Início » Negócios » Apple oficializa saída de Jony Ive e remove designer da lista de executivos

Apple oficializa saída de Jony Ive e remove designer da lista de executivos

Apple retira Jony Ive de página oficial sobre executivos; ele foi responsável pelo design do iPhone, iPad, Apple Watch, Mac e iPod

Felipe Ventura Por

A Apple anunciou em junho que Jony Ive iria deixar a empresa “até o final do ano”, e isso acaba de acontecer: o nome dele foi retirado da página oficial com os principais executivos. Ele era chefe de design e foi um dos principais responsáveis pelo visual do iPhone, iPad, Apple Watch, Mac e iPod.

Tim Cook e Jony Ive (Foto: Paulo Higa)

Tim Cook (à esquerda) e Jony Ive

A ausência de Ive na página “Liderança da Apple” foi notada pelo The Verge; ele estava lá até a última terça-feira (26), segundo o cache do Google. A empresa diz à CNET que não fará mais comentários sobre a saída do designer.

Ive planeja cuidar de uma empresa independente chamada LoveFrom, onde ele vai trabalhar com o designer Marc Newson — que também deixou a Apple. O primeiro cliente deles será a própria Apple: “embora eu não seja um funcionário, ainda estarei muito envolvido”, disse Ive em junho ao Financial Times.

A Apple, por sua vez, ficará sem um diretor de design. Há alguns anos, as funções diárias de Ive já haviam sido transferidas para dois outros cargos: vice-presidente de Design Industrial (atualmente Evans Hankey) e vice-presidente de Design de Interface Humana (Alan Dye). Ambos responderão ao diretor de operações Jeff Williams.

Apple sem Jony Ive

Jony Ive estava desanimado com Apple há anos

Segundo a Bloomberg, Ive tinha um papel reduzido na Apple desde 2015, após o lançamento do Apple Watch. E uma reportagem do Wall Street Journal revelou que o diretor de design estava desanimado há anos, e só aparecia na sede duas vezes por semana.

Ive ficou frustrado com as mudanças no comando da Apple, cuja diretoria era cada vez mais focada em finanças e operações, em vez de tecnologia e outras áreas. E de acordo com o WSJ, o CEO Tim Cook quase não visitava o estúdio de design da Apple e mostrava pouco interesse nisso.

Cook disse que a reportagem do WSJ é “absurda” e “não corresponde à realidade”, pois “mostra uma falta de compreensão sobre como a equipe de design e a Apple funcionam”. Segundo Ive, a decisão de sair veio após a conclusão do campus Apple Park.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André G

Acho que não, pra isso tem o iPad.

Jonas Rafael Rossatto
Será que agora aparece um macbook air touch? está na hora.
Jonas Rafael Rossatto

Será que agora aparece um macbook air touch? está na hora.

Rafael Leite

Ele não ia ficar na Apple pra sempre, né?

Avan

Pode aparecer a reencarnação do Steve Jobs que esse Tim Cook e a trupe de acionistas vão barrar qualquer ideia boa que possa vir a surgir.

Trovalds

Povo achando que a culpa pelos designs bizarros é do John Ive. O problema é que o John Ive na verdade mal palpitava mais nisso faz tempo. Vamos ver daqui pra frente em quem vão colocar a culpa pelos designs "bizarros".

Doug

Pelos comentários é como se o problema da Apple fosse o Jony Ive kk

Cazalbé

Melhor tarde do que mais tarde.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Finalmente, vamos ver se a maçã anda de novo.