Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Chrome testa criação de link direto para trechos de páginas web

Chrome testa criação de link direto para trechos de páginas web

Google trabalha em recurso Chrome que cria links diretos para trechos de textos na web; função está disponível no Chrome Canary

O Google Chrome está preparando um recurso que cria links diretos para trechos de páginas da web. Atualmente disponível no Chrome Canary 87, a ferramenta facilita o compartilhamento de textos em mensageiros e redes sociais, como WhatsApp e Twitter, por exemplo. A nova função do navegador do Google ainda está em desenvolvimento.

O recurso, apresentado como “Copy Link To Text” (“Copiar link para texto”, em tradução livre), tem funcionamento similar à extensão que cria links para trechos de textos disponibilizada pelo Google em junho. Com ele, é possível gerar um endereço que levará o usuário diretamente à parte selecionada de um conteúdo.

A ferramenta está disponível para testes na versão experimental do browser do Google, o Google Chrome Canary, para Chrome OS, Linux, macOS e Windows. Não há previsão de lançamento da novidade para a versão estável do navegador.

Como criar links para trechos de textos no Google Chrome

O Tecnoblog teve acesso à função em testes realizados nesta sexta-feira (2) no Google Chrome Canary 87.0.4280.0 para macOS Big Sur beta (11.0), ainda que com algumas falhas, já que a parte do texto selecionada foi copiada junto com o endereço gerado pelo recurso. Saiba como criar links diretos para trechos de páginas na web*:

  1. Atualize o Chrome Canary e acesse o “chrome://flags”;
  2. Pesquise por “Copy Link To Texto” e ative;
  3. Reinicie o navegador;
  4. Selecione o trecho do texto que deseja destacar;
  5. Após a seleção, clique com o botão direito do mouse sobre o conteúdo destacado;
  6. Clique na opção “Copiar link para este texto”.

A ferramenta irá gerar um link logo em seguida que levará o usuário à parte do conteúdo selecionada, que será apresentado com um grifo na cor amarela. Depois, é só enviá-lo para outras pessoas via WhatsApp, Twitter e demais redes sociais, por exemplo, para que tenham acesso direto ao trecho destacado.

Com informações: Android Police e Techdows

*O Tecnoblog não se responsabiliza por eventuais problemas que possam surgir caso o procedimento seja realizado.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação