Google adiciona celulares de tela extensível ao Android Studio

Android com tela extensível ainda é um pensamento futuro, mas a tanto a LG quanto a Oppo já mostraram conceitos neste caminho

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Conceito de smartphone LG com tela extensível (Imagem: reprodução/LetsGoDigital)

Conceito de smartphone LG com tela extensível (Imagem: reprodução/LetsGoDigital)

Os smartphones dobráveis ainda não decolaram como o esperado, mas o Google já está preparando o Android para os aparelhos com tela extensível. A novidade apareceu dentro de uma versão de testes do Android Studio, plataforma de desenvolvimento para o sistema operacional móvel do gigante das buscas.

A instrução está presente no momento quando o desenvolvedor escolhe atributos para o emulador exibir seu aplicativo. Neste local estão telas dobráveis para dentro (como o Galaxy Z Fold 2) e para fora (no estilo do Huawei Mate X), mas agora um novo formato deu as caras e ele cria um dispositivo com display de 7,4 polegadas, resolução de 1.600 x 2.428 pixels, densidade de 420 pixels por polegada e que pode ser encurtado.

Isso significa que tanto o tamanho quanto a resolução estão no valor máximo possível, quando a tela está estendida. As instruções colocam três posições fixas, sendo a primeira com a tela menor (enrolada) e resolução de 1.080 x 2.428 pixels, uma intermediária com 1.366 x 2.428 e a terceira com o valor máximo.

Android Studio pronto para tela extensível (Imagem: reprodução/XDA-Developers)

Android Studio pronto para tela extensível (Imagem: reprodução/XDA-Developers)

Fabricantes já têm celulares Android de tela extensível

Agora, neste momento, se você abrir o Google e procurar por smartphones com tela enrolável para comprar nesta semana, não vai encontrar nada. Porém, este cenário deve começar a mudar já no ano que vem. A LG deu indícios de um celular com tela que pode crescer de tamanho em um sentido.

A Oppo é outra fabricante que também demonstrou um conceito com tela extensível. A divulgação aconteceu no meio do mês passado e mostra o Oppo X 2021, capaz de estender o display em uma direção.

Eu realmente não me empolguei com os smartphones dobráveis. Eles são muito frágeis e caros, mas a promessa de tela extensível apenas quando é necessário, e não ter vinco visível, me interessa bastante.

Com informações: XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados