Início » Celular » O que é Modo Avião?

O que é Modo Avião?

Entenda o que é o Modo Avião, para o que ele serve, e aprenda se é possível que um celular derrube um avião durante o voo

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

O Modo Avião é um recurso presente em celulares, tablets e computadores que desliga todos os recursos de conexão externa. Foi criado como uma medida de segurança, por medo que tais dispositivos pudessem derrubar aviões durante os voos. Aprenda a seguir mais sobre o Modo Avião e se um celular pode derrubar um avião ou não.

Skitterphoto / celular em Modo Avião / Pixabay / o que é modo avião

O que é Modo Avião?

O Modo Avião é um recurso de celulares e outros dispositivos como notebooks, que desliga por completo os sistemas de telefonia celular, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e GPS.

Como todas essas conexões usam ondas eletromagnéticas para se comunicar com suas respectivas estações-base, cultivou-se o medo, ainda no início, da telefonia celular. Temia-se que um grande número de aparelhos ligados na aeronave poderia interferir nos sistemas de navegação e controle de um avião, ao ponto de derruba-lo.

O Modo Avião foi introduzido pelos fabricantes como um meio-termo: ele evitou que celulares fossem sumariamente banidos dos voos e também deixou os usuários satisfeitos, que podem continuar usando-os para ler, ver vídeos, ouvir músicas e jogar.

Celular pode derrubar avião?

Então… não.

Modo Avião / o que é modo avião

Até hoje, nenhum caso reportado de celular interferindo nos sistemas de navegação de um avião foi reproduzido em laboratório, e apenas uma ocasião documentada existe: datada de 1999, ela envolveu um aparelho de DVD e um Boeing 727, que já era um avião antigo na época (o primeiro voo foi em 1963).

A bem da verdade, tudo emite radiação eletromagnética o tempo todo, até nós mesmos. Sistemas sensíveis, como os embarcados em aviões, hospitais, bases militares  e outros são, por design, projetados para resistir a pulsos muito mais potentes (em casos extremos, até de explosões nucleares). Definitivamente, não será um iPhone que irá derrubar um 787.

Com o tempo, companhias aéreas começaram a liberar o uso de celulares durante o voo, mesmo durante pousos e decolagens. Atualmente, o Wi-Fi está liberado, principalmente porque as operadoras de voo descobriram que é possível oferecer acesso à rede durante a viagem e, claro, ganhar (muito) dinheiro com isso.

Em geral, as empresas que ainda não liberam o uso o fazem apenas por conservadorismo (o velho “vai que…”). Mas, não há nenhuma evidência de que um avião possa ser derrubado por um celular.

Por que ativar o Modo Avião?

Isso não quer dizer que o Modo Avião é inútil. Na verdade, é extremamente importante para poupar a bateria do celular.

Celular com Bateria esgotada / o que é modo avião

Isso acontece porque o aparelho regula a potência do transmissor conforme a intensidade do sinal da torre; se ele não consegue se conectar, aumenta a potência e isso consome mais energia.

Em um avião, o celular vai continuar tentando se comunicar com as torres e falhando, aumentando cada vez mais a potência do sinal, o que acaba por drenar a energia da bateria. Com o Modo Avião ativo, sua bateria será preservada durante a viagem.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação