Início » Antivírus e Segurança » Golpe no WhatsApp rouba conta de quem divulga telefone no OLX ou Mercado Livre

Golpe no WhatsApp rouba conta de quem divulga telefone no OLX ou Mercado Livre

Golpistas usam engenharia social para roubar conta do WhatsApp e pedir dinheiro a seus contatos; saiba como se proteger

Felipe Ventura Por

Se você divulga o número de celular em anúncios online da OLX, Mercado Livre ou outras plataformas, fique atento: golpistas vêm usando engenharia social para roubar sua conta do WhatsApp e pedir dinheiro aos seus contatos. Para se proteger, é importante ativar a autenticação de dois fatores e nunca revelar seu código de verificação para terceiros.

phone-whatsapp-pixabay

O UOL Tecnologia relata dois casos do tipo. Marcos Lopes publicou um anúncio na OLX para vender um relógio. Ele recebeu uma mensagem via WhatsApp pedindo um código de confirmação; o contato tinha o logotipo da OLX na imagem de perfil, então ele enviou.

Em pouco tempo, cerca de 300 pessoas receberam mensagens da conta dele pedindo dinheiro emprestado; um amigo acabou transferindo R$ 500. O rapaz conseguiu recuperar o perfil após enviar um e-mail para o suporte do WhatsApp.

No segundo caso, Hugo Matta anunciou um carro na internet e recebeu ligação de um suposto funcionário do Mercado Livre pedindo o código de confirmação. Ele desconfiou e decidiu não entregar os dados, mas teve que ouvir xingamentos do criminoso.

Em comunicado ao Tecnoblog, o Mercado Livre diz:

Para garantir uma negociação segura, o Mercado Livre orienta seus clientes a sempre realizarem os contatos logados à plataforma. A empresa destaca que, precisamente para garantir a segurança dos usuários, dados de contato como endereço de e-mail e número de celular não devem ser informados a outros usuários diretamente antes da concretização da venda/compra do produto por meio da plataforma. Também orienta que esses dados não sejam trocados por e-mail ou mensagens.

E este é o pronunciamento da OLX:

Para que nossos usuários possam realizar negociações on-line bem-sucedidas entre eles, a OLX investe continuamente em tecnologia e na comunicação de melhores práticas de compra e venda, informando-os inclusive sobre como proceder em casos de tentativas de fraudes, com alertas em nossos canais oficiais e redes sociais.

A OLX reforça que não solicita código de verificação ou senhas para nenhum usuário e recomenda que as negociações aconteçam via chat, na plataforma.

Golpe do WhatsApp mira em vendedores da OLX e ML

Golpe do WhatsApp / whatsapp olx

O golpe funciona assim: o criminoso encontra seu número de celular na internet e finge ser do OLX ou Mercado Livre; pode ser enviando uma mensagem através do WhatsApp ou fazendo uma ligação. Ele pede um código de verificação enviado por SMS, alegando que isso é necessário para manter o anúncio ativo.

Esse código de verificação, na verdade, é enviado pelo WhatsApp. Em posse dos seis dígitos, o golpista consegue acessar sua conta em outro dispositivo e se passar por você. Então, ele pede dinheiro aos seus contatos.

Falamos sobre esse golpe no WhatsApp há alguns meses: ele foi observado inicialmente pela Kaspersky e não deve acabar tão cedo. O que fazer? Há duas recomendações importantes:

WhatsApp SMS

Se sua conta já tiver sido roubada, entre em contato com a equipe de atendimento através do e-mail [email protected]

Vale lembrar que existe outro golpe semelhante e mais sofisticado: o “SIM swap”, conhecido informalmente como “clonagem”. Nele, o criminoso consegue transferir sua linha telefônica para outro chip, receber o código de verificação e usar sua conta do WhatsApp. Neste caso, a autenticação por dois fatores pode impedir a invasão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mateus Levi

vc com essa carinha de grande 'espertalhão' tipo vendedor enganado da Hinode e piramides financeiras hahahaha? espero que você caia em um golpe bastante engenhoso um dia rapaz, então quero que volte aqui pra dar risadas de outras pessoas

zoiuduu .

parece facil pra gente né?
mas tem pessoas que nem sabem que noa se deve passar nenhum codigo pra telefone,,, ainda mais quando recebe ligacdao,,é tipo o sms que recebi esse dias,,,, o senhor comprou em nossa loja, por favor clique no link abaixo para concluir o cadastro

Jonas Seerig

Seleção natural do ser humano continua! kkkk

Keaton

Veesh....

DDR31600Mhz

Quando você anuncia veiculo e imóvel e igual classificado de jornal, o telefone fica disponível

Keaton

Uh... o Mercado Livre já não proibia a divulgação de números de telefone nos anúncios?

Marmota Marota

Apesar de concordar, acho mais é que: quem bola o golpe, não é o que executa pra não se queimar.

Corvo

Quanto mais a tecnologia evolui parece que o ser humano regride, pra alguém cair num golpe desses é um belo de um tapado visto que na própria mensagem diz claramente "NÃO COMPARTILHE ESTE CÓDIGO", mas é pedir demais pra pessoa ler tantas linhas né...

John Smith

Nesse caso, um pouco (quase nada) de cuidado é tudo que se precisa.

John Smith

Sempre a mesma ladainha. Mensagens mal redigidas, cheias de erros e carecendo de um mínimo de sentido. As mesmas tentativas fuleiras de sempre, em que ter um mínimo de maldade é o bastante pra se proteger.

A própria mensagem enviada pelo WhatsApp fala: "Não compartilhe essa p*rra" (alteração por minha conta). O indivíduo vai lá e faz o quê? Compartilha.

Credulos

Creio que eles não tenham tal capacidade intelectual para imaginar um filtro assim, são erros intencionais mesmo creio eu.

Credulos
Serio se as pessoas que ficam elaborando esses golpes dedicassem só um pouco do seu tempo para coisas benéficas o mundo seria muito melhor....
Credulos

Serio se as pessoas que ficam elaborando esses golpes dedicassem só um pouco do seu tempo para coisas benéficas o mundo seria muito melhor....

Adriano

De fato, é uma boa teoria....

Daniel Teixeira

Já ouvi dizer que é uma estratégia pra evitar trabalho inútil. As pessoas mais suscetíveis ao golpe são justamente as que não se apegam a esses detalhes, então já deixam uns erros pra cortar fora aquelas pessoas que não cairiam no golpe pra começo de conversa.

Exibir mais comentários