Início » Aplicativos e Software » YouTube não permitirá mais que inscritos criem legendas para vídeos

YouTube não permitirá mais que inscritos criem legendas para vídeos

A ferramenta do YouTube será descontinuada por abusos e pouco uso, com menos de 0,001% dos canais publicando as legendas no último mês

André Fogaça Por

O YouTube deixará de oferecer uma ferramenta que permite a criação de legendas e tradução de partes do vídeo pelos inscritos do canal. O motivo do fim deste recurso está no mal uso e na baixíssima quantidade de canais que conseguiram fomentar a comunidade para este fim.

youtube icone app tecnoblog

Os vídeos do YouTube podem receber legendas, seja no idioma falado ou em outros e elas podem aparecer de três formas: sendo enviada manualmente pelo dono do canal, pela ferramenta da plataforma que identifica a voz (tende a ter resultados não tão satisfatórios) ou então com ajuda da comunidade que assiste o vídeo. É este terceiro caso que não funcionará mais.

Esta colaboração permite que qualquer pessoa faça sugestões para traduzir o nome do vídeo, o campo de descrição e até as legendas. Como reclamações de spam, abuso e baixa qualidade nas traduções apareceram de ambos os lados do canal, o YouTube resolveu deixar de oferecer a ferramenta.

Outro problema é justamente a quantidade de pessoas que estão engajadas neste trabalho. No comunicado que fala sobre o fim do serviço, o YouTube diz que menos de 0,001% de todos os canais do serviço de vídeos utilizou o recurso de legendas criadas pela comunidade nos últimos 30 dias. Destes, menos de 0,2% do tempo dos vídeos foi reproduzido com as legendas habilitadas.

Todas as contribuições que foram feitas e estão disponíveis nos vídeos continuarão existindo, mas as que ainda estão marcadas como rascunho pelo criador serão apagadas até o dia 28 de setembro, que é quando a opção de contribuir será eliminada por completo. A partir deste dia, apenas as duas outras formas de adicionar legendas continuarão funcionando.

Com informações: YouTube.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

P*ta que pariu, tudo bem que não era muito usado, mas ajudava também.

Giovani Enrico Stiêvano Ponce (@giovaniesponce)

Era um recurso bastante interessante, mas isso empurra os grandes produtores de conteúdo a se mexerem também. Tem canal com público global, com vídeo de 1 milhão de views em 1-2 dias que não tá nem aí pros telespectadores. Na verdade deveria ter um estímulo da plataforma para que esses se preocupassem com essa parte do audiovisual, que é bastante necessária.

Helliton Soares Mesquita (@Helliton_Soares_Mesq)

Acho ruim. Primeiro que o Youtube não melhorou em nada esse serviço, ou seja é difícil de usar, o que faz qualquer um perder o interesse de traduzir. Isso faz com que o serviço seja pouco usado.

O certo seria que a ferramenta automática, traduzisse boa parte do texto e os inscritos apenas corrigiram os erros, logicamente a comunidade poderia votar na melhor tradução. Mas mesmo pelo modelo atual ainda é chato de mexer.

A vantagem fica para canais que pegam videos do exterior e fazem a legenda, o problema é a questão de direitos autorais que fica prejudicada.

Eu (@Keaton)

Sei lá… é dose, eu já legendei uns 300 videos pela diversão e estudo do idioma…

Porém ultimamente tinha cada video com legenda avacalhada…

Pedro Saldanha (@PedroSaldanha)

Eu nem sabia que existia e se soubesse teria ajudado

Schio ☭ (@Sckillfer)

Tem alguma atualização no YouTube que seja pra melhorar a “comunidade”? YouTube nem sequer respeita as configurações de idioma e legenda, as legendas são a única forma de acessibilidade para deficientes ou mesmo pessoas aprendendo um idioma, solução do YouTube: elimina-las

Uriel (@Uriel)

Só pagar! Ai a coisa melhora!