Início » Internet » O que é blog?

O que é blog?

Entenda o que é blog, como os primeiros surgiram e quais serviços de hoje que evoluíram a partir das ferramentas originais

Ronaldo Gogoni Por
04/11/2019 às 14h42

O blog é um site pessoal ou profissional, atualizado frequentemente e que pode ser usado tanto por empresas, quanto por usuários comuns que desejam ter um diário na internet. A ferramenta, que popularizou a produção de conteúdo, é o principal meio de comunicação de diversos portais, como o Tecnoblog.

Blog / o que é blog

O que é blog?

Um blog é um site estruturado de forma diferente que uma página institucional (como o site de uma empresa) ou um portal de notícias tradicional. Em geral, um blog é uma página atualizada com conteúdos de forma frequente.

Um blog pode ser conduzido como um endereço particular (originalmente, a ferramenta foi pensada para diários pessoais na internet), como um portal com posts sobre assuntos dentro de um tema específico (como o Tecnoblog, de tecnologia, e o Meio Bit, tecnologia e entretenimento), ou como uma forma de empresas publicarem atualizações específicas a parceiros e consumidores.

De onde veio o termo?

A palavra "weblog" (que pode ser traduzida como "registro na rede") não tem um significado próprio por si só e foi criada em 1997 por John Barger, autor do blog Robot Wisdom, o primeiro site do tipo no mundo. Ela foi abreviada para "blog", em 1999, pelo escritor Peter Merholz, que quebrou os dois termos para formar a frase "we blog", ou "nós blogamos".

Pouco tempo depois, o programador do Pyra Labs Evan Williams usou a palavra "blog" como substantivo e como verbo, criando a conjugação "blogar". Foi a Pyra Labs que desenvolveu a ferramenta Blogger, comprada posteriormente pelo Google. Hoje, Williams é um empreendedor e fundou outra plataforma de blogs, o Medium.

blogging-wordpress-pexels / o que é blog

Os blogs surgiram no fim dos anos 1990, como uma alternativa a comunidades digitais como a Usenet, as listas de discussão por e-mail e da BBS, um sistema de conexão que precedeu a internet, mantido por universidades.

O blog como meio de comunicação ganhou tração no início dos anos 2000, com o lançamento de ferramentas de hospedagem que facilitaram a criação de sites pessoais e democratizaram a criação de conteúdo, reduzindo ou eliminando a necessidade do usuário ter conhecimentos extensos de programação.

Tais plataformas, como o Blogger, o WordPress e o Medium possuem serviços gratuitos, em que qualquer um pode começar seu próprio blog.

Algumas plataformas oferecem serviços profissionais a usuários pagantes, que desejam criar blogs com um ar mais profissional. O Tecnoblog e o Meio Bit são publicados via WordPress, que atende ambos perfis de usuários.

Mais sobre: , , ,