Início » Aplicativos e Software » Como criar um Facebook [resolvendo problemas]

Como criar um Facebook [resolvendo problemas]

Neste texto, vamos ajudá-lo a criar um Facebook novo, do zero, e resolver problemas comuns que podem vir a aparecer

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

Desde que foi criado em 2004, muita gente entrou e também saiu do Facebook — por motivos diversos. Uma regra, porém, continua a mesma: você precisa ter pelo menos 13 anos para criar um Facebook. Além da idade, outros dados passaram a ser checados para a rede social se certificar de que não se trata de uma conta falsa, por exemplo. Se você quer criar um Facebook novo, do zero, veja o passo a passo do que e como fazer.

Ao longo do texto, você verá uma série de links que podem ajudá-lo a recuperar um perfil anterior ou mesmo excluir um Facebook antigo por completo e recomeçar.

Facebook Mark Zuckerberg

Como um criar um Facebook novo 

De tempos em tempos, a tela para entrar na rede social muda, atualmente é essa aqui:

Como cria rum Facebook NOVO

  1. Acesse www.facebook.com/r.php;
  2. Insira nome, e-mail ou número do celular, senha, data de nascimento e gênero;
  3. Clique em Cadastrar-se;
  4. Para terminar, você precisará confirmar seu e-mail ou número de celular.

Note que você precisa incluir todas as informações solicitadas, o que dificulta um pouco a criação de fakes sem data de nascimento ou gênero. Além disso, você precisa se identificar com um e-mail válido ou um número de celular que não pertença a terceiros.

Como o Facebook usa seu número de celular

Em resumo, o número de celular solicitado serve para:

  • Funcionar como nome de usuário (no lugar do e-mail) e ajudar você a entrar na sua conta ou se você esquecer a senha, quando precisará de um número ou de um endereço de e-mail atualizado para redefini-la e recuperar o acesso;
  • Sugerir pessoas que você talvez conheça, com base na sua agenda telefônica;
  • Mostrar anúncios relevantes para você. Sob a promessa de não vender as suas informações pessoais, incluindo seu número do celular, para terceiros;
  • Manter sua conta segura com o uso de recursos como alertas por e-mail ou SMS sobre logins não reconhecidos, ou a autenticação de dois fatores no seu perfil.

De acordo com o Facebook, depois de confirmar seu número de celular, você poderá ajustar as configurações de notificação no número e controlar quem pode ver suas informações de contato no perfil. Você também pode remover o número do celular da sua conta se desejar. Contudo, para criar a conta, é preciso informá-lo ou um e-mail.

O Facebook recusou o meu número

Pode acontecer do Facebook rejeitar o número de celular que você está informando com uma mensagem dizendo que seu número de celular não foi reconhecido. A primeira coisa a fazer é certificar-se de que o digitou corretamente, com código do país.

Contudo, se a mensagem afirma que já existe uma conta com esse número de celular, poderá ser necessário esperar alguns dias para tentar adicioná-lo à sua conta. Isso pode acontecer se você excluiu uma conta anterior que usava esse mesmo número recentemente ou se você tinha um Facebook que deixou abandonado.

Se for por isso, recupere a senha e exclua seu Facebook definitivamente ou tire o número desse perfil; depois tente criar uma conta nova.

É importante usar um número de celular que você possa receber SMS para confirmar a conta. Usar o número daquele chip abandonado na gaveta não funciona para este fim.

Caso você só tenha um número em uso e este está sendo rejeitado, tente criar a conta com um e-mail em vez de um número de celular. É preciso ter acesso a um deles.

O Facebook recusou o meu nome

Além do número de celular, é possível que o Facebook recuse seu nome. Isso acontece porque a ree social pede que as pessoas que usem seus nomes verdadeiros, mas a plataforma pode considerar nomes incomuns como tentativas de criar perfis falsos. 

"Bloqueamos o uso de alguns nomes para ajudar a impedir que pessoas criem contas mal-intencionadas ou falsas. Pedimos desculpas se seu nome foi bloqueado por engano", dizem. Ou seja, eles já esperam que aconteça. E, infelizmente, é comum.

Se você estiver tentando criar uma conta pessoal:

  • Verifique se seu está de acordo com as diretrizes do Facebook para nomes;
  • Tente criar o seu perfil novamente;
  • Se continuar tendo problemas para se cadastrar ou se achar que seu nome foi rejeitado por engano, entre em contato por meio de um formulário online;
  • Se você estiver tentando criar uma conta para promover um negócio, um produto, uma organização ou uma ideia, crie uma Página do Facebook e não um Perfil.

Como criar a minha senha

A rede social sugere algumas dicas na hora que criar a sua senha:

  • A senha deve ser fácil de lembrar, mas difícil para outras pessoas adivinharem;
  • A senha do Facebook deve ser diferente das outras senhas que você na internet, principalmente do seu banco, e-mail e de outras redes sociais;
  • Em geral, senhas mais longas são mais seguras e fortes;
  • A senha não deve ser seu e-mail, número de telefone ou data de nascimento;

Se aparecer uma mensagem sobre a senha inserida não ser forte o suficiente, tente combinar letras maiúsculas e minúsculas. Outra maneira de tornar a senha mais complexa é deixá-la mais longa, com uma frase ou uma série de palavras fáceis de lembrar, mas que ninguém mais conheça. Pode ser uma frase que você goste muito.

Como confirmar a minha conta

Para concluir a criação da conta nova no Facebook, é preciso confirmar que você é o dono do e-mail ou do número do celular informado lá no início. Para isso, digite o código recebido por SMS. Se você não receber o SMS por algum motivo, pode pedir ao Facebook para “ligar apra você” e ouvi-lo. Para confirmar o e-mail, clique no link que você recebeu.

Confirmar conta codigo Facebook

Observação importante: de acordo com o Facebook, você deve confirmar seu e-mail ou número de celular o mais rápido possível, ou não poderá usar sua conta até confirmar seu e-mail ou celular. É nesta fase que a rede social derruba a maioria das contas.

Feito isso, sua conta nova está criada!

Agora, inclua sua foto do perfil e informações básicas.

Mais sobre:

Comentários da Comunidade

1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Participe da discussão