Início » Aplicativos e Software » O que é algoritmo?

O que é algoritmo?

Entenda o que é algoritmo, o conjunto de instruções e regras que dizem a um programa de computador o que fazer para executar sua função

Ronaldo Gogoni Por
22/10/2019 às 12h14

O algoritmo é o conjunto de instruções e regras que um programa de computador (mas não apenas ele) possui para executar suas funções. O conceito é bastante simples e mesmo tarefas simples podem ser descritas na forma de algoritmos, até mesmo as do dia a dia.

Pexels / linhas de código / Pixabay / o que é algoritmo

O que é algoritmo?

Quando você está escrevendo um programa, você o faz na forma de linhas de código, usando uma entre as diversas linguagens de programação que exitem. No entanto, antes de começar a “codar” é preciso definir o que você quer que seu programa faça. Para isso, é preciso definir uma série de regras e passos que o programa deverá executar, como forma de realizar a tarefa desejada.

O algoritmo é esse conjunto de regras. De maneira geral, ele compreende uma sequência finita de ações executáveis (passos) para resolver um problema, ou no caso mais comum em Ciência da Computação, executar uma tarefa. O algoritmo em si não é o programa, mas a sequência de ações e condições que devem ser obedecidas para que o problema seja resolvido.

Um algoritmo pode ser executado por um computador, por um outro tipo de autômato (como uma máquina eletromecânica programável), ou mesmo por um ser humano, por exemplo, os passos para fazer um bolo, ou como ir do ponto A ao ponto B.

Um algoritmo contém instruções de diversos tipos, de modo a lidar com o problema e resolvê-lo. O primeiro passo para criar um algoritmo que funcione corretamente é definir o que o programa deverá fazer. Para isso, o melhor método ainda é o do fluxograma, uma representação esquemática e visual de um algoritmo, geralmente na forma de um gráfico que ilustra todas as etapas.

Fluxograma / o quye é algoritmo

No fluxograma acima, o quadro em vermelho representa a entrada de dados, enquanto os verdes são as possíveis saídas. Tradicionalmente, as formas geométricas são padronizadas: os quadrados representam ações (comandos diretos), quanto os losangos são tomadas de decisão (comandos booleanos como IF, ELSE, OR e etc.)

Se usarmos o portugol (português estruturado) para escrever o algoritmo acima, ele ficará assim:

  • lâmpada não funciona;
  • verificar se lâmpada plugada;
    • se lâmpada não plugada, plugar a lâmpada, do contrário,
  • verificar se bulbo queimado;
    • se bulbo queimado, trocar o bulbo, do contrário,
  • trocar lâmpada.

Um programa de computador possui algoritmos obviamente muito mais complexos do que este, mas a lógica básica é a mesma.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.