O governo de Jair Bolsonaro ainda está flertando com a ideia de criar um imposto semelhante à CPMF: o ministro da Economia, Paulo Guedes, quer tributar as transações financeiras digitais, feitas através de apps de banco no celular e internet banking no computador. O objetivo é desonerar a folha de pagamentos.
- Governo abre consulta pública para regular inteligência artificial
- Como pagar a taxa dos Correios de R$ 15 de encomenda internacional
Paulo Guedes, ministro da Economia
O ministro disse nesta quarta-feira (18) que avalia um imposto sobre transações digitais, já que operações financeiras pelo celular ficarão ainda mais comuns nos próximos anos. “Você nem vai passar mais em banco, vai transferir dinheiro pelo celular”, disse Guedes. “Como vai tributar essa transação digital? Tem que ter um imposto para transação digital.”
Para Guedes, esse novo imposto não seria semelhante à CPMF porque afetaria apenas as transações digitais. Inicialmente, o governo pretendia taxar os saques e depósitos em dinheiro, além dos pagamentos no débito e no crédito; a proposta foi engavetada por ordem de Bolsonaro e motivou até a demissão de Marcos Cintra, secretário da Receita Federal.
“A CPMF virou um imposto maldito, o presidente falou que não quer esse troço. Se ninguém quer, CPMF não existe”, disse Guedes. “A ideia de tributar não só consumo e renda como transações é uma ideia que consideramos desde o início. Nunca foi a CPMF, sempre foi um imposto sobre transações.”
O ministro acredita que a tributação sobre a folha de pagamentos é uma “arma de destruição em massa” dos empregos, e acaba empurrando muitos trabalhadores para a informalidade e prejudicando as contas da Previdência Social. “Ou deixamos [esses trabalhadores] entrarem e colaborarem, ou vamos buscar outros impostos”, disse Guedes.
Para ele, só há uma forma de desonerar a folha de pagamentos: encontrar uma fonte alternativa de impostos. Aí entraria o novo tributo sobre transações digitais. O Ministério da Economia diz, no entanto, que ainda não há nada definido.
“CPMF digital” pode atrapalhar fintechs e carteiras digitais
Pagamento via QR code do Itaú Iti
Como nota o Mobile Time, a “CPMF digital” seria um problema para o avanço de fintechs e carteiras digitais no Brasil, além de atravancar o projeto de pagamentos instantâneos que o Banco Central quer implementar a partir de 2020. Pior: isso motivaria os brasileiros a usarem cédulas, um meio mais ineficiente para pagamentos.
De fato, um imposto desse tipo poderia comprometer a utilização de pagamento por aproximação via NFC, como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay; além de dificultar pagamentos por QR code através de carteiras digitais como PicPay, Mercado Pago e Itaú Iti.
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), 40% de todas as transações bancárias — financeiras ou não, como atualização cadastral — foram feitas em 2018 através de dispositivos móveis; é o dobro do internet banking em navegadores desktop.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Em nenhum momento propus a socialização dos meio de produção. Eu sei que o Estado não dá conta da dinâmica da economia, já foi tentado e falhou miseravelmente (China, Rússia, Cuba, tudo virou ditadura). Reconhecer que quem produz leite é a vaca e não o fazendeiro não me faz socialista. Quanto ao Estado inchado eu concordo com você. Deveríamos ter menos senadores, menos deputados, menos vereadores. Eles deviam receber não mais do que a média salarial do brasileiro. Nisso eu concordo com você. O Estado como está só beneficia os grandes latinfundiários, os bancos e os grandes empresários (através de subsídios, perdão de dívidas milhonárias etc). Estamos com a economia estacionada, com alto índice de desemprego, empobrecimento e dívida da população, e temos isso aqui: https://exame.abril.com.br/...
Kkkkkk. Nunca vi um pensamento tão socialista para alguém que diz preferir o capitalismo. Imposto é roubo, de vc, de mim, de todos nós. A solução nunca será aumentar ou manter um estado gigante, e sim diminuir e muito o Bananão para que as pessoas possam ter um mercado verdadeiramente livre e parar de sustentar funcionalismo público e uma educação, saúde e outros serviços pessimamente prestados, sem falar na roubalheira. E Educação financeira tem de graça para qualquer um que queira fazer um esforço intelectual para sair da corrida dos ratos.
Filhinho, entenda, não sou contra empresários, eu trabalho para um e sou MUITO agradecido por ter esse emprego. Vivemos num sistema capitalista; que eu acho melhor que o comunismo/socialismo. Mas o sistema capitalista tem falhas. É um jogo de soma zero sim. O capitalismo gera escassez na abundância, fomenta/valoriza a competição. Eu te pergunto: quando você viaja, fica num hotel, quem é que lava os panos da cama, quem limpa o chão, quem limpa o banheiro, troca as toalhas? O dono do Hotel? Quem plantou os poste na rua da sua casa, quem passou os fios, quem se arrisca dando manutenção nas hidrelétricas e nas torres de transmissão, quem pôs o asfalto, quem leva seu lixo, quem costura suas roupas, quem montou as peças do seu carro, quem lhe vendeu seu carro, sua geladeira, sua tv. Quem dá aula para seus filhos. Quem cuida da sua saúde quando doente, o dono do hospital, ou os médicos e enfermeiros?... Há uma massa invisível (que eu faço parte) que faz a roda do capitalismo girar. É a força invisível fazendo tudo acontecer. São os trabalhadores que geram toda a riqueza. Quanto aos impostos, o trabalhador cuja renda é de até dois salários paga quase 50% de imposto. O patrão cuja renda é mais de 20 salários paga somente 17% de imposto. Se a renda passar de 50 salários os impostos baixam para 9%. Se o trabalhador paga metade do salário em imposto, por que os ricos não pagam também? Lembre-se que no Brasil não se recolhe imposto sobre dividendos e herança não passa de 5% (em outros países países se cobra mais de 40% sobre heranças). É uma disparidade. Tente fazer educação financeira com metade de um salário mínimo. https://epocanegocios.globo...
Em qua., 1 de jan. de 2020 às 10:23, Disqus <[email protected]> escreveu:
Se o trabalhador consegue se virar sem o empreendedor por que simplesmente não faz isso? Não existe isso de explorador e explorado. Um contrato de trabalho se dá simplesmente porque é benéfico para as duas partes. Se não fosse assim, por que alguém se sujeitaria a trabalhar para outro? Porranto, não é um jogo de soma zero em que um ganha e outro perde. Um depende do outro. Agora obviamente o empregado não vai receber o mesmo que o patrão, afinal quem é que teve a iniciativa de criar a empresa, quem investiu e assumiu os riscos e tem que pensar no negócio 7 dias por semana, pagar impostos sobre a folha de pagamento de cada um dos empregados é o empreendedor. Se o sujeito tiver que pagar 50% em impostos ele simplesmente fecha o negócio ou vai empreender em outro país, e todos perdem com isso. Quando escolhemos empreender, ser empregados ou acionistas, investidores sempre ficamos com os benefícios e os malefícios, riscos de cada uma das escolhas. E se a pessoa não está feliz sendo empregada, a saída é a educação financeira, não existe outra.
Sim.
O cara pedir que o atual governo se quebre já é indícios de que ele é adorador do Lula e do PT?
Só tem doido nesse país!!
Belo argumento, merece um Pulitzer.
Esse homem deve estar louco e desesperado, só pode! Vai se f.u.d.e.r. com tanta ideia i.m.b.e.c.i.l. de querer criar novos impostos.
Não, estou criticando justamente isso, a ideia era tirar imposto sobre folha e lucros de empresa e descolar para a distribuição. Por que isso é diferente?
Porque gera o incentivo do empresário manter o lucro e reinvestir na empresa, além de dar mais margem para a pessoa jurídica trabalhar. Do jeito que está hoje, é mais interessante para o empresário retirar o máximo possível para não perder no futuro.
Não falei nada de PJ, inclusive critiquei que o BRasil taxa trabalho que são encargos trabalhistas e rendimentos das empresas.
Sobretaxar no IR e não taxar na distribuição gera um incentivo para o empresário tirar o dinheiro da empresa. Se o imposto sobre distribuição fosse alto e o IRPJ menor, as empresas teriam mais incentivos para reinvestir na própria empresa (novos mercados, pesquisa, etc..) ao invés de distribuir entre os diretores.
E, claro, todos os outros países são burros e a gente que é inteligente de taxar dessa forma.
Tem gente que acha que eles fazem isso pra chamar atenção, eu discordo, acho eles doidos mesmo 😂
É tanta m* em tão poucas linhas.Parabéns.
"significa que a expectativa de geração de valor das empresas listadas é positiva, e consequentemente elas devem empregar mais"
Não necessariamente, não estamos mais em 1980. Com o mundo de hoje, terceirização, exportação da mão de obra e automação, o crescimento das empresas não significa maior contratação de funcionários.
E o dólar só influencia porque o governo deixa, o que pessoalmente acho o certo de se fazer, se o governo quisesse, poderia subsidiar esses produtos(assim como já o faz com combustíveis) ou taxar exportações pra aumentar o comércio interno desses produtos.
Quais?
Exceto Amoedo e Álvaro Dias ,.todos os outros candidatos já foram ministros do novededos e da anta estocadora de vento.
Se informe, pare de se informar por lixos como Brasil 247 ou DCM. Dividendos não são taxados mas temos um dos maiores IRPJ do mundo. O que dá elas por elas. Burrice demais.
Tarcísio da infraestrutura também. Damares apesar de falar suas imbecilidades para chamar atenção (aprendeu com o Bozo) tem feito um bom trabalho em relação à violência contra a mulher.
Não, não é verdade. Bolsa é medida indireta de atividade econômica. Ela subindo significa que a expectativa de geração de valor das empresas listadas é positiva, e consequentemente elas devem empregar mais.
Dólar impacta diretamente na inflação, inclusive de produtos tão básicos como carne e o trigo do pãozinho diário.
Estude mais, não vá na onda dos seus professores de merda de humanas e pare com a cannabis. Fará bem ao seu cérebro. Daí tu para de escrever merda e fazer discurso de bitolado.
Eu trabalho pra pagar taxas e impostos pra usar oque sobrar do meu salario.
kkkkkkkk
Pqp, chega de imposto porra. O povo tá de saco cheio dessa porra.
Já passou da hora!
isso é a CPMF do mundo digital, mas pera, estamos em 2020 já, faz sentido trabalhar com dinheiro vivo hj em dia?
Depende do salário mínimo/médio.
eu não disse que era, mas que é um c* é.
Não é exclusividade de países emergentes. https://www.dailymail.co.uk...
político? já viu regalia de militar e do judiciário?
a de político é troco de pão em comparação.
Não entendem.
Mas ta OK, nesse momento apenas -12. Se fosse sarcasmo, e não ironia, já seria -38 +/-.
Mas já aprendi a levar no lado correto: quanto mais downvotes eu recebo nesse site mais claro está, por um motivo o outro, que estou certo.
\ o /
botar fé em chicaco boy é o mesmo que botar fé em faria limer...
conservador?
é liberal-ancap a maioria aqui.
a maneira que ele digitou aí deixa meio claro o sarcasmo.
é isso que o guedes tá fazendo, diz que não é cpmf, diz que o povo tem que aceitar.
e que a cpmf era pior...
ué, porque dos downvotes?
galera do tecnoblog não entende ironia?
como todo bom chicaco boy.
um saco ser país emergente e superpotência encher o saco com suas marionetes.
tecnoblog + notícia sbore o estado = gold
esqueceste dos policiais, juízes, advogados e políticos.
ainda não sacou os usuários do ancapblog?
Ter uma colocação que não ocorreu não significa que foi ou será colocado em prática.
Por enquanto temos a certeza que as mídias que vocês tem um orgasmo por estas só mentem e logo são desmascaradas.
Sai dessa bolha amigo, tem entrevistas em que ele fala claramente sobre a criação desse imposto, não é possível que nem esfregando na cara as pessoas continuem se fazendo de loucas.
Peço perdão pelo vacilo então ahaha
Não foi apenas com Lula, por exemplo, com Fernando Henrique Cardoso (FHC), a divida publica era de US$ 245 bilhões em 2002, o desemprego era alto, o real, que tinha o mesmo preço do dólar, dificultava as exportações. Fora os índices de corrupção, que eram muito altos, as ações corruptivas colocaram o Brasil nesse momento entre os países do mundo que possuíam os maiores níveis de desvios de verbas públicas. Ainda tinham problemas de desigualdade social, que estava chegando a níveis alarmantes
Talvez pq a maioria das despesas não podem ser cortadas por ato discricionário.
Tá esquecendo que a empresa paga IR antes de distribuir o lucro?
E de quem são as ferramentas, equipamentos, espaço, insumos?
Vai ver o cara fez por merecer. O Bill Gates criou o computador pessoal que hoje move o mundo. Acha que ele é merecedor da fortuna que tem?
Pq ele vai embora do país.
Inflação serve?
Isso, melhor deixar terceiros escolherem por você.
Tudo que a folha e globo citou sobre volta de algo tipo CPMF no fim não dá em nada enfim.
Égua da merda de ideia! Porque, eles não taxam os próprios salários? Por que não criam impostos sobre os salários deles? Por que não abrem mão de benefícios?
Não cara, vc não pode demitir o cara e recontratar, a lei não permite isso.
E esses trabalhador chão de fabrica trabalha onde? Se o empresario achar que ta inviavel manter uma empresa no Brasil ele pega o dinheiro dele e vai pra outro pais, como muitos fizeram e foram pro Paraguai e o trabalhador faz o que?
Bem que eu queria.
blz.
É seguro dizer que pelo menos dois trilhões desses quase 5 embolsaram... O restante o que não estão embolsando estão gastando mal e porcamente em serviços malfeitos.
Eu queria, mas foi isso que aconteceu.
O cara é socialista, deixa ele sonhar.
E sem empresa ele vai trabalhar onde? Na rua igual camelo?
Não cobra taxa em distribuição de lucros e dividendos mas é um dos maiores impostos sobre pessoa juridica.
Não adianta subir impostos pra quem tem mais, simplesmente vão sair do pais, quem em sã consciencia ficaria aqui? Tentaram na França e os ricos sairam, no lugar de arrecadarem mais arrecadaram menos.
Pensa em uma loja é o mesmo querer arrecadar mais subindo os preços, povo para de comprar nela.
Eram as duas opções que se fizeram durante todo um processo. Poderiam ser outras duas opções...
Melhor arrecadar 1milhão do cara que tem 25bi do que arrecadar zero.
“Conjectura” é a palavra que todo mundo acha que aprendeu durante as eleições
Cara, quem tem dinheiro vai acertar a taxação? Não seja inocente cara, quem tem dinheiro simplesmente vai sair do pais.
Quer beneficio? tipo o que patrão pagar mais? Isso não existe o custo sempre sai do salario do funcionario.
Na conjectura da eleição era pt ou bolso, eu votei no Amoedo e tinha certeza que ele não tinha chances, quem mais teria chance? Ciro hahaha
Enquanto não tivermos mais liberdade economica o pais vai patinar pro resto da vida.
Isso ai, vamos cobrar muito das empresas pra elas empregarem, afinal quanto mais caro o funcionario mais irão contratar, só que não.
Mais um barbudinho falando merda, amigo vc nem sabe o que é liberalismo, falou "Neoliberalismo" sei que só repete que nem papagaio.
Problema quando criticam o atual querendo o antigo que fez mais merda.
Isso ai melhor votar em socialista mesmo né?
E em breve seu idolo vai voltar pra cadeia de onde não deveria ter saido e o filhote dele vai junto, quem sabe a Dilmanta vai tbm.
Então é seguro dizer que, dos 2,4 TRILHÕES de reais acumulados neste ano em impostos, apenas 480 bilhões (20% do acumulado) retornam para a população?
Como ando pensando ultimamente, ladrão é um político que se deu mal na vida. Quem se deu bem está governando, quando não tem talento vira ladrão, e quando não tem nada, um nem outro vira cidadão.
concordo 100% com você. Não é os políticos, é a cultura é o povão, substitui o congresso inteiro pelo "povo" pra ver... eu não dou uma semana para estar igual/pior. Se de repente o povo daqui fosse culto e tivesse uma boa educação, as coisas se resolviam do dia pra noite, com ou sem políticos.
Eu acho que em alguns casos já tem.
Na verdade não é questão nem de taxar quem tem mais ou não, é uma questão de retorno, o imposto que se paga aqui não volta nem 20% para população sendo otimista.
Eu utilizo caixa eletrônico app só para conferência.
Ainda bem que Nhonho e Batoré já deixaram claro que irão barrar isso. A economia tá indo bem, mas essa é uma ideia bem besta. Erraram feio nesta!
Só os caras que "manjam" kkkk
#choramais bb
É verdade, o que seria de nós se os caminhoneiros não parassem a greve? Por isso sempre digo: um país deve valorizar os trabalhadores acima de tudo, pois eles que sustentam o país. O empresário também tem sua importância, mas quem são eles sem os trabalhadores? O trabalhador pode se virar sozinho sem o empresário, mas o empresário não consegue se virar sem os trabalhadores.
Po cara
Eu coloquei o /s ali hahahah
Foi sarcasmo
Vou aceitar sua ironia como se não fosse. Obrigado hahaha
A equipe de marketing desse governo trabalha forte. É cada rebranding...
Quem gera riqueza é o trabalhador chão de fábrica, ele que fabrica, e como massa é ele que consome. O rico enriquece somente em cima da produção do trabalhador. Sem empregado o empresário não é nada. O trabalhador consegue se virar sem empresário nas costas, já o empresário... O trabalhador que ganha até 2 salários gasta metade do que ganha com imposto. Por quê o bilionário não dá metade do que ganha em imposto?
Se eles estivessem recebendo um salário justo pela quantidade de horas que trabalham, que são muito mais do que deveriam, além de não existir nenhum tipo de segurança nesse trabalho. Esse argumento é quase equivalente a dizer "lembrando que se escravos não fossem escravos eles seriam desempregados sem comida na mesa da família".
Ao invés disso esse mercado se aproveita da precarização do trabalho e da grande quantidade de desempregados pra pagar misérias.
...
É uma CPMF aplicada a transações digitais, ou seja, é CPMF sim, por mais que queira maquiar que não é.
"Ah vai afetar só PicPay, Iti da vida"
Estão esquecendo que o Bacen tá querendo migrar TUDO pra transferência digital, matando DOC e TED. Ou seja, qualquer transferência bancária seria taxada no futuro.
Maior concentração de renda da história. Real batendo recorde de desvalorização. Desemprego nas alturas. Militares que continuam com os benefícios da aposentadoria que nós não temos mais. Novos impostos sobre ações e agora isso. Queria saber qual é a notícia boa desse governo.
O Brasil é quase um paraíso para milionário/bilionários quando comparado a outros lugares, temos muito espaço para transferir imposto da população para os 0,1% do país.
O Brasil é um dos únicos países que não taxa distribuição de lucros, que justamente incentiva o rentismo, já que para o empresário é interessante tirar da empresa ao invés de reinvestir.
Além disso, temos imposto de renda com uma alíquota máxima baixa e com faixas muito estreitas na parte de baixo. Ou seja, muita gente pobre paga muito porque todas as faixas estão lá embaixo e os ricos pagam os mesmo 27% de um classe média que ganha 10x ou 100x menos.
Por fim, os impostos sobre herança são baixos e não temos nada sobre grandes fortunas e somos o 10 país mais desigual do mundo (e piorando): https://www.indexmundi.com/...
O Brasil é desenhado para perpetuar riqueza deixando a maioria do imposto sobre produtos e trabalho,mas quase ninguém comenta isso. Nesse caso, ele praticamente está taxando eficiência, já que o bancos provavelmente teriam de voltar a investir em agências.
Exato!
Inclusive, a gente já tem um "CPMF" parcial na prática hj em dia. N é incidido sobre todas as transações financeiras, mas o IOF pega uma das transações mais valiosas: imobiliárias, internacionais, seguros e créditos.
Sem falar q é um absurdo colocar imposto sobre transação (e isto já acontece em alguns casos hoje em dia!). Quando a gente adquire um bem, a gente já paga imposto pra ele, se for repassar o bem, teremos q pagar imposto novamente. Se continuar repassando e pagando o imposto sobre o bem, chegará uma hora q ele terá mais imposto do q valor agregado.
😡😡😡😡😡😡
Muito prazeroso ler os comentários deste post. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quem afundou o país foram os 14 an
Os mais ricos são os que mais contribuem para gerar riqueza. Olha quantos empregos diretos e indiretos o negócio deles geram. Querer taxar os mais ricos é incentivar a fechar fábricas/negócios no Brasil e abrir em outros países. Basta ver a política desastrosa do aumento de impostos na França. O problema do pobre não é o rico, e sim a falta de educação financeira. E esta hoje está disponível de graça na internet.
Vim aqui falar isso. Obrigado, Matheus.
Fala sério Paulo Guedes, imposto é coisa de esquerdista
Pessoal, sem mimimi. Nós não aceitaremos mais um tipo de imposto, seja ele o nome que tiver, e façamos com que eles tenham conhecimento disso. Sem briga, sem choro, com organização.
Fevereiro está aí...
Um dos maiores erros da galera foi ficar levantando a bola do Moro por estar fazendo seu traalho (com afinco até demais)
Ou limpar a bunda com vidro
Mas essa não é a CPMF, é igualzinha, mas como é digital não é a mesma coisa /s
Vai no seu local, com ctz
Essa frase é mais q suficiente pra convencer os apoiadores mais cegos E/ou aqueles q não sabem interpretar texto e/ou tem memória curta
É por esse e outros motivos que não perco mais o meu tempo votando em político. Quero nem saber de política brasileira. Os caras só visam o que é do interesse deles. Recebem regalias e salários astronômicos.
Mas não entendi o porquê sobre gente pistolando por nada!!
por nada.
E por quê??
Ja estão criando formas de tributar os Bitcoins. O mundo é assim, infelizmente
Guedes a cada dia mais fazendo merd*
Tenho pra mim que o problema é cultural mesmo. Convivendo com os brasileiros você nota isso fácil só em alguns minutos. Dias são o suficiente pra você chegar a essa conclusão. Uma vida (amadurecer) é ter quase certeza de que não existe um problema maior que esse no país...
Tem gente pistolando por nada.
Não entendo a tal lógica: nem pode falar a verdade e vem os tais youtubers para chorarem e reclamarem contra ti, sendo chamado de comunista, traidor, isentão, anti patriota, nova esquerda, mortadela, esquerdalha etc!!! Quem são esses que fazem isso?? Paula Marisa, Bernardo Küster, Olavo de Carvalho, Mauro Fagundes, Enzuh, Te Atualizei etc!!! Hipocrisia e falta de vergonha tem até demais!! 2 reais de ovos vem 5 unidades!! Está muito ruim e caro mesmo nesta vida!! Para que o lambe-lambe a político e tapar o sol com peneira??? Estamos na ditadura, é isso??? Lamentável...
Sim, entendo a tua indignação, mas o que quero dizer é que desses 25 bi, a grande maioria é ação.
E o trabalhador não recebe o mesmo, realmente, o problema é que se a alíquota for maior pra ricos, só vai incentivar pra levarem esse dinheiro pra fora. Dinheiro que poderia ser reinvestido no país. É aquele velho ditado, melhor um pássaro na mão do que dois voando. Já o governo brasileiro quer pegar ambos que estão voando e mais os que estão descansando na árvore.
E em relação a alíquota única, teoricamente os direitos de todos são iguais, não importa raça, religião, gênero, etc... E se os direitos são os mesmos então os deveres também devem ser os mesmos.
Se bem aplicado, é um roubo que vale a pena, é como "roubar" tua palafita e um dia depois te dar uma mansão.
Geração de 900 mil empregos? As pessoas que conheço que ficaram desempregadas por causa da crise ainda não conseguiram emprego. Bovespa a 115 mil pontos? Isso trouxe alguma vantagem para o pai de família? Pois só vejo coisa ruim acontecendo: Dólar alto, carne mais cara, desigualdade aumentando, salário mínimo muito baixo, gás e gasolina nas alturas etc.
Você fala que a alíquota devia ser a mesma pra todos, como se um trabalhador recebesse o mesmo que um empresário. Cara, como uma única pessoa pode ter 25 bilhões de dólares como fortuna, enquanto metade da população sobrevive com 413 reais? É um tremendo de um absurdo, se não é possível taxar do jeito que sugeri, algo deve ser feito, mesmo que ele venha deixar o dinheiro em outro país, mas o trabalhador não pode continuar sofrendo.
E o Youtuber Gabriel Monteiro aprova aprovadíssimo o presidente e demais seguidores do político dão 7 nota para cima!!! O que acha disso??? É rir para não chorar...
Pague pra receber, pague pra transferir, pague pra gastar. Pague, pague, pague...
Pessoal tem que entender que bolsa e dólar só são métricas que valem pra empresários, pro "povão" existem coisas mais importantes.
Pois é, não entendo o porque as pessoas acham justo que alguém mais rico pague mais imposto. A alíquota devia ser a mesma pra todos. Mesma alíquota, mesmos deveres e mesmos direitos.
Fora Bolsonaro!! Não aguento mais estas atrapalhadas de "disse me disse", "não disse isso", "não foi bem assim", "desculpe-me"(até demais!), "não tô lembrado", "nunca nem vi" etc!!! Parece aquele casal que vai e volta!!! Muito inferno para pouca paz!! Ah, mas o IBOVESPA está em aproximados 115k pontos e houve geração de mais 900 mil empregos neste ano!!! Passar pano pode??? Cadê o discurso de que não temos políticos de estimação??? Hipócritas!!!!
Nossa, nunca li tanta bobagem concentrada em só 1 comentário. Olha, te desafio a achar um bilionário que tem 10% ou mais da riqueza em dinheiro. A menos que o governo comece a confiscar bens, é impossível conseguir tirar 2,5 bi de uma só pessoa.
Mas tecnicamente estariam tirando um imposto e transferindo ele pra outro lugar. Mas o parlamento já disse que não aprovaria, então só serviu pra cliques hoje heuehue
Continue assistindo ''Te atualizei" quietinho e sem questionar a realidade deste governo atrapalhado!! Passar pano demais vai cansar em algum momento!
MAS E O PT HEIM??? E O LULA?????
Hahaha! Você acha que o governo não iria tributar depois essas xcoin?
A CPMF era conhecida como imposto do cheque. O que substituiu os cheques hoje em dia? As transações digitais.
Agora ligue os pontos.
Claro que não!
É engraçado que praticamente só no Brasil o governo serve para defender os interesses dos ricos.
Quem reclama é esquerdista e petralha...
Bem contraditório esse discurso do Pauno Guedes.
Kd a galera pseudo liberal que apoia a bandidagem da família Bolsonaro e o capitalismo pró-ricos que ampliou a desigualdade de renda no Chile?
Essa "Nucoin" não seria dinheiro, então não haveria tributação .
Lembre que muitos que fazem parte da grande massa de desempregados do país encontrou nos aplicativos de transporte uma maneira de continuar colocando comida na mesa
Porque a tendência do governo e só inchar e não diminuir
Paulo Guedes incentivo o uso do bitcoin
Não seria melhor não ter nenhuma taxação? De qualquer forma se taxar quem é rico simplesmente ou vão sair do Brasil ou colocar sua grana em outros países
Não vejo como isso seria uma boa idea
Um amigo meu que mora fora me perguntou como estou avaliando o Governo, eu disse que de tudo, o que salvava era o Paulo Guedes, mas que ele tem algumas ideias que não gosto. Normal. Essa é outra bola fora dele.
Obrigado pelo link, irei ler, sim!
Quando era mais jovem eu realmente sonhava com um país melhor. Mas aí veio o Lula (nunca acreditei nele, na época lembro q tinha vários professores militando pro lado dele, mas o papinho do Lula nunca me convenceu!).
Mas aí veio o Lula e cagou com a nossa economia, fez tudo q era certo pra garantir a reeleição e quase tudo de errado pra colocar o país nos eixos.
Agora, sei lá... o Brasil vai levar muito
Vou deixar aqui minha ideia para as Fintechs, caso isso realmente vire realidade:
Pegar uma como exemplo, Nubank .
- Crie as "Nucoins";
- Converto meu dinheiro em "Nucoins" dentro do aplicativo;
- Envio as "Nucoins" como pagamento;
- Quem recebeu converte novamente em dinheiro.
Torço para que realmente façam algo assim ou provavelmente mais simples e engenhoso.
Brasileiro tem que parar de reclamar e tomar atitude, ir a luta por seus direitos, que aos pouco fica sem direito nenhum, uma guerra civil, não esta muito longe, pois estão tirando todo o dinheiro do trabalhador com tantos impostos, taxas, contribuiçoes, reajustes, e o bolso desses ladrões continuam cheio do nosso dinheiro
o hipersensibilidade de quem votou no bolsonaro e hoje procura justificar pra si que fez a escolha mais racional possível rs.
De tantas candidaturas, a do PT era só mais uma.
Ele vai conseguir implementar isso todos vão correr pro twitter reclamar e não final vão esquecer
Ele fará isso mas com o povo
Seria bom ter um teto de 10 salários mínimos pra qualquer cargo público, como políticos, professores, militares, juízes, etc. O Estado não é iniciativa privada, se a pessoa quer mais, que vá para a iniciativa privada.
Por que ele não taxa quem mais tem no Brasil? O homem mais rico do Brasil tem uma fortuna superior a 25 bilhões de dólares. Por que não taxa nem que seja 10% dessa fortuna? A taxa nem vai dar cócegas nele, mas o povo brasileiro agradece a arrecadação de mais 2,5 bilhões de dólares.
Diz que quer maior concorrência no setor e por outro lado cria um imposto para transações via smartphone. Ainda bem que eu sou trouxa e acredito em tudo que essa gente diz.
Só está protegendo seus amigos banqueiros. Nada novo no front.
Já que gosta tanto desse imposto, vou te mandar um boletinho todo mês pra me ressarcir, que tal?
A Dilma foi impeachada, o Lula tava preso há pouco, tá solto mas respondendo E não pode se candidatar.
Então, vamos criticar quem? O idiota que tá no poder, não adianta criticar os idiotas que já passaram, meu caro, parece que você tá passando pano pro idiota da vez...
Ao Brasil, na contramão de tudo. Aí terei que voltar a usar o velho banco e andar é com dinheiro.
Deveria surpreender um total de 0 pessoas, porque quem é contra avisou e quem é a favor jura de pé juntos que foi pra isso mesmo que elegeram Bolsonaro.
É incrível como esse governo só está do lado dos empresários, não cria nenhum benefício aos trabalhadores, que trabalha como escravo ganhando um salário mínimo.
Não estão e é surpreendente da sua parte ter percebido isso. A desonestidade intelectual que rebumba entre seus iguais é justamente a de acusar um ou outro daquilo que fizeram e se lambuzaram. Pra curar taaaaaanto ressentimento, massinha de modelar e tesourinha sem ponta. E tudo isso sem falar um palavrão...
Pelo visto só "parece manjar" mesmo. Achei que ele fosse a favor da ideia do economista Arthur Laffer.
Inclusive recomendo a leitura, caso alguém ainda não conheça.
https://www.sunoresearch.co...
*NÃO É UMA DEFESA DA PROPOSTA
A ideia aqui seria substituir um imposto por outro, a nova CPMF pela desoneração da folha de salários (com a alíquota proposta isso só poderia ser feito de forma parcial).
Mas não vão chamar assim.
É imposto "apenas" para quem faz algo pelo celular, não afeta todos. Mas deixa claro, não é CPMF
O povo deve aceitar de boa. Basta saber vender, evitar estigma, e falar que justamente isso é no lugar da CPMF, que era um imposto absurdo.
Nunca botei fé no Guedes e nem nesse governo. (deixar claro q n sou a favor do PT, só nunca consegui ver luz no fim do túnel com este governo mesmo).
De fato parece q o Guedes manja muito da parada, mas ele n mostrou, em momento algum (nem antes e nem depois das eleições), pulso firme e um plano claro pra resolver o problema.
No caso dessa CPMF digital aí, ele n fala com todas as letras pq quer criar imposto, aí inventa essa de desonerar folha. Ahhh vá! Pq ele n chega e fala: "quero inventar um imposto pra aumentar receita e ponto final".
Tá ruim dos dois lados nesse caso, porque antes A não tinha votado em quem aumentou/criou imposto, e agora é a vez do B. Ou seja, tudo na mesma merda, caindo nos mesmos contos do vigário, e a preocupação tanto de A quanto de B é sempre ganhar a discussão, e não chegar a uma solução. Parabéns a todos.
Odeio a CPMF, por isso vou criar a iCPMF!
Lógica pra q, né?
Manda mais que quero ver os tecnoconservadores se contorcendo.
Tô nessa também, decepção total.
Vota no Bolsonaro e equipe sim, vai dar certo!
Argumento típico é o de vocês.
FODAM-SE Lula, Dilma e o cacete a 4. Eles NÃO estão no governo.
Vocês ficam tampando a M desse governo de bosta com essa desculpinha de "aiiinn no governo do Lula"....
Excelente argumento, parabéns. Típico.
A promessa foi. A realidade é que já tentaram criar vários. Inclusive a "não-CPMF" quer basicamente a CPMF hahaha
Eles facilitam as demissões pra depois as empresas poderem contratar de novo como intermitente ou terceirizado, sem pagar direito nenhum e com salários muito menores. Quando não relega essa gente pra uberização da vida trabalhando 12 horas ou mais por dia pra tirar mil reais.
E o que vocês fazem com o que já era meio capenga? Pioram tudo. É limpar vidro sujo com cocô. Parabéns hahaha
As fintechs e outros recursos digitais de pagamento se popularizaram justamente por causa da (quase) ausência de burocracia e impostos.
Eu ainda botava alguma fé no Guedes, mas é só mais do mesmo desses que querem resolver os problemas financeiros do país na base da taxação a torto e a direito.
"Nunca foi a CPMF, sempre foi um imposto sobre transações."
E CPMF era o quê, desgraça?
tem um caso surreal:
a turma do Guedes anda facilitando para os empresários demitirem, por exemplo, eliminaram a multa de 10% para os empregadores
ao mesmo tempo, desempregados que estiverem recebendo salário-desemprego vão passar a pagar imposto de renda
tem mais: ao comentar no LinkedIn uma dessas medidas de estímulo às demissões, Adolfo Sachsida, boy do Guedes, comemorou porque estas medidas estavam "combatendo o desemprego"...atenção, não é piada
Isso se o Nhonho deixar, né?
Quando a gente tá no aperto temos que reduzir os nossos custos pessoais, por que o governo não corta os dele (salários, regalias, benefícios, funcionalismo) ao invés de querer meter a mão na carteira do cidadão?
Tem que pagar os cafézinhos gourmet lá em Brasília!
Em tempo: Vai tomar no cu, Paulo Guedes.
Resumindo ele quer desonerar empresas, vai basicamente congelar o salário mínimo e fazer o povo pagar o peso todo em transações mesmo recebendo menos. Nada de novo no neoliberalismo. Eu nem acredito nisso, mas é capaz de eu simplesmente começar a andar com dinheiro por aí por causa dessa merda.
A sacanagem é essa: o executivo não pode meter a caneta no salário dos parasitas, mas só os próprios parasitas podem reduzir suas próprias benesses.
Ou seja, não há bitributação..
Longe de mim defender a proposta do Guedes... Não defendo. Mas respondo aqui apenas para esclarecer que o IOF só é cobrado sobre operações financeiras, como contratação de crédito e financiamento, seguros e serviços bancários.
Transferir dinheiro de pessoa A para pessoa B não é uma operação financeira, portanto não paga IOF (a menos que seu banco cobre taxa, mas ai o IOF é sobre a taxa, e não sobre o montante transferido).
O mesmo ocorre com cartão de crédito... Você só vai pagar IOF se houver de fato uma operação de crédito (ou seja, se você pagar parcialmente a fatura). Se você pagar sua fatura integralmente, o banco não vai te emprestar nenhum dinheiro, e portanto, não vai ter IOF.
Sendo assim, é diferente da proposta do Guedes. Ele quer tributar as transações, não as operações financeiras.
Transferiu dinheiro de A pra B? O Guedes quer uma parte desse dinheiro.
Manda o Paulo Guedes enfiar esse imposto naquele local!
Rapaz,que patético! Nojo!
Se criar esse imposto, nós que não votamos nessa corja de vagabundos vamos nos f*der do mesmo jeito.
As fintechs vieram pra democratizar o acesso ao banco daí vem o governo e taxa (mais ainda) os menos privilegiados.
Tava prestes a comentar o mesmo!
Ah, a ironia!
Cuidar do que precisa = Para que? País está ótimo
Ah Guedes, vou simplificar pra você: Vai tomar no teu c*.
Imposto é roubo!
Pronto falei...
Isso que é phueda: todos prometem e nenhum cumpre.
No SimCity3000 isso funcionava muito bem.
Os bancos já criaram os apps justamente para "aliviar" o fluxo de clientes nas agências.
Não seria inteligente criar mais um imposto.
Muitos clientes (acredito eu) iriam querer fazer as suas transações via agência, caso não fosse de urgência.
Saudades de governos que eram contra CPMF
Votar em qualquer idiota sempre dá nisso, concordo com você:
2015 - No início de seu segundo mandato, a ex-presidente Dilma Rousseff determinou a volta da Cide (Contribuição de Determinações no Domínio Econômico) e,tal qual Temer, do PIS/Cofins sobre combustíveis. Na mesma ocasião,também anunciou o aumento do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras),além do PIS/Cofins sobre importação.
2011 - No início de seu governo, Dilma determinou aumento do IOF para compras no exterior
2008 - Em 2008, a queda drástica da carga tributária, mesmo em um cenário de desaceleração do PIB, foi atribuída ao fim da CPMF(ContribuiçãoProvisória sobre Movimentação Financeira). A diminuição daarrecadaçãolevou o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a anunciar reajuste no IOF e na CSLL
2005 - Lula determinou, por medida provisória, o aumento da CSLL para pessoas
jurídicas que optavam pela tributação sobre lucro presumido.
Que ótimo! Isso tiraria milhões de pessoas da pobreza e do desemprego. 🇧🇷🤝
nem sei se seria possivel, já que existe o IOF, criar esse outro imposto seria bitributação.
Tem mais é que criar mesmo. Todo castigo pra liberalzinho que vota em qualquer idiota que promete "menos estado" é pouco hahaha
Ele está tentando e uma hora vai conseguir... na surdina... quando o pessoal estiver prestando atenção em alguma outra coisa... exatamente como todo governo faz quando quer evitar a gritaria.
Imposto bom é o meu: o dos outros não presta...
https://media1.giphy.com/me...
Eu acho que ele quer ser demitido, hue.
Que bela ideia de bosta.
Reduzir a montanha de regalias e salario enormes desses políticos ninguém fala né?!?!
Reajustar a alíquota de imposto de renda para o valor correto ninguém também fala?? Do jeito que esta indo, até quem ganha salario minimo vai pagar IRRF daqui a 5 anos no máximo. So tem politico falastrão.
Ué? Mas a promessa do governo nera NÃO CRIAR nenhum novo imposto?
Se der tempo, antes desse governo desmoronar de vez.
É corrupção pra tudo quanto é lado na familícia do Bolsonazi.
E daqui a pouco chega a vez do Guedes também. Enquanto isso, o "super-herói" Moro está calado, impressionante.
O Chicago Boy tá achando que pode socar imposto no povo e ficar tudo na boa. Vai sonhando!