Início » Brasil » Pix custa até R$ 10 para clientes PJ no Itaú, BB, Bradesco e Santander

Pix custa até R$ 10 para clientes PJ no Itaú, BB, Bradesco e Santander

Cobrança de Pix por QR Code pode custar caro para empresas; pagamento instantâneo continua gratuito para pessoas físicas

Lucas Braga Por

O Pix é 100% gratuito para pessoas físicas, mas o Banco Central não exige que contas empresariais tenham esse tipo de isenção. Após um período gratuito, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander passaram a cobrar pelas as transações instantâneas, enquanto Caixa e outras fintechs continuam isentando a tarifa.

Página do Pix dentro do app do Santander (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Santander cobra até R$ 10 por Pix efetuado (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

As transferências do Pix passaram a funcionar em novembro de 2020, e o método de pagamento está cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro por permitir envio instantâneo de dinheiro a qualquer hora, mesmo em finais de semana e feriados. No entanto, os bancos já começaram a cobrar pelo uso nas contas de pessoa jurídica.

O agravante é que as empresas podem ter que pagar pelo Pix tanto para transações efetuadas e recebidas. A tarifa pode ultrapassar a faixa de R$ 150 por evento, e é importante considerar a cobrança na hora de aceitar esse tipo de pagamento.

Quanto os grandes bancos cobram pelo Pix

O Tecnoblog reuniu as taxas do Pix dos maiores bancos brasileiros. Os preços foram consultados na tabela geral de tarifas divulgada pelas próprias instituições financeiras:

Banco Tarifa de transferência via Pix Tarifa de recebimento via Pix
Santander 1% do valor da transação, com tarifa mínima de R$ 0,50 e máxima de R$ 10 QR Code estático ou dinâmico: R$ 6,54
QR Code via checkout: 1,4% do valor da transação, com tarifa mínima de R$ 0,95
Recebimento por chave Pix: não consta na tabela de tarifas
Itaú 1,45% do valor pago com tarifa mínima de R$ 1,75 e máxima de R$ 9,60 QR Code: 1,45% do valor pago com tarifa mínima de R$ 1 e máxima de R$ 150
Recebimento por chave Pix: não consta na tabela de tarifas
Bradesco 1,4% do valor da transação, com tarifa mínima de R$ 1,65 e máxima de R$ 9 QR Code: 1,4% do valor da transação, com tarifa mínima de R$ 0,90 e máxima de R$ 145
Recebimento por chave Pix: não consta na tabela de tarifas
Banco do Brasil
(vigente a partir de abril de 2021)
0,99% do valor da transação, com tarifa mínima de R$ 1 e máxima de R$ 10 QR Code: 0,99% do valor da transação, com tarifa máxima de R$ 140
Recebimento por chave Pix: não consta na tabela de tarifas
Caixa (não possui) (não possui)

Uma resolução do Banco Central proíbe que haja tarifação do Pix para contas de empresários individuais (EI) e microempreendedores individuais (MEI). Sendo assim, as transações eletrônicas instantâneas não geram custo para quem tem esse tipo de CNPJ em nenhum banco.

A tarifa mais ingrata é a do Santander para recebimento por QR Code: o banco cobra R$ 6,54 nos códigos estáticos ou dinâmicos. A taxa pode ser ainda maior para vendas de lojas virtuais com valores altos, uma vez que o custo é de 1,4% sobre o valor da compra, sem o teto máximo estabelecido por outras instituições financeiras.

Para comércios, pode ser interessante aceitar Pix, mesmo com a tarifação por transação recebida: a porcentagem é menor do que as taxas cobradas pela maioria das máquinas de cartão de débito e crédito, e o dinheiro cai imediatamente na conta corrente.

Vale ficar atento para os custos do seu banco, uma vez que existem instituições financeiras que não cobram (ainda) pelo envio e recebimento de Pix de pessoas jurídicas, como Nubank, Banco Inter e PicPay.

Atualizado às 17h01

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
21 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matt (@hadtohear)

Vida longa as fintechs

Emanuel Schott (@Emanuel_Schott)

E como fica quando o pagamento é uma transferência comum?

PIX não precisa de chave nem QR Code nem nada, basta os dados bancários. Se um cliente fizer uma transação dessa, vai cobrar? Eu já paguei algumas empresas dessa forma. Eles nem sabiam o que é PIX, simplesmente transferi com os dados bancários e receberam na hora.

Creio que se isso não for bem definido, esses bancos vão perder muitos clientes PJ em favor de bancos que não cobram tarifa.

Matheus Falcão (@theus)

Ruim é saber o custo real pra essa galera

[…] segundo o Banco Central, o custo para as instituições será de R$ 0,01 a cada 10 transações
'Fim do Ted e Doc': Banco Central divulga taxa para o PIX, R$ 0,01 a cada 10 transações

@ksio89

Bancão sendo bancão. Perderam parte da receita com TED/DOC, e agora querem compensar.

Breno (@bbcbreno)

Mano do céu, com o perdão da palavra, que bancos mais arrombados!

Essas taxa n custa nem 0,01 pra cada 10 PIX. E eles tão cobrando mais que tarifa de cartão. É de f***r, viu! Pqp!

Aí a tecnologia n pega e pq será, né?

Felizmente existem fintech mais justas, rezando pro povo saber pesquisar e encontrar essas outras instituições.

Breno (@bbcbreno)

N pode! Tá entre as normas do banco central n cobrar entre pessoa física. Apesar de existir o custo de 1c pra cada 10 PIX.

Porém, se n me engano, n tem custo quando é PIX entre o mesmo banco.

LekyChan (@LekyChan)

mas isso é só o preço que o banco central cobra, ai não esta todo o custo que o banco tem com a transação em si, e,bora eu não acredite que o valor total do custo da transação seja alto a ponto de justificar essas taxas.

imhotep (@imhotep)

Última vez que tentei abrir conta nesses bancos de cooperativa, perguntei como eram os planos, cestas de serviço, etc, e me mandaram procurar uma agência.
Estão parados nos anos 90 em relação ao atendimento.