Lojas da Vivo barram ativação remota de eSIM para Easy, pré-pago e controle

Vivo liberou eSIM para pré-pago, controle e Vivo Easy com ativação remota, mas lojas não cumprem informações do site

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Site da Vivo informa disponibilidade de eSIM (Imagem: Reprodução)
Site da Vivo informa disponibilidade de eSIM (Imagem: Reprodução)

O Tecnoblog informou anteriormente sobre sobre a liberação do eSIM na Vivo para clientes do pré-pago, controle ou Vivo Easy, mas diversos clientes enfrentam dificuldades para aderir ao serviço. Ao contrário do que foi informado no site da operadora, algumas lojas se recusaram a ativar o chip virtual para linhas que não sejam do pós-pago e negaram a habilitação via WhatsApp.

Alguns leitores reclamaram na TB Comunidade e nas redes sociais que sobre a dificuldade para receber o atendimento via WhatsApp. Há ainda relatos de quem recebeu negativa para ativação do eSIM para pré-pago, controle ou Vivo Easy, com a justificativa de que apenas planos do pós-pago puro (individual ou família) podem utilizar a tecnologia.

Cliente recebe negativa para ativar eSIM em plano Vivo Pré (Imagem: Reprodução/TB Comunidade)

Outro cliente foi informado sobre restrição do eSIM para planos do pós-pago (Imagem: Reprodução/TB Comunidade)

Loja da Vivo enviou reportagem de 2019 para falar sobre restrição do eSIM (Imagem: Reprodução/Twitter)

Loja da Vivo enviou reportagem de 2019 para falar sobre restrição do eSIM (Imagem: Reprodução/Twitter)

Loja negou eSIM para cliente com Vivo Easy (Imagem: Reprodução/Twitter)

De forma técnica, a ativação do eSIM não precisa ser feita de forma presencial. Para ativar o chip virtual no celular basta ler um QR Code que a configuração é feita de forma automática. Em alguns casos é necessário informar o número de série (EID) para que a operadora identifique o dispositivo conectado.

O próprio site da Vivo esclarece que o eSIM está disponível para pós-pago, pré-pago, controle e Vivo Easy, e o procedimento pode ocorrer numa loja da operadora ou através do atendimento via WhatsApp:

Site da Vivo informa requisitos sobre eSIM (Imagem: Reprodução)

Site da Vivo informa requisitos sobre eSIM (Imagem: Reprodução)

Para tentar reproduzir o problema dos nossos leitores, o Tecnoblog entrou em contato com algumas lojas da Vivo de Belo Horizonte/MG. Me passei por um cliente da operadora que quer ativar remotamente um eSIM no plano Vivo Easy:

  • A loja do DiamondMall informou que faz a ativação do eSIM no Vivo Easy desde que a linha já esteja ativa, e ainda enviam o QR Code via WhatsApp para habilitação remota;
  • A loja do BH Shopping informou que faz a ativação do chip virtual para o Vivo Easy e enviam o QR Code via WhatsApp, mas o sistema do eSIM estava fora do ar;
  • A loja da Savassi informou que faz a ativação para o Vivo Easy e inicialmente informou que o procedimento deveria ser feito de forma presencial. Logo em seguida o atendente apagou a primeira mensagem e disse que poderia fazer uma tentativa de ativação remota;
  • A loja do Shopping Pátio Savassi informou que a ativação do eSIM só pode ser feita na loja física, e que a ativação por WhatsApp ainda não está disponível no estabelecimento;
  • A loja do Centro confirmou que faz a ativação do eSIM para o Vivo Easy, mas o usuário deve comparecer presencialmente na loja..

Vivo reafirma que ativação pode ser feita via WhatsApp

O Tecnoblog entrou em contato com a Vivo para entender o que o cliente que receber a negativa de atendimento precisa fazer, mas a operadora não respondeu o questionamento na nota enviada ao site:

A Vivo reforça que que clientes atuais de planos pós, controle, pré-pago e Vivo Easy podem ativar ou migrar diretamente para o serviço eSIM. Já clientes novos do Vivo Easy, assim que habilitarem um plano, podem migrar para e-SIM.

A ativação do Vivo eSIM em smartphones poder ser feita em lojas físicas da Vivo ou pelo Vivo em Casa, atendimento 100% online por um consultor da Vivo via WhastApp. A empresa informa que segue orientando os seus canais de atendimento para realização remota da ativação do serviço.

Caso a empresa não cumpra a informação do site, saiba como reclamar na Anatel ou no Consumidor.gov.br.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados