli

Interface AERO do finado Vista e do ainda atual Windows 7 é futurista mas.... Não tão nem ai pra quem usa quem manda é eles e o resto aguentem (indireta pro windows 8.x)

Cassio Luis Riboli

Fato, o mesmo aconteceu com o menu iniciar tiraram a força no Windows 8/8.1 e botaram de volta

Cassio Luis Riboli

Tira cantos redondos, coloca cantos redondos
Tira transparência, coloca transparência
Bem vindo a Microsoft

Tori

Bom, sobre o flat design, se você sabe manipular bem este tipo de design, fica muito melhor que o normal skeuformismo.

"Voltaram as tendencias visuais da época do Windows 7"
correção: estão tentando adotar o que é trending atualmente.
Uma interface extremamente quadrada é cansativo para os olhos e não traz benefícios como a Microsoft gostaria.

Com essas mudanças no Fluent Design, a tendência é da um ar mais familiar e menos agressivo ao pessoal do Windows 7.
Apple faz isso a anos, por isso a transição entre versões é menos agressiva.

Buldego

O design do Windows 10 parece que foi feito no Paint por uma criança de 5 anos.

Buldego

"Pq não duvido nada eles cobrarem essas mudanças de terceiros e eles mesmos manterem esse caos visual que é o Windows 10..."

Não tenho dúvida alguma nisso.

Exibir mais comentários