Início » Finanças » Pix é liberado na carteira digital Iti Itaú para todos os clientes

Pix é liberado na carteira digital Iti Itaú para todos os clientes

Usuários do Iti Itaú podem realizar transferências grátis e instantâneas para outros bancos e receber dinheiro por QR Code

Felipe Ventura Por

O Pix será liberado de forma geral na semana que vem, mas todos os usuários do Iti Itaú já podem realizar transferências grátis e instantâneas para outros bancos agora mesmo, seja no aplicativo para iPhone ou Android; além de receber dinheiro através de QR Code. A carteira digital comunicou a novidade nesta quarta-feira (11), e o Tecnoblog fez o teste.

Iti no Android (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Iti no Android (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Desde o último dia 3, todo mundo pode receber dinheiro via Pix; no entanto, apenas algumas pessoas podem iniciar uma transferência nessa fase restrita. Pelo cronograma do Banco Central, entre 3 e 8 de novembro, cada instituição financeira pôde liberar o Pix para parte da base de clientes (entre 1% e 5%).

Entre 9 e 15 de novembro, essa porcentagem pode ser expandida de forma gradual; ela chegará a 100% no dia 16, quando as transferências serão liberadas a todos.

Então como o Iti conseguiu liberar o Pix para 100% da base agora? É que a carteira digital faz parte do Itaú: na verdade, ela tem o mesmo código 341 do Banco Itaú S/A e Banco Itaucard S/A. Assim, ela pode oferecer a novidade para todos os seus clientes ao mesmo tempo em que segue as regras do BC.

O Pix é grátis no Iti. Vale lembrar que, na maioria dos casos, o BC proíbe a cobrança de transferências via Pix feitas por pessoas físicas. Há algumas exceções: os bancos estão autorizados a colocar uma taxa caso a transação seja feita de forma presencial na agência, por exemplo; ou se a pessoa receber mais de 30 vezes em um mês, indicando que se trata de uso comercial.

Como fazer Pix no Iti Itaú

Pix na carteira digital do Itaú (Imagem: Reprodução/Iti)

Pix na carteira digital do Itaú (Imagem: Reprodução/Iti)

O aplicativo do Iti possui um botão Pix em destaque, mas ele serve apenas para cadastrar as chaves. Para enviar dinheiro, você precisa tocar em “Pagar / Transferir”. Na parte superior, há a opção “Transferir para novo contato via chave Pix ou agência e conta”.

Você será levado a uma tela com as opções para inserir chaves do Pix, seja CPF, e-mail, número de celular ou chave aleatória. E se o destinatário não cadastrou uma chave? Tudo bem: neste caso, a transferência é feita usando agência e conta, assim como no DOC e TED.

A próxima tela pergunta: “quanto você vai pagar para [nome do destinatário]?”. O limite máximo é de R$ 5 mil, e as transações começam a partir de um centavo; eu queria testar o limite mínimo porque sou muito pão-duro.

Após escolher o valor, o Iti leva você para outra tela destacando o valor e, novamente, o nome do destinatário. Isso é importante porque você não pode cancelar as transferências via Pix; é importante ter certeza de que o dinheiro está indo para a pessoa certa.

Pix na carteira digital do Itaú (Imagem: Reprodução/Iti)

Pagando R$ 0,01 para Felipe Ventura (Imagem: Reprodução/Iti)

O Iti levou alguns segundos para confirmar que a transação foi realizada, e o Nubank demorou mais outros segundos para mostrar que recebeu o dinheiro de forma bem-sucedida. Vale lembrar que esta ainda é uma fase de adaptação; e, de um jeito ou de outro, isso é muito mais rápido que um TED tradicional.

Neste momento, as transferências via Pix ainda não podem ser feitas 24 horas por dia. A fase restrita tem os seguintes horários:

  • 12 de novembro (quinta-feira): entre 9h e meia-noite;
  • 13 de novembro (sexta-feira): entre meia-noite e 22h;
  • outros dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, até 15 de novembro: entre 9h e 22h.
Pix recebido com sucesso (Imagem: Reprodução/Nubank)

Pix recebido com sucesso! (Imagem: Reprodução/Nubank)

Como receber via QR Code Pix no Itaú Iti

O Iti também permite receber dinheiro via QR Code Pix, mas apenas de pessoas que têm o Pix liberado em suas contas. É possível gerar um código para receber um valor específico, ou apenas um código que inclui os dados de transferência.

Então, existem duas possibilidades: em uma delas, você envia o QR Code para seu contato e ele escaneia com o app do banco. Também há o recurso Pix Copia e Cola: o usuário insere uma sequência de 150 caracteres com seu nome completo e outras informações.

Pix na carteira digital do Itaú (Imagem: Reprodução/Iti)

Pix na carteira digital do Itaú (Imagem: Reprodução/Iti)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Henrique (@Luiz574)

Fiz um teste do Iti pro Nubank aqui, levou 9 minutos pra aparecer a transferência

Lucas Lopes (@Lucas_Lopes)

Caraca foi rápido até pra criar a conta Iti. E nem conta no Itaú eu tenho. Tudo testado e funcionando nos conformes. Não consegui contar o tempo, aqui parece que foi instantâneo. Mandei do Iti para o MercadoPago.

Emanuel Schott (@Emanuel_Schott)

Aqui também aconteceu isso. Do Nubank pro Iti foi instantâneo, mas o contrário demorou muito.

Kauã Pacheco (@Kaua_Pacheco)

Aqui ontem funcionou, hoje a opção do PIX não aparece mais.