Microsoft se explica após Windows 10 forçar web apps do Office
Microsoft Edge permite transformar sites em web apps, mas Windows 10 forçou a mudança para programas como Word e Excel
Microsoft Edge permite transformar sites em web apps, mas Windows 10 forçou a mudança para programas como Word e Excel
A Microsoft tentou se explicar após a exibição forçada de web apps do Office em alguns PCs com Windows 10. A empresa indicou que os atalhos fazem parte de um recurso do Edge para exibir sites com a aparência de programas, mas explicou que a mudança nos ícones de ferramentas como Word, Excel, PowerPoint e Outlook foi um erro.
Segundo o The Verge, a Microsoft afirmou que o objetivo do recurso é fazer os sites fixados no menu Iniciar abrirem no Edge como web apps, isto é, usarem o navegador e rodarem com o visual de um programa instalado no PC — sem exibir abas e barra de endereço, por exemplo. No entanto, a mudança afetou atalhos para versões web de programas do Office, que também passaram a ser exibidos como web apps.
A companhia informou ainda que já exibe atalhos do Office no menu Iniciar desde maio de 2019, mas, aparentemente, a ideia não era transformá-los em web apps neste momento. Ainda de acordo com o The Verge, a companhia afirmou que vai interromper a migração de atalhos de sites para web apps no Windows 10 até que encontre uma solução melhor para o recurso.
Os relatos indicam que os atalhos para web apps do Office surgiram após uma atualização forçada do Windows 10. Alguns usuários afirmaram ter perdido o conteúdo de arquivos que ainda não haviam sido salvos. A Microsoft não explicou como a atualização aconteceu, nem por que os atalhos dos programas já estavam sendo exibidos no menu Iniciar.
Quem recebeu a atualização do Windows 10 que força a exibição de web apps do Office no menu Iniciar, tem opções de removê-los. Isso pode ser feito pelo Edge ao acessar edge://apps ou pela tela de Aplicativos e Recursos do sistema operacional.