Início » Aplicativos e Software » Microsoft faz testes finais de atualização do Windows 10 para novembro

Microsoft faz testes finais de atualização do Windows 10 para novembro

Windows 10 November 2019 Update (19H2) está em testes no programa Insider; "service pack" traz poucas novidades na interface

Felipe Ventura Por

O Windows 10 está se preparando para receber uma atualização semestral: o November 2019 Update, também conhecido como 19H2 ou versão 1909, está praticamente finalizado e pode ser testado dentro do programa Insider. Trata-se basicamente de um service pack: há poucas novidades na interface, pois o foco está em corrigir bugs e melhorar o desempenho.

Windows 10

Instalar o November 2019 Update promete ser um processo tranquilo para quem já está rodando o May 2019 Update, porque ele será distribuído de maneira semelhante às atualizações mensais de segurança. Ou seja, o tamanho do download será relativamente pequeno e a reinicialização vai demorar menos tempo.

No entanto, se você estiver vindo de uma versão anterior do Windows, como o October 2018 Update, será necessário esperar um pouco para instalar a atualização.

Windows 10 traz poucas mudanças na versão 1909

A lista de mudanças é bem pequena. A versão 1909 traz uma opção "Gerenciar notificações" na Central de Ações, que permite configurar com maior facilidade os alertas que seus aplicativos enviam para você. A interface ficou mais intuitiva, lista os apps que emitiram notificação por último, e permite desativar o som individualmente.

O Windows Explorer mudou a caixa de pesquisa para utilizar a tecnologia Windows Search: isso significa que você verá resultados da busca imediatamente após digitar, incluindo arquivos que estão no OneDrive.

É possível criar novos eventos na agenda a partir da barra de tarefas:

Há ainda algumas mudanças nos bastidores, com melhorias na duração da bateria "para PCs com determinados processadores"; nova distribuição de tarefas entre os núcleos da CPU; e assistentes de voz (além da Cortana) que podem rodar na tela de bloqueio do Windows 10, incluindo a Alexa.

"Acreditamos que a build 18363.418 é a versão final", escreve Brandon LeBlanc, da Microsoft. Para testá-la, é necessário participar do programa Windows Insider e entrar no Release Preview. Quem está no modo lento (Slow ring) será migrado para a versão 20H1, que será lançada em 2020.

Com informações: Microsoft, The Verge.