Início » Celular » Huawei é pega usando foto de DSLR para promover celulares

Huawei é pega usando foto de DSLR para promover celulares

Huawei usou fotos de câmera DSLR profissional e disse que foram capturadas "com celulares Huawei"; empresa se desculpou

Felipe Ventura Por

Parece que a Huawei ainda não aprendeu a lição: ela usou fotos tiradas com câmeras DSLR profissionais para divulgar um concurso de fotografia, e disse que foram capturadas “com celulares Huawei”; na verdade, elas vieram de uma Nikon D850. A empresa pediu desculpas, mas já se envolveu em situações parecidas antes.

Huawei P40 Pro+

Huawei P40 Pro+

Na rede social Weibo, o perfil oficial da Huawei divulgou um concurso de fotografia para a China: os interessados devem entrar no aplicativo Huawei Themes e publicar as imagens em uma nova comunidade de fotos para concorrer a uma câmera Fujifilm Instax Mini 7S.

O post veio acompanhado de um vídeo com fotos que supostamente vieram dessa comunidade, dizendo que elas foram “fotografadas com celulares Huawei”.

O fotógrafo Huapeng Zhao desconfiou e resolveu investigar. Em um post no Weibo, ele nota que várias das fotos estão disponíveis em bancos de imagens. Pelo menos quatro delas foram tiradas com uma Nikon D850, que possui sensor muito maior até mesmo que o Huawei P40 Pro, já que se trata de uma câmera profissional de US$ 3 mil.

Huawei

A imagem diz, em mandarim: “estas imagens são da nova comunidade de fotos da Huawei; fotografadas com celulares Huawei”

Huawei pede desculpas

A Huawei publicou outro post pedindo desculpas: “selecionamos mais de 30 trabalhos de vários fotógrafos; devido à negligência no trabalho do editor, no final do vídeo, foi marcado incorretamente que eles foram criados por celulares da Huawei”.

O vídeo foi atualizado para remover a frase “fotografadas com celulares Huawei”. A empresa afirma que, “no futuro, seremos mais conscientes e meticulosos para impedir que esse tipo de situação aconteça”.

Em 2016, a Huawei postou uma foto de divulgação dando a entender que foi capturada pelo celular P9 com a marca Leica; ela veio de uma Canon EOS 5D Mark II. E, em 2018, a empresa foi flagrada usando uma DSLR para imagens de “selfie” do Nova 3i.

Vídeo da Huawei usa foto tirada por uma Nikon D850:

Huawei

Esta não foi a única (clique para ampliar):

Huawei

E mais outro exemplo:

Huawei

Com informações: Abacus.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Já dá pra pedir música no Fantástico, hein dona Huawei.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)
Demetrius Daffara (@dmtr)

Eu já tinha visto isso mas realmente usou iPhones. Usou estabilizadores e outro equipamentos mas as lentes são do iPhone. Eu vi que tinham só lentes polarizadoras (e talvez ND por conta da claridade) mas foi gravado em um iPhone. E eu achei bem impressionante.

Aqui a Huawei usou uma câmera de verdade pra falar que são imagens do celular. Isso é mentira. Não acho que seja nada parecido com ter suporte técnico declarado pra fazer uma produção de vídeo.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Tem diferença de usar um iPhone pra captação de áudio e vídeo de forma amadoras e de forma profissional.

Muitos YouTubers usam microfones profissionais pra gravar stories, rig light, edições sofisticadas pra postar nos stories um conteúdo que não foi gravado na quele instante, mas faz parecer …

Enfim, o mais importante é que foi usado o iPhone como câmera, mas ela nunca esconde que usa uma infraestrutura profissional. Nos stories do perfil dela no Instagram, muitas vezes ela compartilha esse processo.

Todos os comerciais tem no rodapé que foi usado uma infraestrutura e muitos tem até até outro comercial pra mostrar.