Início » Aplicativos e Software » 99 segue Uber e detecta no app se motorista está de máscara

99 segue Uber e detecta no app se motorista está de máscara

A tecnologia de detecção foi criada pela Didi Chuxing, dona da 99 e já vem sendo utilizada na China há três meses

André Fogaça Por

A 99 seguiu os passos da Uber e passou a utilizar uma tecnologia que é capaz de detectar se o motorista está usando máscara. A verificação é feita com um sistema de reconhecimento facial e que passa a valer em todas as cidades brasileiras onde a empresa de transportes e entregar opera.

99 inteligencia artificial confirmar motorista mascara

A tecnologia é própria da Didi Chuxing, empresa chinesa que é dona da 99 no Brasil e já está em uso na China há três meses. A verificação é feita logo quando o motorista ou entregador vai iniciar o trabalho, quando libera o aplicativo para ficar online. A etapa também vale para a 99Food, que é o braço de entrega de comidas da empresa brasileira.

Em um primeiro momento a validação automática da máscara, que precisa cobrir o queixo e nariz para funcionar corretamente e liberar o app, será feita de forma educativa. A partir do dia 9 de junho este teste diário passa a ser obrigatório para todos, um passo semelhante ao que vem fazendo a Uber.

Além de verificar a presença da máscara, a 99 exibirá uma declaração de temperatura do próprio usuário e perguntará se existe álcool para desinfetar o veículo.

Junto da nova medida, a empresa também permitirá que passageiros reportem motoristas que desrespeitam as orientações para conter a pandemia de COVID-19, causada pelo coronavírus – o mesmo vale no sentido oposto, quando motoristas reportam passageiros sem máscara, por exemplo.

As denúncias feitas poderão acarretar medidas corretivas para ambos os lados, como mensagens educativas e até o bloqueio temporário do uso do aplicativo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação