Início » Brasil » 123 Importados tem ligação com golpe da loja online Neon Eletro

123 Importados tem ligação com golpe da loja online Neon Eletro

Neon Eletro e 123 Importados vendiam eletrônicos a preço baixo e não entregavam produtos; mesma pessoa esteve nos dois golpes

Felipe Ventura Por

O site 123 Importados vendia eletrônicos a preços muito abaixo da concorrência com pagamento apenas em boleto bancário e prazo de entrega de até 90 dias: era um golpe, e seus responsáveis foram detidos em São Paulo na semana passada. Isso lembra a fraude da Neon Eletro, de 2013, que usava o mesmo método para roubar dinheiro de clientes. Na verdade, os dois casos tiveram a participação da mesma pessoa.

Neon Eletro

José Henrique Casale Júnior era sócio-administrador da Neon Distribuidora, com sede em Jaú (SP). Antes de adotar a marca Neon Eletro, essa empresa mudou de nome com o tempo: foi Ofertone, depois New York Sports, então Ximportados.

Segundo Celso Russomanno, da Record, Casale Júnior também atuou com a mulher no golpe da 123 Importados. Em nota, a Polícia Civil de São Paulo confirmou que um homem chamado Henrique foi detido na semana passada por ter participado de golpes de estelionato.

A Neon Eletro e a 123 Importados tinham basicamente o mesmo modo de atuação: elas prometiam itens a preços impossivelmente baixos, mas realizavam anúncios em grandes veículos — como canais de TV aberta e portais de internet — para ganhar credibilidade.

As lojas chegavam a entregar algumas unidades dos produtos para parecerem confiáveis, mas paravam. Elas aceitavam somente pagamentos em boleto bancário, evitando possíveis chargebacks de um cartão de crédito; e informavam prazos muito longos de entrega, para conter as reclamações e para demorar até que a vítima percebesse o golpe.

Ex-dono da Neon Eletro está associado a outros golpes

Além disso, conforme apurou o Tecnoblog, Casali Júnior esteve associado a mais outro golpe: a loja Buscou Compras vendia perfumes, relógios, celulares, câmeras e notebooks a preços muito baixos e — surpresa! — não realizava as entregas. Ele foi o titular do domínio buscoucompras[.]com.br e aparecia como sócio-administrador no registro de CNPJ (sob o nome fantasia Buscou Marcas).

A Buscou Compras também tinha uma sócia que, coincidentemente ou não, era dona da On Mundi. Essa empresa vendia celulares e outros produtos importados pela internet; ela também comandou os sites On Televisores e OsTelevisores. Todos causaram prejuízo aos clientes, pois recebiam o dinheiro e não entregavam os produtos.

Por sua vez, a mulher de Casali Júnior é sócia-administradora da HP Auto Center, empresa de Jaú que vendia pneus a preços abaixo do mercado, inclusive para outros estados. Era basicamente o mesmo método da Neon Eletro, mas aplicado a uma loja física.

123 Importados

Casali Júnior e a esposa foram detidos na mansão de R$ 3 milhões onde moravam em Jaú. Também foi detido o “laranja” que aparecia como dono da 123 Importados; ele morava em uma casa simples na zona leste de São Paulo. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de prisão temporária.

Segundo Russomano, dois dos envolvidos na 123 Importados estão foragidos nos EUA, um casal que ostenta sua vida de luxo nas redes sociais; eles têm prisão decretada no Brasil.

Quem fez alguma compra na 123 Importados precisa registrar um boletim de ocorrência na polícia com o comprovante de pagamento. Dessa forma, será possível abrir uma ação civil pública para identificar as pessoas que foram vítimas e pedir à Justiça que reverta o valor dos bens apreendidos.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Não tinha como não ser os mesmos responsáveis.

Regra #39 do gibbs.

@teh

Faltou citar na reportagem que o grupo tem ligação com a Investientobitcoin que aplicou golpes prometendo lucros absurdos com investimento de bitcoin, inclusive na tv.

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

Esperando o próximo golpe. Kkkkk

João Luiz G (@Joao_Luiz_Gomes_Silv)

Gilmar solta…

Bruno Aveiro (@Bruno_Aveiro)

Cantei a bola no post anterior.
Logo logo vão fazer outra loja só pra golpes.

@ksio89

É o famoso Pai Gilmar, solta em 3 dias.