WhatsApp Pagamentos teve desistência do Itaú, Bradesco e Santander

Itaú e Bradesco testaram WhatsApp Pagamentos (Pay) antes do lançamento; serviço deve incluir cartões do Santander, Inter e C6

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp Pagamentos (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

O WhatsApp Pagamentos (Pay) foi liberado esta semana para alguns usuários do Brasil trazendo suporte a cartões do Nubank, Sicredi e Banco do Brasil. Outras instituições financeiras também testaram o novo serviço, incluindo Itaú e Bradesco; no entanto, elas teriam desistido pouco antes do lançamento.

Fontes dizem ao Estadão que Bradesco, Santander e Itaú Unibanco fizeram testes do WhatsApp Pagamentos, mas teriam saído do projeto alegando dificuldades por causa da pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19.

Além disso, houve queixas sobre uma possível exclusividade da Cielo para processar os pagamentos. No entanto, o Facebook teria consultado diversas concorrentes antes do lançamento, incluindo Rede (do Itaú), Getnet (do Santander) e Stone.

WhatsApp deve adicionar suporte a mais bancos

Nos próximos 90 dias, o WhatsApp Pagamentos deve incluir mais parceiros. Espera-se que o serviço terá suporte a cartões do Santander, Banco Inter, C6 e Neon, além da bandeira Elo.

Inicialmente, a nova funcionalidade foi liberada para 1,5 milhão de pessoas; nas próximas semanas, ela deve chegar gradualmente a todos os 120 milhões de usuários do WhatsApp no Brasil.

O Banco Central tem ressalvas quanto ao WhatsApp Pagamentos: a instituição afirma que está “acompanhando a iniciativa”, mas que “considera prematura qualquer iniciativa que possa gerar fragmentação de mercado e concentração em agentes específicos”.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) está realizando uma avaliação técnica do serviço; o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) também estaria colhendo dados sobre o assunto, mas diz que não há nenhum processo público até o momento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados