Início » Antivírus e Segurança » Tecnocast 137 – Para ouvir, insira o código de verificação

Tecnocast 137 – Para ouvir, insira o código de verificação

Thiago Mobilon Por

Você já configurou a autenticação de duas etapas em todos os seus dispositivos? Se não, tenho certeza que vai querer fazer isso depois de ouvir esse episódio do Tecnocast.

No episódio de hoje conversamos sobre os diversos tipos de golpes que acontecem diariamente no mundo digital. Muitos deles rolam através do WhatsApp, utilizando algum tipo de engenharia social. Outros, se baseiam em anúncios falsos utilizando marcas de bancos e outros serviços.

Quer saber o que fazer para ficar protegido? Então dá o play e vem com a gente.

Participantes

Oferecimento: Serasa AntiFraude

Este Tecnocast é um oferecimento do Serasa AntiFraude, ferramenta criada pela Serasa Experian para você ficar mais tranquilo com seus documentos.

Aqui no Tecnocast a gente sempre fala que o Brasil não é para amadores. Infelizmente, existe um alto índice de fraudes com documentos como CPF e passaporte: os fraudadores aproveitam as fraquezas nos sistemas para fazer dívidas em nome de uma vítima.

E vale lembrar que isso não se limita só às pessoas físicas — as empresas também precisam ficar de olho no CNPJ! Os criminosos costumam utilizar CNPJs para pedir empréstimos em nome de uma empresa, solicitar cartões de crédito e até clonar sites de e-commerce para aplicar golpes.

O Serasa AntiFraude foi criado justamente para as pessoas ficarem mais tranquilas. Ele monitora o uso dos seus documentos a todo momento, assim você pode tomar uma medida imediata se aparecer uma dívida no seu nome ou uma negativação em caso de fraude.

Esperamos que esses problemas não aconteçam com você ou sua empresa, mas é sempre melhor se prevenir. E a Serasa tem uma promoção especial para quem ouve o Tecnocast: quem assinar o plano Premium Anual do Serasa AntiFraude usando o código AP_CP30OFF tem 30% de desconto.

Para saber mais sobre o Serasa AntiFraude e monitorar seu CPF, e-mail, passaporte e até número de celular, acesse o serasaantifraude.com.br e confere o @serasaconsumidor nas redes sociais.

Baixe o app do Tecnoblog!

Tecnoblog app

Agora é oficial! Lançamos o aplicativo do Tecnoblog para Android e iPhone! Esta é uma forma mais prática de acompanhar na palma da mão tudo o que fazemos por aqui: as notícias de tecnologia, os reviews detalhados de produtos, os episódios quinzenais do Tecnocast e muito mais.

Assine o Tecnocast

Edição e sonorização

Este Tecnocast foi editado pelo Paulo Barba.

Arte da capa

Arte da capa por Leandro Massai.

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Assistente de Compras do TB

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

Mais sobre: , , ,

Comentários da Comunidade

14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Valdinei Ferreira
Eu presenciei um caso curioso.
Em dezembro, tive meu celular roubado. Fui na delegacia e enquanto eu esperava apareceu um cara falando que “clonaram o número dele”, mas a real é que ele informou o código de verificação para um desconhecido.
Semanas depois, voltei lá para buscar o BO, estava ele lá de novo. Desta vez, realmente pegaram o número dele.
Que azar da porra.
@ksio89
Putz, é muito azar mesmo. Mas eu fiquei consternado quando você disse que teve que esperar semanas para receber o BO, é sério isso?
@imhotep
Não é só titularidade que é falha não.
Há uns anos, tive que retificar o número de documento (RG) na minha CNH.
Levei um xerox da identidade no Detran, o atendente trocou no sistema, mas não me exigiu nada, só o original da identidade pra conferir.
Por outro lado, estamos tão acostumados com burocracia no Brasil, que quando algo sai rápido, nós estranhamos.
Islan Oliveira
Eu assinei o Serasa Antifraude em 2017 na assinatura mental, quando cancelei eles continuaram cobrando.
André Leonardo Heidemann
Já tive meus dois cartões clonados no mesmo dia. Estava chegando em casa. No cartão BB, recebi o aviso de uma compra de R$ 37 efetuada, no nubank, recebi 3 avisos de tentativas de compras. Bloqueie os dois…
Felipe
O Cadastro Pré citado realmente é muito falho. No meu caso ele encontra dois números ativos, um na Oi e outro na Claro. Liguei na Claro, informei o ocorrido e não existe nenhuma linha com meu CPF. Fiz a mesma ligação em dois dias diferentes e em ambos o retorno era o mesmo, não há nada no seu CPF. Não sei em quem acreditar.
Felipe Antonio
Olá me chamo Felipe Antonio tenho 17 anos e vim deixar duas histórias que se encontra no mesmo contexto desse podcast 137 para ouvir ínsira o código de verificação .
Á primeira história aconteceu no ano passado com meu amigo Wesley , no caso ele estava vendendo umas coisas na OLX agora no momento não lembro ao certo o que dele estava vendendo , mas ele deixou o contato do Whatsapp na descrição do anúncio , aí foi á isca para o golpe , aconteceu o seguinte , o golpista pegou o número que ele deixou na descrição do anúncio abriu o Whatsapp colocou o número em um celular e em outro celular ele começou á falar com esse meu amigo Wesley , até que uma hora ele falou se tinha chegado algum SMS relacionando são Whatsapp e se tinha chegado qual era o código que apareceu , aí ele leigo como era falou e o Whatsapp dele saiu na hora do celular dele . Aí nesse meio período eu vi que o contato dele passou á ter á foto da OLX eu apenas ignorei , mas uma meia hora depois ele chegou no WhatsApp da mãe dele desesperado por que ele não conseguia mais utilizar o WhatsApp e que o contato estava mandando mensagens com links duvidosos no grupo da família e mandou uma suposta mensagem de sequestro pedindo dinheiro para á tia dele . Aí acalmei o Wesley e expliquei que o número dele foi clonado e estava sendo utilizado para aplicar golpes e expliquei que seria melhor ele trocar de número por que o cara ativou á verificação de duas etapas , então impossível usar o Whatsapp , tanto pelo o que o cara podia fazer com aquele número , visto que estava com á foto da OLX no perfil então provalmente deveria ser passar por um vendedor e aplicar golpes no meu entendimento aí ele pegou um novo número .
E com isso concluo que esses golpes acontece por que o pessoal não tem ideia de que isso pode acontecer e tbm por confiar de mais nós outros , algum que não deveria acontecer pois estamos no Brasil , e o brasileiro no geral é bem leigo á questão de segurança virtual , então deveria realmente como disse no podcast o Whatsapp deveria deixar em negrito que não se deve passar o código do whatsapp .
Ah e atualmente esse número não tem mais Whatsapp tenho o número até hoje e atualmente apenas aparece para convidar ao WhatsApp.
Á próxima história também é dele Wesley ,na ocasião ele queria formatar o celular aí eu disse que seria uma boa , pois o moto g5 dele estava á mais de um ano sem formatar e que seria bom para melhorar á fluidez e fazer uma limpeza geral no celular , aí antes de dele formatar eu falei para ele salvar todas ás senhas , ok ele fez isso aí formatou , mas ele esquecer de um detalhe que ele tinha colocado verificação de duas etapas e uma das etapas estava em receber um SMS que estava no número antigo que ele tinha da história á cima aonde foi roubado o número aí ele não conseguia mais entra na conta do Google , aí eu tentei recupera pela minha conta falando para o Google que era minha aí perguntaram á data que foi criada e mais umas coisas e depois de um tempo eles mandaria um e-mail , aí nesse tempo ele foi para operadora dele com o chip do número antigo , chegou lá falou que precisava ativar o número antigo por causa que precisava receber um SMS na operadora , á operadora perguntou o que ele iria fazer , ele falou receber um SMS para entrar na conta Google , á operadora ativou recebeu o SMS e desligou á linha e ele recuperou á conta Google fácil fácil , ele não precisou comprovar que o número era dele antigamente , nem precisou do CPF apenas chegou com um chip que poderia ser de qualquer número visto que os chips não tem o número escrito nele , perdiu para ativar e ativou fez o que queria e aí depois de pronto desligaram á linha , como no caso do meu amigo tudo bem o número era realmente dele e ele realmente tava precisando para ativar á conta Google mas poderia ter sido qualquer pessoa na ocasião , poderia ter mentido falando que precisava do número para um SMS do Google , Facebook , Whatsapp, twitter ou o que mais seja e ter o SMS sem precisar comprovar que ele era o dono do número e depois de logado o cara poderia fazer o que quiser , então em questão de segurança nossas operadoras estão realmente bem fraca , abrindo brechas aonde pessoas de má intensões pode explora e usar ao seu favor
Obrigado por mais um podcast
Guillermo de Figueiredo Silva
só para acrescentar sobre os cartões com contactless, ou aproximação, ele tem mais serventia na minha opinião para transporte público, no metrô aqui do rio de janeiro, basta aproximar o cartão da catraca e ela libera, isentando assim de ter que comprar o ticket da passagem, isso sim é um ganho significativo do que só evitar de enfiar o cartão na maquinha. (também ta disponível no trem do rio em alguns ônibus de são paulo)
tenho observado também que o contactless não funciona em supermercados, mesmo que a maquinha indica o simbolo de aproximação.
@ksio89
Se não me engano, não basta a máquina de cartão suportar NFC (pelo ícone de aproximação), a função tem que estar habilitada também. Eu só consigo pagar por aproximação nas máquinas em que aparece “insira, aproxime ou passe o cartão”, nessas sempre funciona pagar pelo Google Pay.
Valdinei Ferreira
Rapaz, isso foi um processo.
Quando cheguei lá, já tinha uma senhora de idade reclamando que não tinha chegado nada no e-mail dela sobre o BO dela. Aí já liguei o sinal de alerta.
Depois de passar a tarde inteira lá (sim, cheguei no Video Show e saí em Malhação), perguntei o prazo para enviarem pro email. Não cumpriram. Liguei pra lá. Deram outro prazo. Não cumpriram. Aí se repetiu outras 2 vezes se não me engano. E nisso eles me perguntando se já verifiquei meu email. E olha que às vezes não atendiam e eu tive que ir várias vezes lá, foi como peguei o BO e encontrei o cara de novo lá.
Uma coisa de dezembro, só consegui pegar no meio de janeiro, se não me engano.
E eu precisava do BO, porque eu tinha direito ao seguro da Mastercard e não podia deixar passar. Cheguei a faltar prova e atrasar pra aulas importantes.
@ksio89
Eis a polícia no Brasil, a mesma que soluciona apenas 8% dos casos de homicídio. Eu só tive experiência ruim nas vezes em que precisei fazer BO, o descaso dos servidores da Polícia Civil do meu estado é absurdo, deixaram uma péssima impressão.
Diogo Buique
Um amigo passou recentemente por esse problema de clonagem de whatsapp. É super complicado pra reaver a conta. Deveria haver uma forma de entrar em contato com o suporte deles de forma mais rápida.
Diogo Buique
Isso é bastante preocupante… o BO era pra ser válido justamente pra não ter que pagar as cobranças.
Participe da discussão