Início » Aplicativos e Software » CPF Digital e CNH estão disponíveis em novo app para Android e iPhone

CPF Digital e CNH estão disponíveis em novo app para Android e iPhone

Receita Federal lança CPF Digital RFB no Google Play e App Store para quem possui CNH; saiba como baixar e usar o aplicativo

Felipe Ventura Por

A Receita Federal lançou nesta quinta-feira (14) o aplicativo CPF Digital RFB: ele permite guardar e acessar o cartão de Cadastro de Pessoa Física no celular, além da carteira de motorista (CNH). A autenticidade dos documentos é verificada através de QR Code. O app está disponível para iPhone e Android.

CPF Digital RFB

No momento, só quem possui CNH poderá usar o CPF Digital, pois o app requer identificação biométrica. Se você não tiver carteira de motorista, verá esta mensagem de erro: “validação biométrica indisponível, por favor procure atendimento com a Receita Federal do Brasil”.

As versões digitais do CPF e CNH têm, cada uma, um QR Code para confirmarem que são legítimas. Desde o ano passado, o CPF serve como documento único em órgãos federais para acessar informações, consultar benefícios e dar andamento a processos administrativos.

A CNH ainda é necessária, como prevê o Código de Trânsito, por isso também foi integrada ao CPF Digital. (Há um app chamado Carteira Digital de Trânsito que guarda a CNH e a CRLV.)

O novo aplicativo conta ainda com um chatbot para resolver dúvidas sobre a declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), que pode ser entregue até junho; o prazo foi estendido devido à pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19.

Para usar o CPF Digital, é necessário aceitar os termos de uso, que na verdade são duas leis: a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e os artigos 7º e 16º do Marco Civil da Internet, que tratam do consentimento expresso sobre uso e armazenamento de dados pessoais.

Como baixar e usar o CPF Digital RFB

O CPF Digital RFB está disponível para download no Google Play (Android) e na App Store (iOS). Para usar, é necessário seguir alguns passos:

  • insira seu CPF e data de nascimento;
  • aceite os termos de uso (LGPD e Marco Civil da Internet);
    • se você não tiver CNH, verá a mensagem de erro “validação biométrica indisponível” e não poderá usar o app.
  • se você tiver CNH, faça a prova de vida, que consiste em realizar uma sequência de ações (sorrir, virar a cabeça para os lados, fechar os olhos);
  • tire uma selfie como autenticação biométrica;
  • crie uma senha (PIN) de quatro dígitos.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
23 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Uriel (@Uriel)

Poderia ser tudo num app apenas!
Doc.Brasil por exemplo.
Ai tem todos os documentos num lugar só.
CPF, RG, CNH, CNT e documentos no seu nome como o CLRV

Eu (@Keaton)

Aquele 123.456.789-11 (usado na imagem do meio) não é um CPF válido, porém se trocar o -11 por -01 ele fica válido. (Esse era um dos CPFs que eu usava pra testar os sistemas… pelo que sei, não existe uma pessoa com esse CPF mas ele ainda é válido. outros que tem de validar contra uso são os numeros repetidos 11 vezes como 000.000.000-00 ou 999.999.999-99. haha)

Eu queria esse CPF digital, mas não tenho CNH. (nem posso tirar devido à miopia alta, acho…)
Espero que eles liberem o CPF digital pra todo mundo depois.

Dourado (@Dourado)

NO post tem o link direto

Rodrigo (@rodrigo1)

Pois é, por enquanto só quem tem CNH vai poder usar, mas quem tem CNH já tem o CPF impresso… Pra que então? Se funcionasse como uma espécie de certificado digital, pra acessar alguns serviços da receita que pedem seu uso, até vai, mas do contrário é redundante mesmo.