Início » Celular » Samsung fabrica novos chips para RAM LPDDR5 de 16 GB em celulares

Samsung fabrica novos chips para RAM LPDDR5 de 16 GB em celulares

O novo processo de fabricação da Samsung para DRAM de 16 GB faz chips 30% mais finos, que ocupam menos chips dentro do conjunto

André Fogaça Por

A Samsung anunciou no último domingo (30) o início da produção em massa de pacotes DRAM com 16 Gb em LPDDR5. Esta é a terceira geração do silício com tanta memória embarcada, que consegue ser mais fino, veloz e a feitura acontece na maior linha de semicondutores do mundo.

samsung lpddr5 16 gb largo

Se você acha que já viu uma notícia da produção em massa de pacotes de chips com 16 GB de RAM para dispositivos móveis, não está enganado. A Samsung anunciou este marco no primeiro trimestre deste ano, menos de um ano depois de começar a produção de chips com 12 GB de RAM no mesmo LPDDR5. Neste novo processo, um dos pontos que muda é a instalação de uma segunda linha de produção que é a resposta para uma demanda maior.

A Samsung diz que a linha ocupa um espaço generoso no Pyeongtaek Complex, que fica na cidade coreana de mesmo nome e que tem tamanho de quase 129 mil metros quadrados. A empresa afirma que esta é a maior linha de semicondutores do mundo, que poderia ocupar tranquilamente 16 campos de futebol.

samsung Pyeongtaek Complex

A produção é de chips DRAM, mas em um futuro próximo será de módulos V-NAND, com o pensamento de indústria 4.0 em mente.

Memória mais rápida e com mais capacidade

Outro detalhe que muda é a forma de fabricação, que utiliza um processo chamado de 1z e que é mais veloz que o anterior, além de prometer maior capacidade em um chip DRAM do mercado. Um exemplo desta otimização está na construção dos pacotes de RAM, já que enquanto produzir 16 GB no processo anterior ocupava 12 chips (oito de 12 Gb e mais quatro de 8 Gb), agora a mesma capacidade ocupa oito deles.

Um segundo avanço está na espessura, que a Samsung diz ser 30% menor do que o processo de fabricação de chips de 12 GB LPDDR5.

A maior produção da Samsung de pacotes de RAM com 16 GB está mirada para 2021 e você pode ler nisso os primeiros smartphones e tablets muito potentes do ano que vem, como o provável sucessor dos Galaxy S20.

Com informações: Samsung.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação