Início » Aplicativos e Software » CPF Digital e CNH estão disponíveis em novo app para Android e iPhone

CPF Digital e CNH estão disponíveis em novo app para Android e iPhone

Receita Federal lança CPF Digital RFB no Google Play e App Store para quem possui CNH; saiba como baixar e usar o aplicativo

Felipe Ventura Por

A Receita Federal lançou nesta quinta-feira (14) o aplicativo CPF Digital RFB: ele permite guardar e acessar o cartão de Cadastro de Pessoa Física no celular, além da carteira de motorista (CNH). A autenticidade dos documentos é verificada através de QR Code. O app está disponível para iPhone e Android.

CPF Digital RFB

No momento, só quem possui CNH poderá usar o CPF Digital, pois o app requer identificação biométrica. Se você não tiver carteira de motorista, verá esta mensagem de erro: “validação biométrica indisponível, por favor procure atendimento com a Receita Federal do Brasil”.

As versões digitais do CPF e CNH têm, cada uma, um QR Code para confirmarem que são legítimas. Desde o ano passado, o CPF serve como documento único em órgãos federais para acessar informações, consultar benefícios e dar andamento a processos administrativos.

A CNH ainda é necessária, como prevê o Código de Trânsito, por isso também foi integrada ao CPF Digital. (Há um app chamado Carteira Digital de Trânsito que guarda a CNH e a CRLV.)

O novo aplicativo conta ainda com um chatbot para resolver dúvidas sobre a declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), que pode ser entregue até junho; o prazo foi estendido devido à pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19.

Para usar o CPF Digital, é necessário aceitar os termos de uso, que na verdade são duas leis: a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e os artigos 7º e 16º do Marco Civil da Internet, que tratam do consentimento expresso sobre uso e armazenamento de dados pessoais.

Como baixar e usar o CPF Digital RFB

O CPF Digital RFB está disponível para download no Google Play (Android) e na App Store (iOS). Para usar, é necessário seguir alguns passos:

  • insira seu CPF e data de nascimento;
  • aceite os termos de uso (LGPD e Marco Civil da Internet);
    • se você não tiver CNH, verá a mensagem de erro “validação biométrica indisponível” e não poderá usar o app.
  • se você tiver CNH, faça a prova de vida, que consiste em realizar uma sequência de ações (sorrir, virar a cabeça para os lados, fechar os olhos);
  • tire uma selfie como autenticação biométrica;
  • crie uma senha (PIN) de quatro dígitos.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
23 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

tentei fazer a tal prova de vida, q apareceu como obrigatorio logo apos eu digitar meu CPF, mas ele na odetectou os movimentos que fiz, mesmo estando enquadrado

Uriel (@Uriel)

Poderia ser tudo num app apenas!
Doc.Brasil por exemplo.
Ai tem todos os documentos num lugar só.
CPF, RG, CNH, CNT e documentos no seu nome como o CLRV

Juliano Ferretti (@Ferretti)

Legal, mas só eu que achei meio Black Mirror, vc ter de mostrar o seu rosto de tantos ângulo diferentes, sorrindo, olhos fechados, etc.

Sei lá, achei meio invasivo, por mais entusiasta por tecnologia que eu seja, dessa vez, vou ficar aqui de boas só com minha CNH de papel mesmo.

Eu (@Keaton)

Aquele 123.456.789-11 (usado na imagem do meio) não é um CPF válido, porém se trocar o -11 por -01 ele fica válido. (Esse era um dos CPFs que eu usava pra testar os sistemas… pelo que sei, não existe uma pessoa com esse CPF mas ele ainda é válido. outros que tem de validar contra uso são os numeros repetidos 11 vezes como 000.000.000-00 ou 999.999.999-99. haha)

Eu queria esse CPF digital, mas não tenho CNH. (nem posso tirar devido à miopia alta, acho…)
Espero que eles liberem o CPF digital pra todo mundo depois.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Perai meu, ai tu já tá sonhando demais! Tá achando que isso aqui é algum tipo de pais que faz as coisas preventivamente??
Só se um dia a agua bater no pescoço!

imhotep (@imhotep)

Meio redundante esse app, pelo menos pra quem tem CNH, já que esse documento tem o CPF e já existe o app com a CNH e o documento do carro.

Henrique Picanço (@HenriquePicanco)

Parece o DNI, só que mais parrudo.

@Comentador

E esse lance de ficar fazendo gracinhas na frente da câmera?

Alberson Meneses (@alberson42)

O Brasil bem que podia evoluir um pouco no tempo e unificar vários documentos em um só, sendo usado o número de CPF do cidadão como número único de identificação.

Dourado (@Dourado)

NO post tem o link direto

Dourado (@Dourado)

tb achei, poderiam matar o cnh digital e trazer logo o documento para ele

Dourado (@Dourado)

Pelo menos a peça publicitária e a tela de fundo do App é uma família realmente brasileira e não modelos de uma família lá da Noruega, se tratando do governo, ao menos nessa aí, acertaram.

Frederico Georg Marx (@FrMarx)

Muito cuidado! Associou foto de outra pessoa ao meu CPF! Estou muito preocupado

Welington Souza™ (@WelingtonSouza)

Exatamente! Vou ter que criar uma pasta só para aplicativos de documentos!

Rodrigo (@rodrigo1)

Pois é, por enquanto só quem tem CNH vai poder usar, mas quem tem CNH já tem o CPF impresso… Pra que então? Se funcionasse como uma espécie de certificado digital, pra acessar alguns serviços da receita que pedem seu uso, até vai, mas do contrário é redundante mesmo.

Exibir mais comentários