Início » Aplicativos e Software » Microsoft cancela atualização do Windows 10 que impede boot

Microsoft cancela atualização do Windows 10 que impede boot

Atualização da Microsoft quebra boot em PCs da HP e Apple com Windows 10; saiba como desinstalar update e resolver falha

Felipe Ventura Por

A Microsoft tentou consertar uma falha de segurança no boot do Windows 10; em vez disso, ela acabou quebrando a inicialização do sistema em diversos PCs, causando problemas até mesmo em computadores da Apple. A empresa cancelou a distribuição da atualização KB4524244 e publicou instruções de como desinstalar.

Foto por Jason Pettus/Flickr

A atualização da Microsoft tinha como objetivo “solucionar um problema no qual um gerenciador de boot UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) de terceiros pode expor computadores… a uma vulnerabilidade de segurança”.

Segundo o Bleeping Computer, usuários relatam que o computador fica preso na tela de BIOS e deixam de responder. A maioria dos casos envolve dispositivos da HP com processadores AMD e Sure Start Secure Boot Key Protection ativado; PCs com Intel também foram afetados.

Essa atualização causou uma falha diferente em outros computadores: usuários viam a mensagem de erro 0x800f0922 ao tentar fazer a instalação; isso ocorria em dispositivos da Apple (Macs e MacBooks) e de outras fabricantes.

A Microsoft afirma que “esta atualização de segurança foi removida devido a um problema que afeta um subconjunto de dispositivos”. A empresa diz que o arquivo bugado não será oferecido novamente no Windows Update. Ela já prepara uma versão melhorada para lançamento no futuro, ainda sem data definida.

Como resolver falha de atualização do Windows 10

Windows 10

É possível desinstalar a atualização problemática da Microsoft seguindo estes passos:

  • siga o caminho Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Exibir histórico de atualização;
  • clique em Desinstalar atualizações;
  • na janela que aparece, selecione o item Atualizar para Microsoft Windows (KB4524244);
  • clique em Desinstalar na parte superior, depois em Sim.

Se você tiver um computador da HP e não conseguir fazer boot, faça o seguinte:

Com informações: Bleeping Computer.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação