Huawei é pega usando foto de DSLR para promover celulares

Huawei usou fotos de câmera DSLR profissional e disse que foram capturadas "com celulares Huawei"; empresa se desculpou

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei P40 Pro+
Huawei P40 Pro+

Parece que a Huawei ainda não aprendeu a lição: ela usou fotos tiradas com câmeras DSLR profissionais para divulgar um concurso de fotografia, e disse que foram capturadas “com celulares Huawei”; na verdade, elas vieram de uma Nikon D850. A empresa pediu desculpas, mas já se envolveu em situações parecidas antes.

Na rede social Weibo, o perfil oficial da Huawei divulgou um concurso de fotografia para a China: os interessados devem entrar no aplicativo Huawei Themes e publicar as imagens em uma nova comunidade de fotos para concorrer a uma câmera Fujifilm Instax Mini 7S.

O post veio acompanhado de um vídeo com fotos que supostamente vieram dessa comunidade, dizendo que elas foram “fotografadas com celulares Huawei”.

O fotógrafo Huapeng Zhao desconfiou e resolveu investigar. Em um post no Weibo, ele nota que várias das fotos estão disponíveis em bancos de imagens. Pelo menos quatro delas foram tiradas com uma Nikon D850, que possui sensor muito maior até mesmo que o Huawei P40 Pro, já que se trata de uma câmera profissional de US$ 3 mil.

Huawei

A imagem diz, em mandarim: “estas imagens são da nova comunidade de fotos da Huawei; fotografadas com celulares Huawei”

Huawei pede desculpas

A Huawei publicou outro post pedindo desculpas: “selecionamos mais de 30 trabalhos de vários fotógrafos; devido à negligência no trabalho do editor, no final do vídeo, foi marcado incorretamente que eles foram criados por celulares da Huawei”.

O vídeo foi atualizado para remover a frase “fotografadas com celulares Huawei”. A empresa afirma que, “no futuro, seremos mais conscientes e meticulosos para impedir que esse tipo de situação aconteça”.

Em 2016, a Huawei postou uma foto de divulgação dando a entender que foi capturada pelo celular P9 com a marca Leica; ela veio de uma Canon EOS 5D Mark II. E, em 2018, a empresa foi flagrada usando uma DSLR para imagens de “selfie” do Nova 3i.

Vídeo da Huawei usa foto tirada por uma Nikon D850:

Huawei

Esta não foi a única (clique para ampliar):

Huawei

E mais outro exemplo:

Huawei

Com informações: Abacus.

Receba mais sobre Huawei na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados