Cada vez mais abrimos mão de nossa privacidade em troca de experiências personalizadas. Mas o que acontece se esses dados também forem usados para moldar as nossas opiniões?

Nesse Tecnocast pegamos carona no documentário “O dilema das redes” para falar sobre a nossa relação com a tecnologia. Dá o play e vem com a gente!

Participantes

Oferecimento: Think with Google

O Think with Google é para você, que trabalha com marketing, é dono de um pequeno negócio ou é profissional da indústria de consumo. O site do Google traz artigos, infográficos, análises e pesquisas exclusivas sobre o mercado de consumo no Brasil e no exterior, para embasar suas apresentações, manter o negócio atualizado e fazer sua equipe crescer.

Além do site, tem uma newsletter do Google que você pode assinar para ficar sempre a par das transformações no comportamento do consumidor. Essa foi a maneira que o Google encontrou de compartilhar suas visões para o futuro do marketing e os bastidores das principais campanhas digitais para todos os públicos.

Se você precisa de uma fonte de informação confiável para tudo, com insights do mercado e informações na medida certa, desde o numerozinho até uma visão mais macro, acessa o site thinkwithgoogle.com.br. De novo: thinkwithgoogle.com.br.

Oferecimento: Porto Seguro Auto

Só 30% da frota circulante no Brasil tem seguro, o que é muito pouco. Todo mundo sabe que seguro é importante, mas algumas pessoas acham que é inacessível para elas. Talvez porque elas não conheçam os benefícios do Porto Seguro Auto, né?

Assim que você contrata, já não fica mais preocupado com aqueles imprevistos do dia a dia. Mas tem mais: além dos serviços pro seu carro, como guincho ilimitado, chaveiro 24 horas e troca de bateria, você pode contar com o pessoal da Porto Seguro na sua casa.

Com o Porto Seguro Auto, você também tem mão de obra gratuita para reparos elétricos, hidráulicos e até em diversos eletrodomésticos. Ou seja, dá para contar com a Porto Seguro em qualquer lugar: se precisar de algum serviço, entra no Aplicativo Porto Seguro Auto ou chama no WhatsApp ou pelo Portal do Cliente no site, que eles resolvem tudo para você. Assim você fica mais tranquilo para curtir todos os momentos da sua vida.

Para saber mais, acesse o site portoseguro.com.br/auto ou fale com o seu corretor.

WhatsApp do Porto Seguro Auto: +55 11 3003-9303

Assine o Tecnocast

Créditos

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

A parte que o Mobilon falou sobre a moderação de conteúdos realmente me lembrou o livro 1986, que é bem interessante pela semelhança com mundo que vivemos hoje. Tem até a famosa frase: “Quem controla o presente, controla o passado”.

Se ainda não leram, vale a pena.

Tech Nerd 🤓 (@technerd)

Muito bom o tecnocast dessa semana, dito isso gostaria de comentar sobre o que o Mobilon disse sobre o problema das redes serem dos algoritmos mal feitos. Eu acredito que existam dois problemas aí: um inerente aos seres humanos que é a de possuir preconceitos sem nem nos darmos conta. Um exemplo disso foi a recente polêmica do algoritmo do twitter que cortava fotos de pessoas negras e acabava “privilegiando” as brancas, isso é um erro de código que pode ser resolvido facilmente.

O problema maior é quando os algoritmos das redes passam a privilegiar certos grupos, ideias ou a sua capacidade de lucrar com anúncios de forma deliberada, isto é, pq gente de cima mandou que fosse programado para tal. Como bem exposto no podcast, isso já aconteceu no Facebook onde se privilegiou conteúdo conservador propositalmente para gerar maior engajamento, possivelmente maior retenção e com isso mais receita. Aconteceu também, que foi até pouco divulgado, um genocídio de Rohingyas em Myanmar que o próprio Facebook admitiu que poderia ter feito algo para evitar.

Limitar certos conteúdos é uma coisa complicada de se fazer, mas se faz cada vez mais necessário por causa da baixa escolaridade, capacidade de interpretação e falta de conhecimento sobre vieses. Redes sociais são uma grande inovação da tecnologia, mas poder conversar e se comunicar com milhões de pessoas em tempo real trás novos desafios sociais que precisamos resolver.

Tyto Glaucops (@glaucops)

Olá,
Ainda não priorizei o documentário para assistir e após ouvir o podCast, senti falta de vocês comentarem sobre a possibilidade de não ter algoritmo selecionando o conteúdo. Por exemplo, meu feed do Twitter é organizado cronologicamente.

Um dos motivos de eu ter reduzido muito a utilização do Instagram foi justamente quando removeram essa opção de feed.

Creio que estaríamos menos sujeitos à influência de editores de conteúdo (humanos ou não), se nos fosse permitido filtrar os feeds pelos nossos critérios, como data de publicação, exibir determinados perfis primeiro, etc.