Início » Aplicativos e Software » Google Chrome vai liberar agrupamento de abas para todos

Google Chrome vai liberar agrupamento de abas para todos

Agrupamento de abas estará disponível na versão estável do Google Chrome para Chrome OS, Linux, Mac e Windows

Bruno Gall De Blasi Por

O Google vai começar a liberar o agrupamento de abas do Google Chrome na versão estável do navegador. De acordo com um anúncio divulgado no blog da companhia nesta quarta-feira (13), o recurso estará disponível para todos os usuários do browser a partir da semana que vem.

Agrupamento de abas do Google Chrome (Foto: Reprodução/Google)

A ferramenta de agrupamento é uma forma facilitar a organização, controle e o acesso à abas abertas no Google Chrome. O recurso permite que os sites sejam separados em grupos distintos, como “Trabalho”, “Entretenimento” e “Lojas”, entre outros, conforme a vontade do usuário.

O recurso também é personalizável. É possível escolher desde nomes customizados para os agrupamentos de abas até cores para diferenciar os conjuntos. A ferramenta do navegador ainda permite o uso de emojis para catalogar os grupos.

As definições de agrupamentos permanecem quando o navegador é encerrado. Ou seja, ao reabrir o Google Chrome, não será preciso recriar os grupos.

Para utilizar a nova função do Google Chrome, caso ela já esteja disponível, basta clicar com o botão direito sobre uma aba e criar um novo grupo. Depois, é só arrastar os demais sites abertos ao novo conjunto ou também selecioná-lo com o botão direito do mouse e escolher a opção para mover a página para um agrupamento já existente.

O agrupamento de abas já está disponível no Google Chrome Beta e será liberado aos poucos na versão estável no navegador (Chrome 83) para Chrome OS, Linux, Mac e Windows a partir da próxima semana.

Com informações: Google e 9to5Google

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kawe (@kaweantonio)

Bem que o Google podia expandir essa funcionalidade para containers, como o Firefox faz com a extensão Multi-Account Containers. Além da funcionalidade de separar abas em diferentes grupos, os grupos não compartilham dados entre si aumentando a privacidade do usuário.

Thiago Antonius Oliveira Souza (@thiagoaos)

O novo microsoft edge saiu na frente dessa vez, com a mesma plataforma que o chrome, chromium, o novo edge tem tem o conceito de coleções, que é um agrupador de abas.
Troquei o chrome pra testar esse novo microsoft edge e estou gostando,
achei mais leve e dá para utilizar os addons do chrome.

Alberson Meneses (@alberson42)

Bem legal pro usuário comum aumentar a produtividade em muitos casos. Eu particularmente quando estou no Notebook(diariamente) sempre uso muitas abas do Chrome abertas ao mesmo tempo e acabo me perdendo nelas.

Em relação a produtividade costumo usar múltiplas áreas de trabalho já fazem uns bons anos, e o GNOME( uso Pop!_OS ) tem me ajudado bastante no processo.

Douglas Charles Cunha (@Genumano)

Tanto Edge quanto Chrome estão mais de ano atrasados. Vivaldi já tem agrupamento há tempos com recurso de visualizar todas as páginas de um grupo ao mesmo tempo na tela. Ideal para quem tem monitor grande ou 4K.