Início » Aplicativos e Software » Google adiciona celulares de tela extensível ao Android Studio

Google adiciona celulares de tela extensível ao Android Studio

Android com tela extensível ainda é um pensamento futuro, mas a tanto a LG quanto a Oppo já mostraram conceitos neste caminho

André FogaçaPor

Os smartphones dobráveis ainda não decolaram como o esperado, mas o Google já está preparando o Android para os aparelhos com tela extensível. A novidade apareceu dentro de uma versão de testes do Android Studio, plataforma de desenvolvimento para o sistema operacional móvel do gigante das buscas.

Conceito de smartphone LG com tela extensível (Imagem: reprodução/LetsGoDigital)

Conceito de smartphone LG com tela extensível (Imagem: reprodução/LetsGoDigital)

A instrução está presente no momento quando o desenvolvedor escolhe atributos para o emulador exibir seu aplicativo. Neste local estão telas dobráveis para dentro (como o Galaxy Z Fold 2) e para fora (no estilo do Huawei Mate X), mas agora um novo formato deu as caras e ele cria um dispositivo com display de 7,4 polegadas, resolução de 1.600 x 2.428 pixels, densidade de 420 pixels por polegada e que pode ser encurtado.

Isso significa que tanto o tamanho quanto a resolução estão no valor máximo possível, quando a tela está estendida. As instruções colocam três posições fixas, sendo a primeira com a tela menor (enrolada) e resolução de 1.080 x 2.428 pixels, uma intermediária com 1.366 x 2.428 e a terceira com o valor máximo.

Android Studio pronto para tela extensível (Imagem: reprodução/XDA-Developers)

Android Studio pronto para tela extensível (Imagem: reprodução/XDA-Developers)

Fabricantes já têm celulares Android de tela extensível

Agora, neste momento, se você abrir o Google e procurar por smartphones com tela enrolável para comprar nesta semana, não vai encontrar nada. Porém, este cenário deve começar a mudar já no ano que vem. A LG deu indícios de um celular com tela que pode crescer de tamanho em um sentido.

A Oppo é outra fabricante que também demonstrou um conceito com tela extensível. A divulgação aconteceu no meio do mês passado e mostra o Oppo X 2021, capaz de estender o display em uma direção.

Eu realmente não me empolguei com os smartphones dobráveis. Eles são muito frágeis e caros, mas a promessa de tela extensível apenas quando é necessário, e não ter vinco visível, me interessa bastante.

Com informações: XDA-Developers.

Comentários

Envie uma pergunta