Os rumores sobre o Project Titan – o carro autônomo da Apple – voltaram a aparecer na mídia nos últimos meses. E, apesar de não serem confirmados pela Apple, vêm dando o que falar entre as empresas concorrentes. Em dezembro de 2020, quando o assunto ressurgiu, o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, deu boas-vindas à Apple e disse que “abraça a competição” – agora, em fevereiro, Diess voltou a se pronunciar sobre a entrada da gigante da tecnologia no setor automobilístico.
- Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?
- Carro da Apple que dirige sozinho deve vir sem volante e sem pedais
Volkswagen (Imagem: Erik Mclean/Unsplash)
De acordo com a Reuters, o CEO do Grupo Volkswagen “não tem medo” do Apple Car. Diess afirmou que “a indústria automobilística não é um setor de tecnologia típico que você poderia assumir com um único golpe”, e portanto “a Apple não vai administrar isso da noite para o dia”.
Os planos de desenvolvimento um carro autônomo não são públicos e nem foram comentados pela Apple, mas o executivo da Volkswagen não descarta a hipótese, e afirma que os rumores são “lógicos”, com base na experiência da empresa em baterias, software e design.
Perspectivas
A estratégia da Volkswagen envolve o desenvolvimento do software necessário para garantir a competição com empresas como a Apple e a Tesla. Por outro lado, espera-se que a Apple faça parceria com uma fabricante de automóveis já estabelecida para entrar no segmento com sucesso.
Até pouco tempo, falava-se sobre uma parceria entre a Apple e a Hyundai, mas aparentemente as negociações foram interrompidas. Outras montadoras podem estar na mira da dona do iPhone, mas, até o momento, não há informações oficiais sobre o andamento do projeto.
Se uma das previsões que circulam na web for mantida, o Apple Car pode ser lançado já em 2024, com uma versão beta em 2022. Entretanto, segundo a Bloomberg, o carro autônomo pode ser apresentado somente daqui a cinco ou sete anos.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Em outro post o título é: “CEO do Facebook quis “causar dor” à Apple em disputa sobre privacidade”.
E neste o título é: “CEO da Volkswagen comenta (de novo) sobre carro da Apple”. No primeiro, percebe-se a tentativa de fazer o leitor ver o Zuck como vilão da história já no título da matéria. E neste percebe-se uma crítica velada ao fato do CEO da VW comentar “outra vez” sobre o carro da Apple, como se fosse feio ele fazer isso.
Sei lá, mas não acho legal ficar colocando a maçã como a mocinha perseguida nessas histórias, como se ela fosse a empresa boazinha e os outros, pessoas ou empresas más que só querem tirar uma casquinha dela. Isso só mostra parcialidade do blog e tira sua credibilidade.
Mas são as intenções do Mark. E isso é um consenso, não é a opinião do tecnoblog.
Tem mais relação ao fato que a Hyundai também ficava dando palestrinha sobre os planos da Apple e a gente sabe que a Apple gosta de manter suas operações em segredo. Ok, ele se mostra mais favorável, porém não é legal ficar puxando os holofotes para algo altamente rumorado, principalmente se ele estiver cobiçando uma parceria.