RAM Plus causa lentidão no Galaxy S22 Ultra e outros celulares da Samsung

Novidade da One UI 4, RAM Plus promete melhor desempenho na multitarefa ao usar parte do armazenamento do celular como memória RAM

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung Galaxy S22 Ultra (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

RAM Plus chegou no ano fim do ano passado com a promessa de oferecer uma forcinha no desempenho de celulares da Samsung. Mas o recurso se transformou em uma pedra no sapato dos usuários: segundo relatos espalhados pela internet, o recurso está causando lentidão no Galaxy S22 Ultra e em outros smartphones.

As queixas partem de diversas instâncias. Zachary Kew-Denniss, do Android Police, disse que notou uma lentidão nas animações de uma unidade do Galaxy S22 Ultra com chip Exynos 2200. O smartphone estava mais lento até que o seu Galaxy S21 Ultra, que ainda não tinha recebido uma atualização com o RAM Plus.

Rapidamente, Kew-Denniss desativou o recurso e notou uma melhoria significativa no desempenho. O mesmo aconteceu com mais uma unidade do Galaxy S20 e outra de um Galaxy M53 5G. Mas este não é o único caso: outros usuários também estão reclamando do mesmo problema.

Usuários se queixam de lentidão com RAM Plus

“Eu tenho um Galaxy A52 5G. Após a atualização do Android 12, eu tinha 6 GB de RAM Plus e meu telefone ficou muito lento, engasgando”, disse Mandrei95 em maio, pelo Reddit. “Mas depois de selecionar 2 GB de RAM virtual, ele funciona sem problemas”. 

O incidente também atingiu o Galaxy S21 com Snapdragon. Em julho, o usuário CGGamer afirmou que sempre teve problemas com animações desde que comprou o celular. Mas depois que a RAM Plus fui reduzida, o usuário notou melhorias no desempenho:

“Hoje, tentei mexer com o recurso RAM Plus e reduzi para 2 GB. Parece ter funcionado, o lag que experimentei agora praticamente desapareceu”, relatou. “Eu finalmente sinto que tenho um smartphone flagship.”

Samsung Galaxy A33 e outros celulares têm opção para escolher a quantidade de RAM virtual (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung Galaxy A33 e outros celulares têm opção para escolher a quantidade de RAM virtual (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Mas o que está por trás dessas lentidões?

A RAM Plus começou a ser liberada aos usuários em setembro de 2021, com a promessa de oferecer um fôlego extra no desempenho do celular. Afinal, o recurso é capaz de pegar parte do armazenamento emprestado para expandir a RAM. Assim, o smartphone tem mais recursos para executar apps na multitarefa.

Mas, conforme foi relatado nos últimos meses, esta não é bem a realidade. E a resposta parte de outra publicação no Reddit, onde o usuário H-banGG explica que, ao desativar a memória virtual, os apps serão forçados a permanecer apenas na RAM. Além disso, a RAM é uma memória mais rápida do que o armazenamento.

“A Samsung implementou o recurso para pessoas que usam muitos aplicativos ao mesmo tempo e desejam manter todos abertos ao mesmo tempo”, disse H-banGG.

Como desativar a RAM virtual em celulares da Samsung?

Por enquanto, a Samsung não oferece um botão para desativar a RAM Plus. Esta opção estará disponível aos usuários apenas com o lançamento da One UI 5, que deverá começar a ser distribuída ao público nas próximas semanas. Mas é possível reduzir a quantidade de RAM virtual com poucos toques:

  1. Abra as configurações de celular;
  2. Acesse as definições de bateria e desempenho;
  3. Entre no menu de memória RAM e acesse a opção “RAM Plus”;
  4. Reduza a quantidade para 2 GB.

Outra opção é desativar tudo por completo, o que requer um pouco mais de conhecimento técnico. Para isto, basta rodar a seguinte linha de comando no computador via ADB – por sua conta de risco:

‌adb shell settings put global ram_expand_size_list 0,1,2,4,6,8

Em seguida, é só acessar as definições da RAM Plus pelas configurações do celular, escolher a opção “0 GB” e reiniciá-lo. 

Com informações: Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados