GPS Airis D500 com TV Digital não é um aparelho comum, e isso tem seu preço

Thiago Mobilon
Por
• Atualizado há 11 meses

No começo o GPS era só um aparelhinho que servia para ajudar, até mesmo o mais perdido dos motoristas, a chegar ao seu destino em segurança. Hoje em dia isso começa a mudar, talvez até por influência dos famosos MPX que os chineses nunca param de “inventar”.

O D500 da Airis é um exemplo, com a vantagem de ser fabricado por uma empresa séria, que tem credibilidade no ramo de navegadores. Ele é o tipo de aparelho que faz de tudo um pouco, sem perder a qualidade em seu recurso principal.

Hardware

A primeira característica que chama atenção no D500 é o tamanho de sua tela: 5 polegadas. Um display bem grande, mas com tecnologia de toque resistiva e resolução baixa: 480×272 píxels.

Na teoria isso quer dizer que a precisão de toque da tela do aparelho não é de longe das melhores, mas não senti muita dificuldade para digitar endereços no aparelho enquanto dirigia, talvez pelo fato de sua interface ser composta de ícones grandes.

Ele possui um processador MTK MT3351 de 462MHZ, 128MB de memória RAM e 2GB de armazenamento interno. Você ainda pode expandir a capacidade de armazenamento utilizando um cartão MicroSD de até 8GB.

Navegador

O sistema de navegação do  D500 não é muito diferente dos modelos anteriores do aparelho. Alguns prédios já são exibidos em três dimensões, como é o caso de alguns edifícios da Av. Paulista, da famosa Catedral da Sé etc.

Na primeira vez que usei o aparelho ele demorou vários minutos para localizar os satélites. Fiquei dirigindo em círculos por cerca de 5 minutos, até que ele conseguiu achar a minha localização exata e traçou a rota que eu havia pedido. Mas isso aconteceu apenas da primeira vez. Uma vez que o GPS cadastrou os satélites, foi só ligar e começar a andar (e o registro se manteve mesmo depois da bateria esgotar).

Segundo a assessoria de imprensa da Airis, os Mapas são atualizados com frequência semanal, assim como a relação de radares fixos e os POIs (points of interest). No momento o D500 possui os mapas de 1300 cidades brasileiras, estando apto para navegar no sistema “turn-by-turn” em 366 cidades.

Pontos Positivos:

  • TV Digital com grade de canais e possibilidade de gravar a programação;
  • Tela de 5”;
  • Índice de mapas, POIs e radares fixos atualizados com frequência semanal;
  • Vem com três carregadores: tomada, carro e cabo USB;
  • Navegador preciso e com edifícios em 3D;

Pontos Negativos:

  • Vídeo roda com o frame rate mais baixo do que no PC. A diferença é notável;
  • Preço meio salgado: com mais um pouco de investimento é possível comprar um iPhone, que faz tudo o que o D500 faz e mais um pouco;
  • Bateria dura apenas uma hora;
  • Os carregadores poderiam ser integrados: conectores de tomada e carro com porta USB;
  • A tela utiliza tecnologia resistiva e a resolução é baixa;

Recursos, recursos e mais recursos!

O grande apelo do D500, porém, não está no seu navegador e sim na quantidade de recursos que ele oferece. Como o sintonizador de TV Digital, que utiliza o padrão japonês 1Seg e lhe permite inclusive gravar os seus programas, caso um cartão MicroSD esteja conectado ao aparelho. Também é possível visualizar a grade de programação de cada canal, sujeito à disponibilização das mesmas pelas emissoras.

O aparelho também reproduz vídeos, músicas, fotografias e livros eletrônicos no formato txt, além de possuir alguns joguinhos como o famoso snake e uma calculadora e conversor de medidas.

Caso som do seu carro possua uma entrada de áudio auxiliar, você poderá utilizar o D500 como central multimídia do carro. Para isso basta conectar um cabo de áudio à saída de fone de ouvido do aparelho e à entrada do som do carro. Adicione um cartão MicroSD de 8GB recheado de músicas e vídeos, e você encontrou um aliado perfeito para matar o stress no trânsito.

A entrada de vídeo na lateral do aparelho permite que você instale uma câmera na traseira do seu carro (ou onde preferir) e utilize como referência na hora de manobrar.

O aparelho também pode controlar o seu celular (não o meu iPhone 3GS) através de uma conexão bluetooth.

Considerações finais

O Airis D500 não é um aparelho comum e isso tem um preço: R$1199,00. Se o seu único interesse em um GPS é saber o caminho de casa, este aparelho não é para você. Comprando ele você estaria pagando por um monte de recursos que não iria usar nunca.

Antes de comprar, pense se você irá realmente utilizar todos os recursos do D500. Se acha que sim, então tire o escorpião do bolso e seja feliz.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Relacionados