Tecnoblog
Início » Gadgets » Samsung Q950TS é uma TV QLED 8K quase sem bordas

Samsung Q950TS é uma TV QLED 8K quase sem bordas

Com versões de 65, 75 e 85 polegadas, Samsung Q950TS tem 99% de aproveitamento do espaço frontal

É claro que os monitores Odyssey G9 e G7 não seriam as únicas novidades da Samsung para a CES 2020. Entre outras atrações, a companhia também levou para o evento a TV Samsung Q950TS, que chama atenção por ser QLED, ter resolução 8K e praticamente não vir com bordas ao redor da tela.

A moldura está lá, mas é muito discreta: a borda tem apenas 2,3 mm. Isso faz a TV ter incríveis 99% de aproveitamento do espaço frontal. A Samsung Q950TS também chama atenção por ser fininha: a sua espessura é de 15 mm.

O sistema operacional da TV é o Tizen que, nas palavras da Samsung, vem complementado com uma série de recursos baseados em inteligência artificial para aprimorar a reprodução de áudio ou vídeo e oferecer funcionalidades adicionais, como o Digital Butler, que permite controlar outros dispositivos via Wi-Fi, Bluetooth e infravermelho.

Bixby, Amazon Alexa e Google Assistente também são compatíveis com a Samsung Q950TS. O modelo tem ainda integração com o Samsung Health: além do smartphone, o usuário pode acompanhar parâmetros de saúde e bem-estar na tela da sua TV.

Porém, o que mais interessa é a experiência de uso da TV com vídeos. Nesse quesito, a falta de conteúdo em 8K dificulta o pleno aproveitamento do modelo.

A Samsung diz estar trabalhando com parceiros como o YouTube para abrir caminho para a transmissão de conteúdo em 8K, mas, por ora, a companhia tenta amenizar essa limitação com o upscaling: a TV utiliza um processador Quantum 8K que, com base em aprendizagem de máquina, faz o conteúdo em resolução inferior ficar o mais próximo possível do 8K.

Entre as demais características da Samsung Q950TS estão o Object Tracking Sound Plus, que gera efeitos sonoros semelhantes ao Dolby Atmos, o Active Voice Amplifier, que aumenta o volume das conversas no vídeo ao detectar aumento do barulho local, além da iluminação adaptável, que ajusta brilho e contraste automaticamente com base nas condições do ambiente.

Ainda não há informações sobre preços ou data de lançamento. Sabe-se, porém, que a TV Samsung Q950TS deverá ser lançada neste ano em pelo menos três versões: com 65, 75 e 85 polegadas.