Início » Aplicativos e Software » Telegram lança chamada de vídeo no Android e explica atraso no iOS

Telegram lança chamada de vídeo no Android e explica atraso no iOS

Função de chamada de vídeo do Telegram está sendo liberada para Android; atualização para iPhone teve atraso

Emerson AlecrimPor

Depois de um período de testes, o Telegram anunciou, nesta sexta-feira (14) — mesma data em que comemora sete anos de existência —, a tão esperada função de chamada de vídeo. A novidade está sendo liberada para Android. O Telegram para iOS (iPhone e iPad) também está recebendo a novidade, mas com atraso.

Telegram - chamada de vídeo

Você sabe, talvez por experiência própria, que a comunicação por vídeo aumentou sobremaneira nesta pandemia. O recurso é muito bem-vindo ao Telegram, portanto, mesmo que tenha demorado tanto para aparecer.

O funcionamento do modo de videochamada é simples. Basta atualizar o aplicativo para a versão mais recente e acionar o botão correspondente na tela de perfil do seu contato ou ativar o recurso durante uma chamada de voz.

As chamadas de vídeo do Telegram estão em fase “alpha”. Apesar disso, a novidade traz um bom conjunto de funcionalidades. É possível participar das videochamadas em uma janela flutuante (modo PIP), por exemplo.

Levemos em conta também que as chamadas são protegidas com criptografia ponta a ponta. O Telegram diz que, para confirmar a sua conexão, basta comparar os quatro emojis exibidos na tela para você e seu contato — se forem iguais, a chamada é 100% segura.

Novas funções relacionadas às videochamadas estão a caminho, garante o Telegram. Entre elas está o modo de chamadas de vídeo em grupo, prometido para os próximos meses.

Quanto aos usuários de iOS, o serviço explica que “a Apple falhou em revisar esta atualização a tempo, por mais que [a] tenhamos enviado para a App Store vários dias antes de enviar para a Google Play”.

“Se você estiver no iOS e quiser testar as Vídeo Chamadas do Telegram, terá que esperar até que a Apple permita que você faça isso — ou mudar para uma plataforma que tenha mais respeito aos seus usuários e desenvolvedores, como o Android”, diz o Telegram em nota. (eita!)

Horas depois da liberação da versão para Android, a atualização para iOS chegou à App Store. Na sequência, o Telegram removeu o, digamos, desabafo do parágrafo anterior.

Aniversário de sete anos

Telegram - emojis animados

Embora o Telegram como organização tenha surgido meses antes, o primeiro aplicativo oficial (para iPhone, ironicamente) do serviço foi lançado em 14 de agosto 2013. De lá para cá, a plataforma acumulou mais de 400 milhões de usuários em várias partes do mundo.

Para celebrar a ocasião, o Telegram liberou não só a função de chamada de vídeo como também o novo conjunto de emojis animados mostrado acima.

Atualizado às 20:00 para incluir a liberação das chamadas de vídeo para iOS.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ecliptor (@ecliptor)

A publicação na Play Store geralmente é aprovada é 5 minutos. Já na App Store gera diversos questionamentos, o que leva tempo. A Apple deve respeitar seus usuários, mas na hora de ver a pilha de apps infectados, parece que “o lojinha do robozinho é imbatível”.

João Almeida (@Joao_Almeida)

Meu deus que drama do Telegram KKKKKKK deve ser tão ruim ter um sistema de análise realmente útil na loja, imagina nao ter vários app lixosos Sem falar que a atualização saiu minutos depois da Play Store. Mico

Tori Niwikari (@Tori)

Telegram já tem uma discussão com a Apple já não é de hoje.
Primeira coisa é ter removido o aplicativo depois da coisa de canais +18 anos.

Eles adicionaram a atualização dias antes na Apple Store do que na Google Play.
E mesmo assim, essa burocracia toda fez com que atrasasse a atualização.

Por mais que a Google Play tenha esses defeitos de “apps lixosos”, é a que mais dá liberdade ao desenvolvedor simplesmente por liberar a atualização horas depois.