Usuários das barcas do Rio de Janeiro já podem pagar passagens com o celular ou cartão contactless. A Visa anunciou, nesta segunda-feira (3), um projeto piloto em parceria com a CCR Barcas para levar o pagamento por aproximação via NFC às catracas das estações Araribóia, em Niterói, e Praça XV, na capital fluminense.
- Como pagar por aproximação e sem contato físico [contactless]
- Exclusivo: Apple, Google e Samsung Pay crescem no Brasil em meio à pandemia
A parceria entre as empresas pretende agilizar e facilitar a vida dos passageiros, já que não precisam mais encarar filas para comprar bilhetes ou recarregar o Bilhete Único. Agora, basta aproximar dispositivos compatíveis com a tecnologia nos validadores indicados e embarcar. A cobrança será debitada diretamente na fatura do cartão.
A iniciativa é possível graças ao Visa Secure Access Module (SAM), que, segundo a Visa, “permite a aceitação de qualquer cartão, celular ou dispositivo com a tecnologia de pagamento por aproximação, sem a necessidade de trocar sua atual infraestrutura de validadores das roletas”. A transação não gera custos e taxas adicionais aos clientes.
Esta é mais uma ação para levar pagamentos via NFC (Near Field Communication) ao transporte público do Rio de Janeiro. Em abril de 2019, a MetrôRio, concessionária do metrô carioca, habilitou as transações por aproximação em todas as estações da cidade. Em fevereiro, as catracas do modal começaram a aceitar cartões Mastercard.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Muito bom ver isso se expandindo, quanto mais opções melhor, afinal tem horas que a fila de recarga do bilhete único é tão longa que se aceite cartão eu teria usado e recarregava o bilhete único mais tarde quando a fila estivesse menor.
Bom que alguns ônibus também estão aceitando, nesse período de reclusão meu bilhete único deve ter até bloqueado.
imagem3024×4032 2.52 MB
esse da foto é em qual local? não vie em nenhum local até agora.
xxx
e é muito bom isso, testei uma vez no metrô e foi ótimo, foi como se fosse um cartão de transporte, espero que todos os meios de transporte adotem.
Linha 31 de Niterói/RJ, tem umas linhas Niterói/Rio que também aceitam
ah sim, eu pego só na capital, então não vi
Na Bélgica também começaram a aceitar cartões no transporte público e nos sábados desse mês as viagens serão de graça (duvido fazer isso aqui)
Acho que tem umas linhas na capital que também aceitam, mas não sei quais.
E as barcas de Niterói devem continuar com aquela magnífica coisa antiga que é passar o cartão, aguardar 20 segundos e passar pela catraca.
Isso é culpa daqueles leitores do RioCard do tempo que ele foi lançado
No cartão de crédito como é num leitor novo, deve ser bem rápido, pelo menos no MetroRio a diferença era notável (Visa bem mais rápido que o RioCard)