Início » Internet » Instagram agora notifica usuários sobre posts potencialmente ofensivos

Instagram agora notifica usuários sobre posts potencialmente ofensivos

Intenção do Instagram com notificações é combater bullying na rede social

Emerson Alecrim Por

Faz algum tempo que o Instagram vem adotando medidas para combater o bullying. A mais recente entrou em vigor nesta segunda-feira (16): a partir de hoje, o serviço notificará o usuário que inserir descrições em fotos ou vídeos que possam ser consideradas ofensivas.

O alerta será disparado por um sistema automatizado que usa inteligência artificial para identificar palavras ou frases potencialmente ofensivas. Esse mecanismo é alimentado por uma base de dados que reúne expressões associadas a bullying que foram reportadas nos últimos meses.

De certa forma, o recurso é a extensão de uma funcionalidade implementada no início do ano que combate o bullying em comentários. O Instagram afirma que o retorno sobre essa medida tem sido positivo: de modo geral, os usuários tendem a reconsiderar a sua atitude depois que são notificados.

Alerta sobre bullying no Instagram

A novidade é capaz de identificar expressões potencialmente ofensivas na descrição antes de o conteúdo ser publicado. O usuário poderá ignorar a notificação e seguir com a postagem, mas o Instagram espera que repensar a legenda da foto ou vídeo venha a ser a reação mais comum.

Outra expectativa é a de que a medida seja educativa, por assim dizer: o Instagram entende que os avisos podem deixar claro para os usuários que determinadas abordagens não são permitidas na rede social e que as suas contas podem ficar sob risco em caso de violação de regras.

Bullying e outros comportamentos nocivos são problemas constantes na maioria das redes sociais, sobretudo entre o público com menos de 25 anos. Como é impossível monitorar postagens e comentários com teor ofensivo apenas com moderadores humanos, as plataformas têm recorrido cada vez mais à inteligência artificial para esse fim.

Como os algoritmos ainda não são suficientemente precisos na detecção de conteúdo ofensivo, notificar em vez de simplesmente impedir a publicação do conteúdo pode evitar que o Instagram cometa equívocos. Fica claro, portanto, que a rede social vem tentando mitigar o problema do bullying, mas seguindo por caminhos mais seguros.

De acordo com o serviço, a notificação sobre descrições ofensivas chegará primeiro a "países selecionados" e será expandida globalmente nos próximos meses.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

sekirosdt777
Quantas vezes já reportei post no instagram pelo conteúdo puramente ofensivo e o resultado sempre foi o mesmo: tal post não fere e bla...bla...bla...bla....
doorspaulo
Como lidar com o cyberbullying: feche o app e vá fazer outra coisa.
IMSAI8080
Impossível não lembrar do filme O Demolidor (com Sylvester Stallone), onde as pessoas eram multadas na rua pela inteligência artificial por falar palavras "inapropriadas".