Início » Brasil » Guedes quer criar imposto sobre transações de banco via celular

Guedes quer criar imposto sobre transações de banco via celular

Paulo Guedes quer tributar transações financeiras digitais, feitas através de apps de banco no celular e internet banking no PC

Felipe Ventura Por

O governo de Jair Bolsonaro ainda está flertando com a ideia de criar um imposto semelhante à CPMF: o ministro da Economia, Paulo Guedes, quer tributar as transações financeiras digitais, feitas através de apps de banco no celular e internet banking no computador. O objetivo é desonerar a folha de pagamentos.

Paulo Guedes (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Paulo Guedes, ministro da Economia

O ministro disse nesta quarta-feira (18) que avalia um imposto sobre transações digitais, já que operações financeiras pelo celular ficarão ainda mais comuns nos próximos anos. "Você nem vai passar mais em banco, vai transferir dinheiro pelo celular", disse Guedes. "Como vai tributar essa transação digital? Tem que ter um imposto para transação digital."

Para Guedes, esse novo imposto não seria semelhante à CPMF porque afetaria apenas as transações digitais. Inicialmente, o governo pretendia taxar os saques e depósitos em dinheiro, além dos pagamentos no débito e no crédito; a proposta foi engavetada por ordem de Bolsonaro e motivou até a demissão de Marcos Cintra, secretário da Receita Federal.

"A CPMF virou um imposto maldito, o presidente falou que não quer esse troço. Se ninguém quer, CPMF não existe", disse Guedes. "A ideia de tributar não só consumo e renda como transações é uma ideia que consideramos desde o início. Nunca foi a CPMF, sempre foi um imposto sobre transações."

O ministro acredita que a tributação sobre a folha de pagamentos é uma "arma de destruição em massa" dos empregos, e acaba empurrando muitos trabalhadores para a informalidade e prejudicando as contas da Previdência Social. "Ou deixamos [esses trabalhadores] entrarem e colaborarem, ou vamos buscar outros impostos", disse Guedes.

Para ele, só há uma forma de desonerar a folha de pagamentos: encontrar uma fonte alternativa de impostos. Aí entraria o novo tributo sobre transações digitais. O Ministério da Economia diz, no entanto, que ainda não há nada definido.

"CPMF digital" pode atrapalhar fintechs e carteiras digitais

Itaú Iti

Pagamento via QR code do Itaú Iti

Como nota o Mobile Time, a "CPMF digital" seria um problema para o avanço de fintechs e carteiras digitais no Brasil, além de atravancar o projeto de pagamentos instantâneos que o Banco Central quer implementar a partir de 2020. Pior: isso motivaria os brasileiros a usarem cédulas, um meio mais ineficiente para pagamentos.

De fato, um imposto desse tipo poderia comprometer a utilização de pagamento por aproximação via NFC, como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay; além de dificultar pagamentos por QR code através de carteiras digitais como PicPay, Mercado Pago e Itaú Iti.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), 40% de todas as transações bancárias — financeiras ou não, como atualização cadastral — foram feitas em 2018 através de dispositivos móveis; é o dobro do internet banking em navegadores desktop.

Com informações: Folha, G1.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Israel Brito
Em nenhum momento propus a socialização dos meio de produção. Eu sei que o Estado não dá conta da dinâmica da economia, já foi tentado e falhou miseravelmente (China, Rússia, Cuba, tudo virou ditadura). Reconhecer que quem produz leite é a vaca e não o fazendeiro não me faz socialista. Quanto ao Estado inchado eu concordo com você. Deveríamos ter menos senadores, menos deputados, menos vereadores. Eles deviam receber não mais do que a média salarial do brasileiro. Nisso eu concordo com você. O Estado como está só beneficia os grandes latinfundiários, os bancos e os grandes empresários (através de subsídios, perdão de dívidas milhonárias etc). Estamos com a economia estacionada, com alto índice de desemprego, empobrecimento e dívida da população, e temos isso aqui: https://exame.abril.com.br/...
Maicon Paim
Kkkkkk. Nunca vi um pensamento tão socialista para alguém que diz preferir o capitalismo. Imposto é roubo, de vc, de mim, de todos nós. A solução nunca será aumentar ou manter um estado gigante, e sim diminuir e muito o Bananão para que as pessoas possam ter um mercado verdadeiramente livre e parar de sustentar funcionalismo público e uma educação, saúde e outros serviços pessimamente prestados, sem falar na roubalheira. E Educação financeira tem de graça para qualquer um que queira fazer um esforço intelectual para sair da corrida dos ratos.
Israel Brito
Filhinho, entenda, não sou contra empresários, eu trabalho para um e sou MUITO agradecido por ter esse emprego. Vivemos num sistema capitalista; que eu acho melhor que o comunismo/socialismo. Mas o sistema capitalista tem falhas. É um jogo de soma zero sim. O capitalismo gera escassez na abundância, fomenta/valoriza a competição. Eu te pergunto: quando você viaja, fica num hotel, quem é que lava os panos da cama, quem limpa o chão, quem limpa o banheiro, troca as toalhas? O dono do Hotel? Quem plantou os poste na rua da sua casa, quem passou os fios, quem se arrisca dando manutenção nas hidrelétricas e nas torres de transmissão, quem pôs o asfalto, quem leva seu lixo, quem costura suas roupas, quem montou as peças do seu carro, quem lhe vendeu seu carro, sua geladeira, sua tv. Quem dá aula para seus filhos. Quem cuida da sua saúde quando doente, o dono do hospital, ou os médicos e enfermeiros?... Há uma massa invisível (que eu faço parte) que faz a roda do capitalismo girar. É a força invisível fazendo tudo acontecer. São os trabalhadores que geram toda a riqueza. Quanto aos impostos, o trabalhador cuja renda é de até dois salários paga quase 50% de imposto. O patrão cuja renda é mais de 20 salários paga somente 17% de imposto. Se a renda passar de 50 salários os impostos baixam para 9%. Se o trabalhador paga metade do salário em imposto, por que os ricos não pagam também? Lembre-se que no Brasil não se recolhe imposto sobre dividendos e herança não passa de 5% (em outros países países se cobra mais de 40% sobre heranças). É uma disparidade. Tente fazer educação financeira com metade de um salário mínimo. https://epocanegocios.globo... Em qua., 1 de jan. de 2020 às 10:23, Disqus <[email protected]> escreveu:
Maicon Paim
Se o trabalhador consegue se virar sem o empreendedor por que simplesmente não faz isso? Não existe isso de explorador e explorado. Um contrato de trabalho se dá simplesmente porque é benéfico para as duas partes. Se não fosse assim, por que alguém se sujeitaria a trabalhar para outro? Porranto, não é um jogo de soma zero em que um ganha e outro perde. Um depende do outro. Agora obviamente o empregado não vai receber o mesmo que o patrão, afinal quem é que teve a iniciativa de criar a empresa, quem investiu e assumiu os riscos e tem que pensar no negócio 7 dias por semana, pagar impostos sobre a folha de pagamento de cada um dos empregados é o empreendedor. Se o sujeito tiver que pagar 50% em impostos ele simplesmente fecha o negócio ou vai empreender em outro país, e todos perdem com isso. Quando escolhemos empreender, ser empregados ou acionistas, investidores sempre ficamos com os benefícios e os malefícios, riscos de cada uma das escolhas. E se a pessoa não está feliz sendo empregada, a saída é a educação financeira, não existe outra.
Luigi Lambri
Sim.
Tiago Celestino
O cara pedir que o atual governo se quebre já é indícios de que ele é adorador do Lula e do PT?Só tem doido nesse país!!
Baio-kun
Belo argumento, merece um Pulitzer.
Jean Carlos
Esse homem deve estar louco e desesperado, só pode! Vai se f.u.d.e.r. com tanta ideia i.m.b.e.c.i.l. de querer criar novos impostos.
Gabriel Arruda
Não, estou criticando justamente isso, a ideia era tirar imposto sobre folha e lucros de empresa e descolar para a distribuição. Por que isso é diferente?Porque gera o incentivo do empresário manter o lucro e reinvestir na empresa, além de dar mais margem para a pessoa jurídica trabalhar. Do jeito que está hoje, é mais interessante para o empresário retirar o máximo possível para não perder no futuro.
Gabriel Arruda
Não falei nada de PJ, inclusive critiquei que o BRasil taxa trabalho que são encargos trabalhistas e rendimentos das empresas.Sobretaxar no IR e não taxar na distribuição gera um incentivo para o empresário tirar o dinheiro da empresa. Se o imposto sobre distribuição fosse alto e o IRPJ menor, as empresas teriam mais incentivos para reinvestir na própria empresa (novos mercados, pesquisa, etc..) ao invés de distribuir entre os diretores.E, claro, todos os outros países são burros e a gente que é inteligente de taxar dessa forma.
Anakin
Tem gente que acha que eles fazem isso pra chamar atenção, eu discordo, acho eles doidos mesmo 😂
TukhMd
É tanta m* em tão poucas linhas.Parabéns.
Baio-kun
"significa que a expectativa de geração de valor das empresas listadas é positiva, e consequentemente elas devem empregar mais"Não necessariamente, não estamos mais em 1980. Com o mundo de hoje, terceirização, exportação da mão de obra e automação, o crescimento das empresas não significa maior contratação de funcionários.E o dólar só influencia porque o governo deixa, o que pessoalmente acho o certo de se fazer, se o governo quisesse, poderia subsidiar esses produtos(assim como já o faz com combustíveis) ou taxar exportações pra aumentar o comércio interno desses produtos.
TukhMd
Quais?
TukhMd
Exceto Amoedo e Álvaro Dias ,.todos os outros candidatos já foram ministros do novededos e da anta estocadora de vento.
TukhMd
Se informe, pare de se informar por lixos como Brasil 247 ou DCM. Dividendos não são taxados mas temos um dos maiores IRPJ do mundo. O que dá elas por elas. Burrice demais.
TukhMd
Tarcísio da infraestrutura também. Damares apesar de falar suas imbecilidades para chamar atenção (aprendeu com o Bozo) tem feito um bom trabalho em relação à violência contra a mulher.
TukhMd
Não, não é verdade. Bolsa é medida indireta de atividade econômica. Ela subindo significa que a expectativa de geração de valor das empresas listadas é positiva, e consequentemente elas devem empregar mais. Dólar impacta diretamente na inflação, inclusive de produtos tão básicos como carne e o trigo do pãozinho diário. Estude mais, não vá na onda dos seus professores de merda de humanas e pare com a cannabis. Fará bem ao seu cérebro. Daí tu para de escrever merda e fazer discurso de bitolado.
Solar de Astora
Eu trabalho pra pagar taxas e impostos pra usar oque sobrar do meu salario.
Guilherme Andrade
kkkkkkkk
Luciano Alonso
Pqp, chega de imposto porra. O povo tá de saco cheio dessa porra.
Cassio
Já passou da hora!
Luizão
isso é a CPMF do mundo digital, mas pera, estamos em 2020 já, faz sentido trabalhar com dinheiro vivo hj em dia?
Baio-kun
Depende do salário mínimo/médio.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
eu não disse que era, mas que é um c* é.
Rod
Não é exclusividade de países emergentes. https://www.dailymail.co.uk...
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
político? já viu regalia de militar e do judiciário?a de político é troco de pão em comparação.
Andre Kittler
Não entendem. Mas ta OK, nesse momento apenas -12. Se fosse sarcasmo, e não ironia, já seria -38 +/-.Mas já aprendi a levar no lado correto: quanto mais downvotes eu recebo nesse site mais claro está, por um motivo o outro, que estou certo.\ o /
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
botar fé em chicaco boy é o mesmo que botar fé em faria limer...
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
conservador?é liberal-ancap a maioria aqui.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
a maneira que ele digitou aí deixa meio claro o sarcasmo.O povo deve aceitar de boa. Basta saber vender, evitar estigma, e falar que justamente isso é no lugar da CPMF, que era um imposto absurdo.é isso que o guedes tá fazendo, diz que não é cpmf, diz que o povo tem que aceitar.e que a cpmf era pior...
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
ué, porque dos downvotes?galera do tecnoblog não entende ironia?
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
como todo bom chicaco boy.um saco ser país emergente e superpotência encher o saco com suas marionetes.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
tecnoblog + notícia sbore o estado = gold
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Militares que continuam com os benefícios da aposentadoria que nós não temos mais.esqueceste dos policiais, juízes, advogados e políticos.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
ainda não sacou os usuários do ancapblog?
Fabio Santos
Ter uma colocação que não ocorreu não significa que foi ou será colocado em prática.Por enquanto temos a certeza que as mídias que vocês tem um orgasmo por estas só mentem e logo são desmascaradas.
Antony
Sai dessa bolha amigo, tem entrevistas em que ele fala claramente sobre a criação desse imposto, não é possível que nem esfregando na cara as pessoas continuem se fazendo de loucas.
leoleonardo85
Peço perdão pelo vacilo então ahaha
Kamuri
Não foi apenas com Lula, por exemplo, com Fernando Henrique Cardoso (FHC), a divida publica era de US$ 245 bilhões em 2002, o desemprego era alto, o real, que tinha o mesmo preço do dólar, dificultava as exportações. Fora os índices de corrupção, que eram muito altos, as ações corruptivas colocaram o Brasil nesse momento entre os países do mundo que possuíam os maiores níveis de desvios de verbas públicas. Ainda tinham problemas de desigualdade social, que estava chegando a níveis alarmantes
Rod
Talvez pq a maioria das despesas não podem ser cortadas por ato discricionário.
Rod
Tá esquecendo que a empresa paga IR antes de distribuir o lucro?
Rod
E de quem são as ferramentas, equipamentos, espaço, insumos?
Rod
Vai ver o cara fez por merecer. O Bill Gates criou o computador pessoal que hoje move o mundo. Acha que ele é merecedor da fortuna que tem?
Rod
Pq ele vai embora do país.
Rod
Inflação serve?
Rod
Isso, melhor deixar terceiros escolherem por você.
Fabio Santos
Tudo que a folha e globo citou sobre volta de algo tipo CPMF no fim não dá em nada enfim.
Maurício Costa
Égua da merda de ideia! Porque, eles não taxam os próprios salários? Por que não criam impostos sobre os salários deles? Por que não abrem mão de benefícios?
Luigi Lambri
Não cara, vc não pode demitir o cara e recontratar, a lei não permite isso.
Luigi Lambri
E esses trabalhador chão de fabrica trabalha onde? Se o empresario achar que ta inviavel manter uma empresa no Brasil ele pega o dinheiro dele e vai pra outro pais, como muitos fizeram e foram pro Paraguai e o trabalhador faz o que?
Luigi Lambri
Bem que eu queria.
Luigi Lambri
blz.
Daniel
É seguro dizer que pelo menos dois trilhões desses quase 5 embolsaram... O restante o que não estão embolsando estão gastando mal e porcamente em serviços malfeitos.
Luigi Lambri
Eu queria, mas foi isso que aconteceu.
Luigi Lambri
O cara é socialista, deixa ele sonhar.
Luigi Lambri
E sem empresa ele vai trabalhar onde? Na rua igual camelo?
Luigi Lambri
Não cobra taxa em distribuição de lucros e dividendos mas é um dos maiores impostos sobre pessoa juridica.Não adianta subir impostos pra quem tem mais, simplesmente vão sair do pais, quem em sã consciencia ficaria aqui? Tentaram na França e os ricos sairam, no lugar de arrecadarem mais arrecadaram menos.Pensa em uma loja é o mesmo querer arrecadar mais subindo os preços, povo para de comprar nela.
Matheus
Eram as duas opções que se fizeram durante todo um processo. Poderiam ser outras duas opções...
Luigi Lambri
Melhor arrecadar 1milhão do cara que tem 25bi do que arrecadar zero.
Matheus
“Conjectura” é a palavra que todo mundo acha que aprendeu durante as eleições
Luigi Lambri
Cara, quem tem dinheiro vai acertar a taxação? Não seja inocente cara, quem tem dinheiro simplesmente vai sair do pais.
Luigi Lambri
Quer beneficio? tipo o que patrão pagar mais? Isso não existe o custo sempre sai do salario do funcionario.
Luigi Lambri
Na conjectura da eleição era pt ou bolso, eu votei no Amoedo e tinha certeza que ele não tinha chances, quem mais teria chance? Ciro hahaha
Luigi Lambri
Enquanto não tivermos mais liberdade economica o pais vai patinar pro resto da vida.
Luigi Lambri
Isso ai, vamos cobrar muito das empresas pra elas empregarem, afinal quanto mais caro o funcionario mais irão contratar, só que não.
Luigi Lambri
Mais um barbudinho falando merda, amigo vc nem sabe o que é liberalismo, falou "Neoliberalismo" sei que só repete que nem papagaio.
Luigi Lambri
Problema quando criticam o atual querendo o antigo que fez mais merda.
Luigi Lambri
Isso ai melhor votar em socialista mesmo né?
Luigi Lambri
E em breve seu idolo vai voltar pra cadeia de onde não deveria ter saido e o filhote dele vai junto, quem sabe a Dilmanta vai tbm.
Adrian Dérick
Então é seguro dizer que, dos 2,4 TRILHÕES de reais acumulados neste ano em impostos, apenas 480 bilhões (20% do acumulado) retornam para a população?
Daniel
Como ando pensando ultimamente, ladrão é um político que se deu mal na vida. Quem se deu bem está governando, quando não tem talento vira ladrão, e quando não tem nada, um nem outro vira cidadão.
Daniel
concordo 100% com você. Não é os políticos, é a cultura é o povão, substitui o congresso inteiro pelo "povo" pra ver... eu não dou uma semana para estar igual/pior. Se de repente o povo daqui fosse culto e tivesse uma boa educação, as coisas se resolviam do dia pra noite, com ou sem políticos.
Daniel
Eu acho que em alguns casos já tem.
Daniel
Na verdade não é questão nem de taxar quem tem mais ou não, é uma questão de retorno, o imposto que se paga aqui não volta nem 20% para população sendo otimista.
paulinho da bahia
Eu utilizo caixa eletrônico app só para conferência.
Thiago Silva
Ainda bem que Nhonho e Batoré já deixaram claro que irão barrar isso. A economia tá indo bem, mas essa é uma ideia bem besta. Erraram feio nesta!
Bynho Silva
Só os caras que "manjam" kkkk
Bynho Silva
#choramais bb
Adrian Dérick
É verdade, o que seria de nós se os caminhoneiros não parassem a greve? Por isso sempre digo: um país deve valorizar os trabalhadores acima de tudo, pois eles que sustentam o país. O empresário também tem sua importância, mas quem são eles sem os trabalhadores? O trabalhador pode se virar sozinho sem o empresário, mas o empresário não consegue se virar sem os trabalhadores.
Vegeta humilde
Po caraEu coloquei o /s ali hahahahFoi sarcasmo
Danilo Cursino
Vou aceitar sua ironia como se não fosse. Obrigado hahaha
Adriano Garcez
A equipe de marketing desse governo trabalha forte. É cada rebranding...
Israel Brito
Quem gera riqueza é o trabalhador chão de fábrica, ele que fabrica, e como massa é ele que consome. O rico enriquece somente em cima da produção do trabalhador. Sem empregado o empresário não é nada. O trabalhador consegue se virar sem empresário nas costas, já o empresário... O trabalhador que ganha até 2 salários gasta metade do que ganha com imposto. Por quê o bilionário não dá metade do que ganha em imposto?
Alexandre Copi
Se eles estivessem recebendo um salário justo pela quantidade de horas que trabalham, que são muito mais do que deveriam, além de não existir nenhum tipo de segurança nesse trabalho. Esse argumento é quase equivalente a dizer "lembrando que se escravos não fossem escravos eles seriam desempregados sem comida na mesa da família".Ao invés disso esse mercado se aproveita da precarização do trabalho e da grande quantidade de desempregados pra pagar misérias.
Eddie
...
leoleonardo85
É uma CPMF aplicada a transações digitais, ou seja, é CPMF sim, por mais que queira maquiar que não é.
Burnerman_X
"Ah vai afetar só PicPay, Iti da vida"Estão esquecendo que o Bacen tá querendo migrar TUDO pra transferência digital, matando DOC e TED. Ou seja, qualquer transferência bancária seria taxada no futuro.
rafobarbosa
Maior concentração de renda da história. Real batendo recorde de desvalorização. Desemprego nas alturas. Militares que continuam com os benefícios da aposentadoria que nós não temos mais. Novos impostos sobre ações e agora isso. Queria saber qual é a notícia boa desse governo.
Gabriel Arruda
O Brasil é quase um paraíso para milionário/bilionários quando comparado a outros lugares, temos muito espaço para transferir imposto da população para os 0,1% do país.O Brasil é um dos únicos países que não taxa distribuição de lucros, que justamente incentiva o rentismo, já que para o empresário é interessante tirar da empresa ao invés de reinvestir.Além disso, temos imposto de renda com uma alíquota máxima baixa e com faixas muito estreitas na parte de baixo. Ou seja, muita gente pobre paga muito porque todas as faixas estão lá embaixo e os ricos pagam os mesmo 27% de um classe média que ganha 10x ou 100x menos.Por fim, os impostos sobre herança são baixos e não temos nada sobre grandes fortunas e somos o 10 país mais desigual do mundo (e piorando): https://www.indexmundi.com/...O Brasil é desenhado para perpetuar riqueza deixando a maioria do imposto sobre produtos e trabalho,mas quase ninguém comenta isso. Nesse caso, ele praticamente está taxando eficiência, já que o bancos provavelmente teriam de voltar a investir em agências.
uB.
Exato!Inclusive, a gente já tem um "CPMF" parcial na prática hj em dia. N é incidido sobre todas as transações financeiras, mas o IOF pega uma das transações mais valiosas: imobiliárias, internacionais, seguros e créditos.Sem falar q é um absurdo colocar imposto sobre transação (e isto já acontece em alguns casos hoje em dia!). Quando a gente adquire um bem, a gente já paga imposto pra ele, se for repassar o bem, teremos q pagar imposto novamente. Se continuar repassando e pagando o imposto sobre o bem, chegará uma hora q ele terá mais imposto do q valor agregado.😡😡😡😡😡😡
Daniel Pita
Muito prazeroso ler os comentários deste post. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Maicon Paim
Quem afundou o país foram os 14 an
Maicon Paim
Os mais ricos são os que mais contribuem para gerar riqueza. Olha quantos empregos diretos e indiretos o negócio deles geram. Querer taxar os mais ricos é incentivar a fechar fábricas/negócios no Brasil e abrir em outros países. Basta ver a política desastrosa do aumento de impostos na França. O problema do pobre não é o rico, e sim a falta de educação financeira. E esta hoje está disponível de graça na internet.
Guilherme Polonca
Vim aqui falar isso. Obrigado, Matheus.
Maicon Paim
Fala sério Paulo Guedes, imposto é coisa de esquerdista
Diego Fincatto
Pessoal, sem mimimi. Nós não aceitaremos mais um tipo de imposto, seja ele o nome que tiver, e façamos com que eles tenham conhecimento disso. Sem briga, sem choro, com organização.
Vegeta humilde
Fevereiro está aí...
Vegeta humilde
Um dos maiores erros da galera foi ficar levantando a bola do Moro por estar fazendo seu traalho (com afinco até demais)
Vegeta humilde
Ou limpar a bunda com vidro
Exibir mais comentários