Início » Aplicativos e Software » Ônibus por aplicativo da UBus e Metra voltam a operar em SP

Ônibus por aplicativo da UBus e Metra voltam a operar em SP

Ônibus da Metra e UBus haviam sido barrados na cidade de São Paulo em 2019; agora, veículos operam em outra linha

Emerson AlecrimPor

Esta terça-feira (5) marca o início das operações de uma linha de ônibus por aplicativo na região do ABCD Paulista operada pela empresa de transportes Metra e a plataforma UBus. Ou melhor, o “reinício”: o serviço começou a funcionar em setembro de 2019, mas foi suspenso no mês seguinte por conflitos com a Prefeitura de São Paulo.

Ônibus Metra / Ubus (foto: divulgação/Metra)

Ônibus Metra / Ubus (foto: divulgação/Metra)

Na época, o serviço da Metra e UBus funcionava assim: no aplicativo da UBus (disponível para Android e iOS), o usuário precisava fazer um rápido cadastro e solicitar uma viagem informando os pontos de origem e destino; na sequência, o app indicava o horário da próxima viagem na linha e o ponto de embarque mais adequado.

Para o usuário, o principal benefício estava em garantir um assento em um ônibus com padrão rodoviário e, portanto, mais confortável que os veículos convencionais (urbanos).

Porém, para a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da Cidade de São Paulo, o serviço não estava credenciado para operar no município e, por isso, foi considerado clandestino. Desde então, os ônibus não circularam mais.

Na nova operação, a linha é diferente. O ônibus sai do Terminal Santo André Leste e vai até o Terminal Diadema, sem passar pela capital paulista, o que significa que, desta vez, não há risco de conflitos com a Prefeitura de São Paulo (na linha anterior, os ônibus operavam no trecho entre São Bernardo do Campo e a região da Berrini, na capital paulista).

O processo para reserva da viagem é praticamente o mesmo: o usuário informa os pontos de partida e destino, e marca o assento de sua preferência em um dos horários disponíveis.

De acordo com a Metra, empresa responsável pelos veículos, os ônibus circulam na linha 287E e param apenas em pontos específicos, como o Shopping ABC (Parada Santa Tereza) e o Terminal Piraporinha.

Ônibus da Metra e app UBus (imagem: divulgação/ Metra)

Ônibus da Metra e app UBus (imagem: divulgação/ Metra)

A passagem custa R$ 7,50 e pode ser paga no aplicativo da UBus via cartão de crédito. O cartão de transporte BOM também é aceito.

Ao embarcar, o usuário precisa apenas aproximar o QR Code exibido pelo app de um validador no veículo. As informações sobre os passageiros que embarcam e desembarcam são mostradas para o motorista em um tablet.

Além de ter um assento garantido, o usuário conta com Wi-Fi dentro do ônibus e pode consultar o mapa da viagem a qualquer momento. Outros recursos incluem poltronas reclináveis, ar condicionado, bagageiro interno, tomadas USB e, conforme manda a legislação, sistema de elevador para usuários em cadeira de rodas.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando