Início » Aplicativos e Software » Instagram Lite volta ao Android depois de quatro meses

Instagram Lite volta ao Android depois de quatro meses

O APK Mirror registrou novas versões do Instagram Lite, removido em maio da Play Store; Facebook confirma que voltou a testar aplicativo

Victor Hugo Silva Por

Após quatro meses fora da Play Store, o Instagram Lite para Android voltou a receber atualizações. O aplicativo segue indisponível na loja de aplicativos do Google, mas foi atualizado no APK Mirror, que registrou as versões 215 e 216 em 9 e 15 de setembro, respectivamente. O avanço em relação à versão anterior, enviada em outubro de 2019, sugere que o Facebook pode liberar o aplicativo oficialmente para mais usuários.

Android / Instagram Lite

A empresa confirmou ao Android Police que voltou a fazer testes com o Instagram Lite para dar aos usuários uma “experiência de alta qualidade” em qualquer dispositivo ou conexão, mas não ofereceu detalhes sobre possíveis mudanças. Os registros do APK Mirror indicam que uma das versões mais recentes foi publicada a partir do Reino Unido, enquanto a outra foi enviada do Brasil.

Na Play Store, a página do Instagram Lite confirma que o aplicativo está na versão 216 após receber uma atualização em 15 de setembro, mas ainda não permite o download. É importante lembrar que, mesmo em maio, quando estava disponível na loja do Google, o aplicativo era liberado em países como México, Peru, Filipinas e Quênia, mas não no Brasil.

Por aqui, os usuários que buscam o aplicativo da rede social têm a opção de aderirem às versões de lojas alternativas ou ao aplicativo padrão do Instagram, que é bem mais pesado — a versão convencional tem mais de 30 MB, enquanto a versão mais leve tem cerca de 2 MB.

Instagram Lite tem principais recursos da rede social

A versão reduzida da rede social tem os principais recursos do aplicativo original, incluindo a opção de publicar fotos no feed e no Stories, e de seguir o que outras pessoas estão compartilhando. O Instagram Lite conta ainda com o Direct e a seção Explorar, que reúne as sugestões de fotos e vídeos do algoritmo da plataforma.

Uma das diferenças em relação ao Instagram convencional é o tempo para carregar as publicações. No Instagram Lite, é comum ver a barra de carregamento no topo da tela devido ao consumo reduzido de dados pelo aplicativo. Além do aplicativo mais leve, é possível usar a rede social a partir do navegador do celular. A versão web também permite publicar no feed e no Stories, seguir o que outros estão postando, conversar no Direct e acompanhar a seção Explorar.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@RODRIGO

É aí que pergunto-me: por que não existir mais app leve?? Seria legal a existência de, por exemplo, Telegram lite, TikTok lite, Shazam lite, Spotify lite, Firefox lite, Whatsapp lite, Twitter lite, Chrome lite etc!

Os apps estão pesados e as pessoas, muitas vezes, possuem pouco dinheiro para comprar smartphone que usufrua este avanço!

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Porque é uma gasto de tempo e recursos, pra enxugar gelo. O problema não são os apps que estão mais complexos e sim a existência de realidades econômicas, como a do Brasil, em que qualquer smartphone por mais barato que seja lá fora, ainda é muito caro para o que entrega, quando chega aqui.

Gigo CAP (@GigoCAP)

No mundo inteiro celular de entrada e mid-range são bem vendidos. Até mesmo nos EUA. Esse cenário, de longe se restringe ao Brasil. Só ver que o segundo smartphone mais vendido no ano é o A51.

Felipe Ventura (@felipe)

O Twitter Lite e Spotify Lite existem, temos uma lista de aplicativos Lite aqui:

@RODRIGO

Idem existe o TikTok Lite! Creio que o Google e desenvolvedores deveriam criar apps e ecossistema lite! Por exemplo, existir Gmail GO, Drive GO, Lens GO etc! Seria tão legal a existência de app mais leve!