Você já configurou a autenticação de duas etapas em todos os seus dispositivos? Se não, tenho certeza que vai querer fazer isso depois de ouvir esse episódio do Tecnocast.

No episódio de hoje conversamos sobre os diversos tipos de golpes que acontecem diariamente no mundo digital. Muitos deles rolam através do WhatsApp, utilizando algum tipo de engenharia social. Outros, se baseiam em anúncios falsos utilizando marcas de bancos e outros serviços.

Quer saber o que fazer para ficar protegido? Então dá o play e vem com a gente.

Participantes

Oferecimento: Serasa AntiFraude

Este Tecnocast é um oferecimento do Serasa AntiFraude, ferramenta criada pela Serasa Experian para você ficar mais tranquilo com seus documentos.

Aqui no Tecnocast a gente sempre fala que o Brasil não é para amadores. Infelizmente, existe um alto índice de fraudes com documentos como CPF e passaporte: os fraudadores aproveitam as fraquezas nos sistemas para fazer dívidas em nome de uma vítima.

E vale lembrar que isso não se limita só às pessoas físicas — as empresas também precisam ficar de olho no CNPJ! Os criminosos costumam utilizar CNPJs para pedir empréstimos em nome de uma empresa, solicitar cartões de crédito e até clonar sites de e-commerce para aplicar golpes.

O Serasa AntiFraude foi criado justamente para as pessoas ficarem mais tranquilas. Ele monitora o uso dos seus documentos a todo momento, assim você pode tomar uma medida imediata se aparecer uma dívida no seu nome ou uma negativação em caso de fraude.

Esperamos que esses problemas não aconteçam com você ou sua empresa, mas é sempre melhor se prevenir. E a Serasa tem uma promoção especial para quem ouve o Tecnocast: quem assinar o plano Premium Anual do Serasa AntiFraude usando o código AP_CP30OFF tem 30% de desconto.

Para saber mais sobre o Serasa AntiFraude e monitorar seu CPF, e-mail, passaporte e até número de celular, acesse o serasaantifraude.com.br e confere o @serasaconsumidor nas redes sociais.

Baixe o app do Tecnoblog!

Tecnoblog app

Agora é oficial! Lançamos o aplicativo do Tecnoblog para Android e iPhone! Esta é uma forma mais prática de acompanhar na palma da mão tudo o que fazemos por aqui: as notícias de tecnologia, os reviews detalhados de produtos, os episódios quinzenais do Tecnocast e muito mais.

Assine o Tecnocast

Edição e sonorização

Este Tecnocast foi editado pelo Paulo Barba.

Arte da capa

Arte da capa por Leandro Massai.

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Assistente de Compras do TB

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Valdinei Ferreira (@valdinei)

Eu presenciei um caso curioso.
Em dezembro, tive meu celular roubado. Fui na delegacia e enquanto eu esperava apareceu um cara falando que “clonaram o número dele”, mas a real é que ele informou o código de verificação para um desconhecido.
Semanas depois, voltei lá para buscar o BO, estava ele lá de novo. Desta vez, realmente pegaram o número dele.
Que azar da porra.

André Leonardo Heidemann (@Andre_Leonardo_Heide)

Já tive meus dois cartões clonados no mesmo dia. Estava chegando em casa. No cartão BB, recebi o aviso de uma compra de R$ 37 efetuada, no nubank, recebi 3 avisos de tentativas de compras. Bloqueie os dois…