Como ativar o WhatsApp Pay na sua conta [Pagamentos]

Recurso para enviar e receber dinheiro no aplicativo está disponível no Brasil; saiba como ativar o WhatsApp Pay (Pagamentos)

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
WhatsApp Pagamentos (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
WhatsApp Pagamentos (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

O Facebook liberou o WhatsApp Pagamentos (ou WhatsApp Pay) para os usuários do Brasil em 4 de maio de 2021. Porém, como todos os novos recursos que chegam no aplicativo, a atualização é liberada gradualmente (em lotes) para as pessoas. Há uma maneira de forçar a função, mas depende de ter outra pessoa já com o acesso ao recurso. Saiba como ativar o WhatsApp Pagamento na sua conta.

WhatsApp Pagamentos existe desde 2020

O WhatsApp Pagamentos começou a funcionar no Brasil em 2020, mas em junho do mesmo ano o serviço foi suspenso pelo Banco Central, para que passasse por uma avaliação. Depois da aprovação para funcionamento do Facebook Pay no Brasil, produto do Facebook que processa os pagamentos via WhatsApp, o recurso voltou a ser liberado.

Como ativar o WhatsApp Pay na conta

A primeira coisa a tentar a fazer é atualizar o aplicativo do WhatsApp. Por se tratar de um recurso “novo”, a liberação da função pode estar atrelada à atualização do app.

Para atualizar um aplicativo, basta abrir a Play Store, no caso do Android, ou App Store, no caso do iPhone, e procurar pelo WhatsApp. Se houver uma atualização pendente, a opção “Atualizar” aparecerá no lugar da opção “Abrir”.

Depois disso, o recurso deve aparecer nas configurações do WhatsApp (ícone de engrenagem no iPhone ou no botão das três bolinhas, no canto superior direito, do Android e em “Configurações”).

Atualizei, mas ainda não apareceu o recurso Pagamentos

Bom, se não havia atualizações pendentes ou se a função para transferências de dinheiro pelo WhatsApp ainda não apareceu na conta, mesmo após ter atualizado o aplicativo, a alternativa é forçar o recurso, mas depende de conhecer alguém que já tenha acesso ao WhatsApp Pagamentos.

  1. Procure por alguém que já tenha o WhatsApp Pay ativado;
  2. Peça para essa pessoa enviar uma quantia para você, pode ser o mínimo de R$ 1;
  3. Se o seu aplicativo estiver pronto para receber o recurso (atualizado), o WhatsApp Pay vai ativar na conta e o balão com o valor da transferência será exibido no chat;
  4. Toque na opção “Aceitar pagamento”;
  5. O aplicativo prosseguirá com a configuração do cartão que receberá o dinheiro.
WhatsApp Pay (Imagem: Reprodução/WhatsApp)
WhatsApp Pay (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Com quais bancos funciona e quem pode usar?

A lista inicial de bancos participantes do WhatsApp Pagamentos é a seguinte:

  • Banco do Brasil: Visa;
  • Banco Inter: Mastercard;
  • Bradesco: Visa;
  • Itaú: Mastercard;
  • Mercado Pago: Visa;
  • Next: Visa;
  • Nubank: Mastercard;
  • Sicredi: Mastercard e Visa;
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa.

É preciso ter um cartão de débito (ou múltiplo com a função débito) para configurar a conta do Facebook Pay a ser usada no WhatsApp, para enviar e receber dinheiro no mensageiro. Também é preciso ter mais de 18 anos — o CPF é solicitado durante a configuração.

Com informações: WhatsApp.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pagamentos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados