Início » Brasil » Barcas do RJ testam pagamento por aproximação via NFC

Barcas do RJ testam pagamento por aproximação via NFC

Projeto piloto leva pagamento por aproximação via celular ou cartão contactless às catracas das barcas do Rio de Janeiro

Bruno Gall De Blasi Por

Usuários das barcas do Rio de Janeiro já podem pagar passagens com o celular ou cartão contactless. A Visa anunciou, nesta segunda-feira (3), um projeto piloto em parceria com a CCR Barcas para levar o pagamento por aproximação via NFC às catracas das estações Araribóia, em Niterói, e Praça XV, na capital fluminense.

Barcas do Rio de Janeiro testam pagamento por aproximação via NFC (Foto: Divulgação/Visa)

A parceria entre as empresas pretende agilizar e facilitar a vida dos passageiros, já que não precisam mais encarar filas para comprar bilhetes ou recarregar o Bilhete Único. Agora, basta aproximar dispositivos compatíveis com a tecnologia nos validadores indicados e embarcar. A cobrança será debitada diretamente na fatura do cartão.

A iniciativa é possível graças ao Visa Secure Access Module (SAM), que, segundo a Visa, “permite a aceitação de qualquer cartão, celular ou dispositivo com a tecnologia de pagamento por aproximação, sem a necessidade de trocar sua atual infraestrutura de validadores das roletas”. A transação não gera custos e taxas adicionais aos clientes.

Esta é mais uma ação para levar pagamentos via NFC (Near Field Communication) ao transporte público do Rio de Janeiro. Em abril de 2019, a MetrôRio, concessionária do metrô carioca, habilitou as transações por aproximação em todas as estações da cidade. Em fevereiro, as catracas do modal começaram a aceitar cartões Mastercard.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz C. Eudes Corrêa (@Eudes)

Muito bom ver isso se expandindo, quanto mais opções melhor, afinal tem horas que a fila de recarga do bilhete único é tão longa que se aceite cartão eu teria usado e recarregava o bilhete único mais tarde quando a fila estivesse menor.

Bom que alguns ônibus também estão aceitando, nesse período de reclusão meu bilhete único deve ter até bloqueado.
imagem3024×4032 2.52 MB

@wellerstz

esse da foto é em qual local? não vie em nenhum local até agora.

xxx

e é muito bom isso, testei uma vez no metrô e foi ótimo, foi como se fosse um cartão de transporte, espero que todos os meios de transporte adotem.

Luiz C. Eudes Corrêa (@Eudes)

Linha 31 de Niterói/RJ, tem umas linhas Niterói/Rio que também aceitam

@wellerstz

ah sim, eu pego só na capital, então não vi

Luiz C. Eudes Corrêa (@Eudes)

Na Bélgica também começaram a aceitar cartões no transporte público e nos sábados desse mês as viagens serão de graça (duvido fazer isso aqui)

Luiz C. Eudes Corrêa (@Eudes)

Acho que tem umas linhas na capital que também aceitam, mas não sei quais.

Tori Niwikari (@Tori)

E as barcas de Niterói devem continuar com aquela magnífica coisa antiga que é passar o cartão, aguardar 20 segundos e passar pela catraca.

Luiz C. Eudes Corrêa (@Eudes)

Isso é culpa daqueles leitores do RioCard do tempo que ele foi lançado

No cartão de crédito como é num leitor novo, deve ser bem rápido, pelo menos no MetroRio a diferença era notável (Visa bem mais rápido que o RioCard)