Início » Internet » Google usa dados de usuário para determinar tráfego em cidades (menos de donos do iPhone)

Google usa dados de usuário para determinar tráfego em cidades (menos de donos do iPhone)

Avatar Por

Em um post publicado hoje no blog oficial do Google, o gerente de produtos Dave Barth contou um pouco de como a colaboração dos usuários do Google Maps ajuda a companhia a determinar quando o tráfego de veículos de uma dada região está fluindo, problemático ou parado (alguém falou São Paulo?).

Trânsito em Nairóbi, Quênia. Se eles usassem Google Maps...

Trânsito em Nairóbi, Quênia. Se eles usassem Google Maps...

Segundo Barth, toda vez que um usuário utiliza o Google Maps para dispositivos móveis com a função “Meu Local”, o GPS do aparelho envia pequenos pacotes de dados para a empresa informando a que velocidade o veículo está andando. Uma vez que os dados de todos os celulares com Google Maps sejam agrupados, o Google consegue calcular como estão as condições de tráfego naquela região.

Em outra palavras, ao usar o Google Maps, o usuário está ajudando a torná-lo um serviço melhor. Quanto mais pessoas utilizam o serviço da empresa e enviam dados sobre o trânsito de volta para os servidores, mais apurada fica a informação sobre as condições de tráfego. Dessa forma, torna-se mais fácil evitar congestionamentos, por exemplo. E se o usuário não conseguir evitar de entrar no engarrafamento, pelo menos poderá ajudar outras pessoas que utilizem o serviço de mapas do Google a evitá-lo.

Alguns celulares vendidos nos Estados Unidos, como o myTouch 3G, da operadora T-Mobile, e o Palm Pre já incluem o Google Maps com envio e recepção de informações sobre o trânsito. Uma vez que é um serviço gratuito, não há motivo para as pessoas desabilitarem a função (exceto a privacidade, mas o Google garante que os dados são enviados de forma anônima). A única bronca da empresa de Mountain View é com relação ao iPhone, que usa tecnologia do Google Maps mas não envia dados de tráfego. Uma pena, já que estamos falando de um dos smartphones mais vendidos naquele país. [Foto: joiseyshowaa]

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação